segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como fazer uma mulher feliz com apenas R$ 0,03. Sim, é possível.

Na impossibilidade de viajar, tem outra coisa que gosto muito - conhecer lugares novos através dos olhos de outra pessoa. Ano passado, era para eu ter ido para Angola, mas acabou dando errado e não fui... e fiquei na curiosidade...mas... agora, JC foi pra Luanda e voltou cheio de informações e sensações... bom... das duas coisas que pedi para ele me trazer, uma não foi possível: fotos. Ele foi aconselhado pelo pessoal de lá a não sair com a máquina sob o risco de ser assaltado... pena... eu ia adorar ver imagens de como é a vida lá... de tudo o que ouvi nas últimas semanas... a vida lá é cara... um PF (prato feito, como aqui no Brasil) custa a bagatela de 6.000 kwanzas... ou seja... 60 dólares! Duas refeições por dia e hospedagem num hotel por 23.000 kwanzas e lá se vão 350 dólares facinho, facinho... por dia. Sem comprar nada. Sem fazer passeio... até porque o turismo é praticamente inexplorado... Tem também a insegurança alimentar - falta em quantidade e falta em qualidade. E o que há está mal distribuído. Como tudo no país. Lá, ou você tem muito (e quando digo muito, eu quero dizer realmente muito)... ou vc não tem nada (e quando digo nada, eu quero dizer realmente nada). Ele viu pessoas brigando na rua por algo que valia 6 reais... Sad, too sad... Pelo que ele falou, a agricultura está incipiente... e portanto a proposta de ampliar ações do InovaDefesa prá lá me parece algo entre extremamente desafiador e fadada a dar errado... quero ficar no extremo mais otimista desse espectro... Eles precisariam primeiro passar por uma reforma agrária... e depois implantar infraestrutura como projetos de irrigação para viabilizar a atividade agrícola e pecuária... o abatedouro de frangos de um conhecido dele fechou por um motivo assim à toa: falta de frangos no país para matar. Inacreditável...

A segunda coisa que pedi para ele trazer foi uma moeda. Tenho um mapa mundi na parede há mais ou menos 10 anos. E nesse mapa eu colo moedas de outros países. Deve ter moeda de uns 50 países. Tem moeda prateada, dourada, acobreada... furadas, quadradas, hexagonais e até em formato de flor.. uma mais linda que a outra... Quem olha se impressiona pensando que estive em todos os lugares nos quais há moedas coladas... mas isso não corresponde aos fatos... só conheço uns 20... é que sempre que conheço alguém de outro país ou que foi prá outro país... eu peço um dinheirinho...

Mas este dinheirinho é muito especial. Primeiro, porque as moedas de Kwanzas já saíram de circulação faz tempo... mas ele deu um jeito... afinal, na minha coleção não servem notas de papel... então deve ter sido uma novela para conseguir uma moeda... Em segundo lugar, porque é expressamente proibido sair do país portando Kwanzas... crime federal... claro que ninguém seria condenado por portar 3 centavos de real... imagino... vai saber... e finalmente, o que faz essa moeda a mais especial do mapa... é a certeza de ser a única pessoa do mundo que fica se sentindo a pessoa mais feliz do mundo ao ganhar um presente que vale R$ 0,03...

O mapa: consagrado, por orientação de uma professora de Reiki à riqueza de todos os povos:

Os dois kwanzas:

A taxa de câmbio para o dia de hoje:

Nenhum comentário: