domingo, 1 de janeiro de 2012

2011 foi do jeito que eu gosto: prometeu e cumpriu!

Amo a pessoa que criou o Google Agenda, mesmo saber quem é. Graças a essa pessoa, consigo sentar à minha mesa hoje e olhar tudo o que aconteceu nos últimos 365 dias... claro... deve haver milhares ou milhões de Google Agendas em branco, então digamos a tecnologia não seria nada sem minha obsessão em registrar tudo...  passa um filme e é um filme que eu gosto de assistir...  2011 começou com a queda de mitos... coisas que eu pensava que eram na verdade não eram.... por exemplo... sempre pensei que o ponto fraco na minha saúde fosse a garganta e que tinha estômago de avestruz... mentira. Nada pode ser uma mentira maior que isso. Descobri logo nos primeiros dias de janeiro que a garganta era apenas a vítima de um estômago tirano e que, de tão estressado, não sentia mais dor. Foram meses e meses em exames, mudança de alimentação e medicamentos... e agora convivem em harmonia a laringe e o estômago...

O que fica mais evidente olhando a agenda do google é que viajei. Viajei demais em 2011. Foram 135 viagens de avião em 2011, 30% a mais do que em 2010 e 2009... bom? Talvez. Tem situações que a vida não nos dá o direito de responder se a gente gosta ou não gosta. Se algo é bom ou ruim. Ela simplesmente nos impõe que seja assim e ponto final. E eu viajei. Desde que vim morar em BH há três anos e meio, visitei todos (sim, eu disse todos) os estados do Brasil. Todinhos... e mais alguns países por aí... uns 9 ou 10, talvez. Tem gente que pensa que isso é um vidão. Tem gente que acha que é loucura. Em algum lugar no meio do caminho entre vidão e loucura deve estar a verdade.

Ainda bem inventaram também o Google Docs e Dropbox. Sim, porque com uma agenda destas, ficaria impossível trabalhar sem Google Docs e Dropbox. 2011, foi o ano de me mudar de vez para a nuvem. Podem roubar ou atropelar meu notebook que meus arquivos continuarão lá, na nuvem, intocados... aprendi um punhado de aplicativos na nuvem, passei a usar recursos de crowdsourcing através do Projeto Maestro e do WeDoLogos. Aprendi, também, a usar aplicativos úteis de Facebook como o LikeStore e o MoIP. Resultado: minha lojinha online funcionando, o Mercado das Pulgas. Ainda tá devagar, não consegui em 2011 postar todas as peças... mas, chavões à parte, toda grande viagem começa com um primeiro passo. O mais importante é o aprendizado dessas novas ferramentas e tecnologias, que expandem - e muito - o meu universo mental.

E, por falar em aprendizado, no final de 2010, me propus a aprender um idioma em 2011. Havia pensado no Italiano, pois é um idioma que acho bonito... devido a circunstâncias da vida, acabei optando pelo Japonês. Apesar das duas línguas serem faladas cada uma em apenas um país do mundo, o Japonês será mais útil para os meus planos de longo prazo. E deu para aprender bastantinho, até. Apesar do pouco tempo para estudo, apesar da agenda atribulada e da falta de disciplina. Resgatei o que aprendi nos anos de nihongako, assisti doramas, filmes e ouvi muita música. Para 2012, é algo que vou manter. Ainda mais agora, que encontrei um importante aliado em Fukushima para realizar a pesquisa sobre a família Sugayama no Japão. Mais do que nunca, tenho pressa em aprender japonês em nível suficiente para ir lá conversar com as pessoas... E teria ido... aliás, estaria por lá hoje se não fosse o desastre na usina de Fukushima... exatamente o local para onde eu tenho que ir fazer minha pesquisa pois é onde viveram meus ancestrais... Acho que ninguém entende direito esse meu lance com os ancestrais Sugayama. Na verdade, nem eu entendo direito. Não entendo por que é que me sinto tão Sugayama e tão pouco Kawahara, Sato e Makigusa. Afinal de contas, sou 25% de cada uma dessas famílias. Mas assim são as paixões: inexplicáveis... 'inentendíveis'...


2011 foi o ano em que um androide mudou minha vida. Entrou na minha vida em abril para ficar até que uma tecnologia melhor venha a surgir. Virei fã de carteirinha do sistema operacional do Google para celulares. No meu android, eu tenho de tudo - de previsão do tempo a aulas de Japonês. De Gerenciador Financeiro a Gtalk. Muito prático. Imagina ter, no celular, acesso a todos os arquivos do Dropbox, é o fim do pen drive, é o fim do hd externo...

No trabalho, 2011 foi tudo de bom, também. 4 Enfisas realizados, não sei quantas palestras proferidas em várias partes do Brasil... 5 cursos ministrados para mais de100 profissionais de Defesa Agropecuária... um curso internacional organizado... o Mestrado em Defesa Sanitária Vegetal em pleno funcionamento na UFV... minha primeira aluna mestre! Várias ARPs concluídas, algumas INs publicadas... e a RITDA, minha menina dos olhos, sempre motivo de satisfação... fechou 2011 com mais de 5.500 membros cadastrados e cada vez mais consolida-se como um local de encontro de profissionais da área. É bom olhar para o ano que acaba de acabar e ver o quanto foi possível realizar. Tudo isso registrado direitinho na minha agenda do Google... dá gosto de ver.

E o que não está na agenda dá gosto de lembrar, também... por exemplo, em 2011, consegui me reduzir bastante minha dependência do computador e do celular. Podem trucar à vontade, sei que é difícil acreditar. Mas, em 2011, consegui retomar dois hobbies antigos - a leitura e o artesanato - e isso é uma conquista e tanto. Porque, nesta vida 2.0, a gente acaba perdendo a capacidade de ler página por página, a gente se vicia em Control +F e Control + Z. Duas coisas que não existem nem na pintura nem na leitura. Então, recuperar a capacidade de pintar e de ler livros (neste ponto sou conservadora e não consegui ainda aderir ao e-book) é um sinal incontestável de redução da minha nomofobia.

Em 2011, ultrapassei a meta à qual havia me proposto de ir ver minha família quatro vezes ao longo do ano. Fui 5 vezes para Bauru, um recorde desde que saí de casa há mais de 20 anos! É bom ver que, aos poucos, a vida se reorganizou. Depois de toda a turbulência de 2007-2009, é bom demais ver que 2011 foi um ano em que a vida retomou o rumo certo, em todos os sentidos. Que comece 2012 com a inércia boa do 2011 maravilhoso. Por mais que o tempo voe, por mais que a agenda do Google já esteja lotada de compromissos para 2012, por mais que sobre pouco tempo para fazer nada, eu não me importo - durmo tarde, acordo cedo e vivo ao máximo cada minuto meu na Terra. Inicio 2012 muito otimista (normal), sem grandes resoluções... dieta? Meus hábitos alimentares já mudei bastante em 2011... amor? Já está ocupada a vaga desde 1.1.11... trabalho? Tá do jeito que pedi a deus com muitos projetos em andamento e outros tantos por iniciar. É, depois dos anos de reacomodação em que colocaram minha vida num liquidificador e sobrou só a carcaça... agora a vida está perfeita, vamos em frente 'viver tudo o que há prá viver, vamos nos permitir'!

Nenhum comentário: