sexta-feira, 2 de março de 2012

Secretários de Agricultura debatem ações de prevenção à entrada de pragas no País

Da Redação

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 29/02/2012 às 10:30

Um dos assuntos que mais preocupa os secretários de agricultura de todos os estados brasileiros, que se reuniram nesta terça-feira (28), em Porto Velho (RO) durante encontro do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) é o risco de entrada no Brasil de aproximadamente 104 pragas na área vegetal e 22 na área animal, em função das rodovias que estão sendo construídas na região Norte, interligando os estados entre si e com outros países da América do Sul, a exemplo da rodovia Transoceânica, que ligará o Pacífico ao Atlântico. Fronteira com o Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, o Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Amazonas e Pará, podem ser portas de entrada para essas pragas.
Os secretários mostraram-se preocupados com a monília (ou moniliase), uma doença inexistente no Brasil, que ataca os cacauais do Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Peru, Honduras e Belize, causando perdas de 50% a 100%. Na Venezuela, a doença já foi detectada distante pouco mais de 200 quilômetros de Assis Brasil, no Acre.
Durante o evento, o secretário Hildegardo Nunes assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura da Bahia, para a formação de um ”guarda-chuvas” de defesa vegetal, animal e inspeção sanitária no Pará a exemplo do que foi feito naquele estado parfa evitar a entgrada da doença no Estado. Outras pragas como o ácaro vermelho das palmeiras e a mosca da carambola, inimigos dos citros e das fruteiras, também ameaçam entrar no país pela região Norte.
Hildegardo Nunes também foi escolhido coordenador dos secretários de Agricultura da Região Norte durante o evento, que reuniu secretários de todos os estados do país. Também ficou decidido que as demais regiões serão coordenadas por São Paulo (Sudeste), Alagoas (Nordeste), Mato-Grosso (Centro-Oeste) e Santa Catarina (Sul).


Texto:
Raimundo Sena - Sagri
Fone: (91) 4006-1210 / (91) 8883-1339
Email: sagrimprensa@gmail.com


Secretaria de Estado de Agricultura
Tv. Do Chaco, 2232. Belém-PA. CEP 66090-120
Fone: (91) 3226-8904/1363
Site: www.sagri.pa.gov.br Email: gabinete@sagri.pa.gov.br

Nenhum comentário: