sábado, 10 de dezembro de 2011

As muitas caras do Euro

Oceania: 3; Ásia: 8; África: 5; América do Sul: 14 (todos os países!); América Central e Caribe: 6; América do Norte: 3 (todos os países); Europa: 20
Na parede do meu escritório tem um mapa. Nesse mapa eu colo, há cerca de 10 anos, moedas de outros países. Começou como uma forma de dar 'utilidade' às moedas que há muito, muito tempo eu 'ajuntava'... sim, porque não posso me dizer colecionadora pois nada entendo sobre Numismática... sou, apenas, uma pessoa curiosa e que curte ficar olhando os ícones de outras partes do mundo estampados em suas moedas... aprende-se muito observando as moedas de um país...

Aí, muita gente entra no escritório e se impressiona... e sempre vem a pergunta: 'nossa, você esteve em todos esses lugares?'... e, claro, sempre vem a resposta: 'em todos estes e muitos outros que esqueci de pegar a moeda'.

Mas é mentira. Não conheço presencialmente nem metade dos lugares marcados no meu mapa com suas respectivas moedas.  É que sempre estou pedindo para quem vai viajar para me trazer uma moeda... tem vezes em que esta é uma tarefa banal... mas tem vezes em que é uma missão e tanto... por exemplo, se você for ao Equador, só vai encontrar moedas de dólar americano pois o sucre saiu de circulação há muitos anos... em Angola a mesma coisa... as moedas de kwanza deixaram de rodar por lá há muito tempo (ver post de 13 de junho de 2011)... mas isso também eu acho legal... conhecer a história do dinheiro dos países visitados por mim ou por meus amigos...

Amigo vai, moeda vem, JC me contou estes dias que as moedas de euro têm um lado comum a todos os países da zona do Euro, mas uma das faces é personalizada de acordo com o país onde elas foram expedidas. Eu não sabia disso não, você sabia? Ele me deu moedas de 1 euro da França (com a velha inscrição Liberdade - Igualdade - Fraternidade e da Espanha... na mesma semana, ganhei da Sofia uma da Holanda e uma da Grécia... e, fuçando meu baldinho de moedas, encontrei da Alemanha, Itália e Irlanda! E agora estão todas lá, no meu mapa que já beira 60 moedas. A mais recente é uma da República Tcheca, que ganhei do Edson Iede ontem.

Bom, já sabe, né? Se for viajar prá algum país que não esteja ainda no meu mapa, guarda um dinheirinho prá mim! Aceito trocas, tenho um baldinho com um monte de moedas de lugares diferentes.

Meus euros, sempre da esquerda para a direita: fileira de cima: Holanda, Grécia, Alemanha. Fileira de baixo: Espanha, França, Itália e Irlanda

Quer ver todas as caras do Euro? Acesse http://newserrado.com/2008/11/06/todas-as-moedas-do-euro/

Nenhum comentário: