domingo, 31 de outubro de 2010

A ciência que eu faço - YouTube (SNCT)

A edição 2010 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) apresentou este ano o projeto A Ciência que eu Faço. Trata-se de uma série de entrevistas gravadas em vídeo, nas quais pesquisadores de vários ramos da ciência, além de divulgadores científicos, relatam os motivos de seu envolvimento com a ciência, assim como os incentivos e as dificuldades enfrentadas em sua trajetória profissional. Os vídeos tratam principalmente de pesquisadores e pesquisas das Agências e Unidades de Pesquisa ligadas ao MCT, no intuito de apresentar "o perfil da ciência que é feita no Brasil". Já estão disponíveis mais de 100 depoimentos no endereço eletrônico da SNCT (http://semanact.mct.gov.br) e no YouTube. Os Biólogos Aldo Malavasi Filho, Carlos Bueno, Fernanda Neves Siviero, Maria Virgínia Petry e Victor Py-Daniel deram seu depoimento.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Analfabeto Político (Bertodt Brecht)

Para pensar às vésperas do segundo turno...

"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Nada é impossível de Mudar
"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de
hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem
sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar."
Privatizado
"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente,
seu pão e seu salário. E agora não contente querem
privatizar o conhecimento, a sabedoria,
o pensamento, que só à humanidade pertence."

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Guatemala, 2ª edição, 11 anos depois!

Estou há cerca de 40 dias trabalhando num sistema para avaliação de risco de pragas para a América Central. É parte de um projeto maior de integração dos sete países do istmo, ou seja, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. Os dados gerados estão sendo carregados em uma wiki... eu estava mantendo a página com acesso restrito, mas ontem liberaram a divulgação... dá uma olhadinha.

Falta carregar a parte dos cálculos, mas já tem muito dado sobre as pragas com maior importância quarentenária para a região. A Morgana fez um trabalho excelente de compilação de informações e estará, nos próximos dias, incluindo fotos e outros dados sobre as pragas.

E lá vou eu... 14 de novembro prá Guatemala!!! Será que ela mudou tanto quanto eu?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Comentário do Canal Rural sobre o debate dos candidatos a presidente, enfocando o agronegócio

F2 do XXCBE

Organizei em 2004, o XX Congresso Brasileiro de Entomologia. Foi uma experiência incrível, pelo aprendizado na organização de grandes eventos (perto de 2.000 pessoas) e pelo aumento gigante da minha rede de contatos. Conheci muita, mas muita gente... do setor privado, de universidades, centros de pesquisa e também do MAPA... o evento foi um sucesso e muito bem avaliado na época.

Um desdobramento imediato foi o convite, feito pelas associações que representam as indústrias de agrotóxicos e pelo MAPA, de organizar os encontros de fiscalização (que na época ainda não se chamavam ENFISA). E então, desde 2005, venho trabalhando com o pessoal da CGAA nesses eventos. Do nacional de Bento Gonçalves em 2006 ao nacional de São Luís em 2010, organizei todos os eventos regionais e nacionais... exceto o de Vitória.

Hoje, começamos a conceituar uma possível F2 do evento de Gramado... por indicação do Rangel e do Girabis, o Hideraldo (Coordenação de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos) convidou para uma reunião com representantes desses setores. A maioria eu já conhecia de reuniões de CTIA, mas - com exceção do David - nunca tinha interagido diretamente com eles. Achei um universo muito interessante, pela diversidade de produtos que é regulamentada nessa coordenação, pela diversidade de estruturas organizacionais que as associadas têm e, claro, pela importância dessas tecnologias para a nossa produção agrícola. Participaram da reunião os representantes da Abisolo, Anpii, Abracal, Anda e Ama. O ambiente é muito favorável para que se crie um evento com enfoque regulatório e tecnológico na área. Vamos ver... espero trazer novidades sobre esta segunda safra das sementes que lancei em 2004.

domingo, 24 de outubro de 2010

Antevasin eu sou, eu sou demais...

Adoro cinema e é uma das coisas que mais sentia falta durante os meus anos em Vacaria. Quando morava em São Paulo, ia ao cinema toda semana, muitas vezes mais de uma vez por semana... então um dia fiz uma conta simples... e assustadora:

2 filmes por semana x 52 semanas por ano x 11 anos = 1144

Este foi o número de filmes que deixei de assistir nesse período... um verdadeiro exílio cultural... sempre me perguntava como um povo pode sonhar e conhecer novos mundos vivendo sem cinema... mas... bom, são águas passadas.

Hoje moro em Belo Horizonte e por causa da correria acabo não indo tanto ao cinema quanto ia no tempo de Sampa... mas sempre que possível dou uma paradinha para viajar para lugares ou tempos distantes... hoje fui ver "Comer, Rezar, Amar". É uma adaptação para o cinema do livro com o mesmo nome... conta uma história que acontece nas melhores famílias... o eterno ciclo relacionamento, separação, relacionamento, separação... e a busca incessante da paz e do equilíbrio... você certamente já passou por isso, sabe do que estou falando.

Trivialidades à parte, aprendi um pouco sobre a vida na Índia e a sabedoria balinesa. E aprendi uma palavra em sânscrito que quer dizer, literalmente, "Aquele que vive na fronteira". O personagem usava essa palavra para referir-se àquelas pessoas que abdicam da convivência familiar para viverem assim... na borderline. Me identifiquei muito com a palavra, sempre buscando o limite do desconhecido, sempre nas interfaces... nem bióloga nem agrônoma, nem santa nem perdida, nem pública nem privada, nem cientista nem artista, nem exatas nem biológicas, nem yuppie nem hippie... apenas eu... uma antevasin em constante transformação. Se algum dia terei uma forma definida e definitiva? Tomara que não.

"Sou apenas uma arisca antevasin, nem isso nem aquilo, uma aprendiz da fronteira em eterna mutação, próxima à floresta maravilhosa e assustadora do novo." (Elizabeth Gilbert)



Ver post "Visões de uma antevasin", by Andrea

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Novo Mestrado Profissional sobre Defesa Sanitária Vegetal

A Capes publicou recentemente a relação de novos cursos de pós-graduação stricto senso. Na área de Defesa Agropecuária, foi aprovado o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, na Universidade Federal de Viçosa. Veja o depoimento e esclarecimentos do coordenador do curso, Ângelo Pallini:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Teologia moral da manga (Rubem Alves)


A Morgana passou o dia ontem ouvindo eu falar sobre pragas quarentenárias da manga e do quanto seria impossível erradicar um eventual foco na área urbana de Belém pois todo o centro da cidade é repleto de mangueiras centenárias... e me mandou este texto... é isso aí - vamo lá, minha gente, a felicidade é o caminho e não o destino. Ah, a foto é da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta.

Começo de um novo ano... Novas perspectivas... E como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?

Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo:

- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido?

E aí o representante rural, nosso querido “Mazzaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:

- O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!

Tentei entender a teoria... Fez-se um silêncio e ele continuou:

- O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...

E aí ele continuou:

- Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se preocupar com o filho. Se for filho tem pai... Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga, que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar... Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola... E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples... Quem tem coração assim, louva a Deus. Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz... Não reclama da vida em fila do banco...

Daí fez-se um silêncio...

Rubem Alves

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Desejos (Carlos Drummond de Andrade)



Recebi estes dias, como mensagem de aniversário... de um amigo um pouco atrasadinho mas muito querido. A gente lê e pode até sentir o cheiro que a felicidade tem...

DESEJOS

Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A nerdinha crescendo

Impressionante como criança cresce depressa e aprende coisa demais depressa demais. Em fevereiro de 2009, a Letícia tava ainda estudando como funciona um computador... hoje, ela já fala comigo no msn, digita palavras, manda emoticon, usa webcam... cumé que pode, né? Claro, claro, a tia nerd aqui se enche de orgulho e adora ver a nerdinha cada dia descobrindo o mundo!

Alguns clicks da RIT DA na Inovatec 2010

Foi tudo perfeito. A moçada deu um show de eficiência. O pessoal compareceu. Muitos encontros de inovação rolaram (contabilizados pelo SIMI). O stand estava lindo (quase igual ao projeto!). Os objetivos propostos foram plenamente atingidos. A sexta-feira chegou e eu estava demolida... mas super feliz. Que venham os próximos desafios!!

Dez das mais de 400 fotos do evento:
1. Fernando Juliatti (UFU) e Luís Ribeiro (Andef)
2. Dione Francisco (Agroqualitá), eu e prof. Evaldo - desse eu sou fã de carteirinha!
3. O stand bombou! E olha que não tinha nem café, nem algodão doce, nem pipoca, nem nuts...
4. Fim do evento. Todo mundo tão contente que parece até que nem cansou...
5. Prontos para começar. As mesmas expressões faciais da foto de cima... ninguém cansou, não??
6. Ângelo Pallini (UFV), Madelaine Venzon (Epamig) e Luca (o caçula que conheci recém nascido em Viçosa há 3 anos! Como o tempo voa!!)
7. Alberto Portugal (Sec. C&T MG) e Heber Neves (coordenador geral da Inovatec)
8. Com Guilherme Leal (SDA/MAPA) - a presença do MAPA foi fundamental
9. Stand, do meu ângulo preferido
10. Stand - tudo arrumadinho prontinho para começar a visitação










Poema a los amigos

Recebi da Daru e amei. Fica aqui, registrado, meu apreço por todos os meus amigos e amigas espalhados pelo mundo.


Poema a los amigos

No puedo darte soluciones
para todos los problemas de la vida,
ni tengo respuesta
para tus dudas o temores,
pero puedo escucharte
y compartirlo contigo.
No puedo cambiar
tu pasado ni tu futuro.
Pero cuando me necesites
estaré junto a ti.
No puedo evitar que tropieces.
Solamente puedo ofrecerte mi mano
para que te sujetes y no caigas.
Tus alegrías.
tus triunfos y tus éxitos
no son míos.
pero disfruto sinceramente
cuando te veo feliz.
No juzgo las decisiones
que tomes en la vida.
me limito a apoyarte
a estimularte
y a ayudarte si me lo pides.
No puedo trazarte límites
dentro de los cuales debes actuar,
Pero sí te ofrezco ese espacio
necesario para crecer.
No puedo evitar tu sufrimiento
cuando alguna pena
te parta el corazón,
Pero puedo llorar contigo
y recoger los pedazos
para armarlo de nuevo.
No puedo decirte quien eres
ni quien deberías ser.
Solamente puedo
amarte como eres
y ser tu amigo.
Emanar vibraciones de amor.
Saber que estamos aquí de paso.
Mejorar las relaciones.
Aprovechar
las oportunidades.
Escuchar al corazón.
Acreditar la vida.
Y tampoco tengo
la pretensión de ser
el primero
el segundo
o el tercero
de tu lista.
Basta que me quieras como amigo.
Gracias por serlo.

Jorge Luis Borges

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um patchwork de amigos

Comemorar aniversário é legal pq é a hora de botar na mesma mesa grupos diferentes, de costurar um patchwork de momentos. Comemorei o meu este ano no Pimenta com Cachaça em BH, com amigos desta vida e de outras tantas 'vidas passadas'. Tinha gente que conheço há mais de 15 anos. Tinha gente que acabei de conhecer.

Fila da esquerda: Alexandre Fachinello (8), Amanda Simões (1), Andrea Stancioli (1), Joenilma Anjo-da-guarda Leite (1), Marcus Sandim (1), Morgana Porto (0,5), Juliana Oliveira (0,5), José Magid Waquil (>10), Evaldo Vilela (>15), Débora Trindade (2), Álvaro Eiras (>15). Fila da direita: Yasmin (0,1), Alesson (0), Dione Francisco (5), Natália Nogueira (4), Andreza Kerr Fantine (1), Cristiane França (0), Joaquim Amado (2), Heber Neves (2). Faltou o Luís Ribeiro (5), que tirou a foto... Os números entre parênteses? Eles mostram aproximadamente há quanto tempo, em anos, conheço cada uma dessas peças raras. Se somar todos, seguramente dá mais de 60 anos. Um brinde à amizade e à vida!




Da equipe do InovaDefesa, ganhei de presente o mundo. E amei!! Já tá em cima da minha mesa e logo estará cheio de pontinhos coloridos indicando os lugares pelos quais já passei.

Palestra no Cenargen

Estive ontem na Embrapa Recursos Genéticos, batendo um papo com pesquisadores da área de quarentena e sanidade vegetal. O workshop foi coordenado pela Denise e pelo Vilmar.

Clique aqui para baixar o arquivo da apresentação.

Workshop Núcleo Temático em Segurança Biológica
PROGRAMAÇÃO

07/10/2010
08:30 – 08:40 – Abertura do Workshop pela Chefia de P&D da Unidade

08:40 – 09:20 – Segurança biológica na agricultura e atuação do NTSB – Vilmar Gonzaga - Cenargen

09:20-10:00 – Uma visão estratégica sobre a Defesa Vegetal – Regina Lúcia Sugayama – Agropec.

10:00 – 10:20 – Coffee Break

10:20 –11:00 – Importância e implicações da implantação de um Sistema de Qualidade em laboratórios de pesquisa e de prestação de serviços – Clarissa Silva Pires de Castro - Cenargen

11:00 – 12:00 – Demandas de pesquisa para a Segurança Biológica da agricultura – Álvaro Eleutério da Silva – Embrapa Sede

12-00 –12:30 – Espaço para perguntas


12:30 – 14:00 - Almoço


14:00 – 17:00 – Perspectivas de pesquisas e desenvolvimento do NTSB - Equipe de Pesquisadores do NTSB:

14:00 – 14:20 – Sistemática para grupos de pragas de expressão quarentenária – Denise Návia Magalhães Ferreira

14:20 – 14:40 – Tratamentos de pós-entrada – Marta Aguiar Sabo Mendes

14:40 – 15:00 – Modelagem para avaliação de potencial de estabelecimento de pragas X Mudanças Climáticas– Norton Pólo Benito

15:00 – 15:20 – Disseminação e impacto econômico de pragas quarentenárias – Norton Pólo Benito

15:20 – 15:40 – Espaço para perguntas

15:40 – 16:00 – Coffee Break

16:00 – 16:20 – Coleções de pragas de referência para segurança biológica – Abi Marques

16:20 – 16:40 – Banco de dados de pragas – Marta Aguiar Sabo Mendes

16:40 – 17:00 – Diagnóstico avançado de pragas – Vera Lucia Perussi Polez

17:00 – 17:20 – Fisiologia e bioquímica entre hospedeiro e patógeno – Vera Lucia Perussi Polez

17:20 – 17:40 – Espaço para perguntas



08/10/2010

09:00 – 09:30 – Relatos sobre os temas apresentados.

09:30 – 10:30 - Discussões para elaboração de documento com resultados do Workshop –NTSB.

10:30 – 10:50 – Coffee Break

10:50 – 12:00 - Discussões para elaboração de documento com resultados do Workshop –NTSB.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Uma das coisas mais lindas que já vi


Já tinha visto em outra viagem, mas não tinha conseguido fotografar... é a sombra do avião numa nuvem com um círculo arco-íris ao redor da sombra. Na foto não dá para ver muito nítido, mas ao vivo as cores eram bem brilhantes.

Alguém me explica como se forma um arco-íris com um raio tão pequenininho?

ENFISA 2011 - Regional Nordeste em João Pessoa

João Pessoa é uma cidade muito bonita, com muito verde e praias maravilhosas. E, para a alegria de todos, será em 2011 a sede do ENFISA Regional Nordeste. A reunião será de 26 a 28 de abril e é aberta para gestores dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal responsáveis pela fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos.

Fotos:
1. João Batista (SFA-PB) e Luiz Carlos de Sá Barros (SEDAP), coordenador do evento regional
2. Reunião na SEDAP
3. Representantes da SEDAP, órgão ambiental, vigilância sanitária, Fórum de Agrotóxicos, SFA-PB e CREA-PB