Aprender Japonês faz parte de um sonho de longo prazo. E venho pensando nisso há anos, mas não tinha ainda dado 'aquele estalo' para concretizar. Mas agora deu. E então, ontem, dia 4 de fevereiro de 2011, voltei a estudar japonês.
Sim, voltei. Porque na adolescência fiz uns dois anos de Nihongako no Kaikan e também no Tenrikiyo. Mas... acabei deixando de lado pois o horário das aulas coincidia com o horário das aulas de Ballet. Afinal, o Ballet tinha que ser naquele momento... afinal, eu jamais voltaria a ter 15 anos e nessa época amava participar de festivais, amava as apresentações principalmente de Ballet Contemporâneo... Por outro lado, tinha a consciência de que poderia retomar meus estudos de Japonês a qualquer tempo, em qualquer idade.
Mais de 20 anos se passaram sem abrir um livro de Japonês que fosse. Mas ontem sentei no meu cantinho... e me pus a transcrever letras de músicas japoneses de romaji para hiraganá. Me impressionou lembrar o hiraganá quase inteiro (exceto por nu, me e ne). E aí animei... e comecei a buscar os kanjis para algumas palavras. Afinal, ir para o Japão sabendo apenas hiraganá é pouco. Preciso construir um bom repertório de kanjis. Itou Sensei disse uma vez que um japonês sabe, em média, 2.000 kanjis... então dá para calcular o tamanho desta minha jornada...
GO ANSHIN: Mantém tua mente em paz
ANSHIN SURU: Despreocupar-se
Anshin: sentir-se seguro, paz de espírito, tranquilidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário