domingo, 29 de janeiro de 2012

Um mês fora do comum

Tem gente que vai passar férias na praia... tem gente que vai pra Zoropa... tem gente que vai ver o Mickey Mouse... ou para o interior ver a família... enfim, o importante é sair da rotina. E foi o que fiz no meu janeiro... fiquei em BH, na minha casa! Quer algo mais fora da rotina do que isto? Dormi apenas uma (uma!!!) noite fora de BH, viajei apenas quatro vezes de avião... deu para dar uma boa desacelerada... agora... tô vendo que fevereiro já tá batendo na porta impaciente e que vai vir com tudo... e depois disso vêm aí outros 4 meses alucinantes e só vou parar em junho, depois do Enfisa!

Janeiro foi um mês caseiro, com direito até a janta para as amigas em casa, com bruschetas e um maravilhoso risoto do chef JC. Tudo delicioso! 

Aniversário do prof. Evaldo, no Kbab. Festa tradicional, já faz parte do calendário de eventos de Belo Horizonte (brincadeirinha rssssssss). Muita risada com Jô, Dione e Débora.

Yume no Tsubomi

Tem música que pega a gente mesmo que a gente não entenda o que ela diz... há alguns meses ando estudando japonês e escutando música japonesa... e esta pegou lá no fundo. Linda demais. Consegui a letra em inglês e dá para entender, agora, o motivo...



Remioromen – Bud Of Dreams
Lyrics: Fujimaki Ryota
Music: Fujimaki Ryota
The wind blew at winter’s end
Its strange warmth left me on the verge of tears
Your smile
Always lifted my spirits up
That warmth, that light
How much of it is in my heart
As I live my life today?
Bud of dreams, you will be
A blossoming flower, won’t you?
The dream that seemed buried in time
Is the light that stretches towards spring
The day is almost mistakenly warm
Even the trees in the park reach for the sky
Today we’re together
Holding hands beneath the sunlight
I know every day isn’t always like this
But we can feel the same sun
Peeking through the leaves
Even if snow falls on my dream
It will continue on towards you
I think I’ll take this path
So that I never lose sight of you
We passed each other by, we held each other
Snow fell and I waited for spring
I know now that my true dream
Was always in a loved one’s smiling face
Bud of dreams, you will be
A blossoming flower, won’t you?
My love, I want to protect
Your happiness
My true dream was always found
Firmly and gently, in your smiling face
Bud, become a flower and shine
Envelop us with the scent of spring

Você me pergunta pela minha paixão, digo que estou encantada com uma nova invenção...

Nome da nova paixão: Issuu (www.issuu.com)... obrigada ao João Carlos, que me apresentou a esta maravilha do mundo 2.0!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão de Serviços de Defesa Agropecuária

Transmitir informações em tempo real é uma demanda tanto de serviços públicos quanto de clientes privados de Defesa Agropecuária. No entanto, é necessário garantir a segurança, primariedade e integridade dos dados coletados e transmitidos. É necessário, também, desenvolver plataformas que conversem entre si, sob o risco de criarmos uma torre-de-babel cibernética. Pensando nisso, a SBDA realizará juntamente com o IMA um workshop para conhecer projetos em andamento e alinhar ações na área de TI.

Este é apenas o primeiro de 8 eventos que estou envolvida no primeiro semestre de 2012... vamo que vamo!

domingo, 1 de janeiro de 2012

2011 foi do jeito que eu gosto: prometeu e cumpriu!

Amo a pessoa que criou o Google Agenda, mesmo saber quem é. Graças a essa pessoa, consigo sentar à minha mesa hoje e olhar tudo o que aconteceu nos últimos 365 dias... claro... deve haver milhares ou milhões de Google Agendas em branco, então digamos a tecnologia não seria nada sem minha obsessão em registrar tudo...  passa um filme e é um filme que eu gosto de assistir...  2011 começou com a queda de mitos... coisas que eu pensava que eram na verdade não eram.... por exemplo... sempre pensei que o ponto fraco na minha saúde fosse a garganta e que tinha estômago de avestruz... mentira. Nada pode ser uma mentira maior que isso. Descobri logo nos primeiros dias de janeiro que a garganta era apenas a vítima de um estômago tirano e que, de tão estressado, não sentia mais dor. Foram meses e meses em exames, mudança de alimentação e medicamentos... e agora convivem em harmonia a laringe e o estômago...

O que fica mais evidente olhando a agenda do google é que viajei. Viajei demais em 2011. Foram 135 viagens de avião em 2011, 30% a mais do que em 2010 e 2009... bom? Talvez. Tem situações que a vida não nos dá o direito de responder se a gente gosta ou não gosta. Se algo é bom ou ruim. Ela simplesmente nos impõe que seja assim e ponto final. E eu viajei. Desde que vim morar em BH há três anos e meio, visitei todos (sim, eu disse todos) os estados do Brasil. Todinhos... e mais alguns países por aí... uns 9 ou 10, talvez. Tem gente que pensa que isso é um vidão. Tem gente que acha que é loucura. Em algum lugar no meio do caminho entre vidão e loucura deve estar a verdade.

Ainda bem inventaram também o Google Docs e Dropbox. Sim, porque com uma agenda destas, ficaria impossível trabalhar sem Google Docs e Dropbox. 2011, foi o ano de me mudar de vez para a nuvem. Podem roubar ou atropelar meu notebook que meus arquivos continuarão lá, na nuvem, intocados... aprendi um punhado de aplicativos na nuvem, passei a usar recursos de crowdsourcing através do Projeto Maestro e do WeDoLogos. Aprendi, também, a usar aplicativos úteis de Facebook como o LikeStore e o MoIP. Resultado: minha lojinha online funcionando, o Mercado das Pulgas. Ainda tá devagar, não consegui em 2011 postar todas as peças... mas, chavões à parte, toda grande viagem começa com um primeiro passo. O mais importante é o aprendizado dessas novas ferramentas e tecnologias, que expandem - e muito - o meu universo mental.

E, por falar em aprendizado, no final de 2010, me propus a aprender um idioma em 2011. Havia pensado no Italiano, pois é um idioma que acho bonito... devido a circunstâncias da vida, acabei optando pelo Japonês. Apesar das duas línguas serem faladas cada uma em apenas um país do mundo, o Japonês será mais útil para os meus planos de longo prazo. E deu para aprender bastantinho, até. Apesar do pouco tempo para estudo, apesar da agenda atribulada e da falta de disciplina. Resgatei o que aprendi nos anos de nihongako, assisti doramas, filmes e ouvi muita música. Para 2012, é algo que vou manter. Ainda mais agora, que encontrei um importante aliado em Fukushima para realizar a pesquisa sobre a família Sugayama no Japão. Mais do que nunca, tenho pressa em aprender japonês em nível suficiente para ir lá conversar com as pessoas... E teria ido... aliás, estaria por lá hoje se não fosse o desastre na usina de Fukushima... exatamente o local para onde eu tenho que ir fazer minha pesquisa pois é onde viveram meus ancestrais... Acho que ninguém entende direito esse meu lance com os ancestrais Sugayama. Na verdade, nem eu entendo direito. Não entendo por que é que me sinto tão Sugayama e tão pouco Kawahara, Sato e Makigusa. Afinal de contas, sou 25% de cada uma dessas famílias. Mas assim são as paixões: inexplicáveis... 'inentendíveis'...


2011 foi o ano em que um androide mudou minha vida. Entrou na minha vida em abril para ficar até que uma tecnologia melhor venha a surgir. Virei fã de carteirinha do sistema operacional do Google para celulares. No meu android, eu tenho de tudo - de previsão do tempo a aulas de Japonês. De Gerenciador Financeiro a Gtalk. Muito prático. Imagina ter, no celular, acesso a todos os arquivos do Dropbox, é o fim do pen drive, é o fim do hd externo...

No trabalho, 2011 foi tudo de bom, também. 4 Enfisas realizados, não sei quantas palestras proferidas em várias partes do Brasil... 5 cursos ministrados para mais de100 profissionais de Defesa Agropecuária... um curso internacional organizado... o Mestrado em Defesa Sanitária Vegetal em pleno funcionamento na UFV... minha primeira aluna mestre! Várias ARPs concluídas, algumas INs publicadas... e a RITDA, minha menina dos olhos, sempre motivo de satisfação... fechou 2011 com mais de 5.500 membros cadastrados e cada vez mais consolida-se como um local de encontro de profissionais da área. É bom olhar para o ano que acaba de acabar e ver o quanto foi possível realizar. Tudo isso registrado direitinho na minha agenda do Google... dá gosto de ver.

E o que não está na agenda dá gosto de lembrar, também... por exemplo, em 2011, consegui me reduzir bastante minha dependência do computador e do celular. Podem trucar à vontade, sei que é difícil acreditar. Mas, em 2011, consegui retomar dois hobbies antigos - a leitura e o artesanato - e isso é uma conquista e tanto. Porque, nesta vida 2.0, a gente acaba perdendo a capacidade de ler página por página, a gente se vicia em Control +F e Control + Z. Duas coisas que não existem nem na pintura nem na leitura. Então, recuperar a capacidade de pintar e de ler livros (neste ponto sou conservadora e não consegui ainda aderir ao e-book) é um sinal incontestável de redução da minha nomofobia.

Em 2011, ultrapassei a meta à qual havia me proposto de ir ver minha família quatro vezes ao longo do ano. Fui 5 vezes para Bauru, um recorde desde que saí de casa há mais de 20 anos! É bom ver que, aos poucos, a vida se reorganizou. Depois de toda a turbulência de 2007-2009, é bom demais ver que 2011 foi um ano em que a vida retomou o rumo certo, em todos os sentidos. Que comece 2012 com a inércia boa do 2011 maravilhoso. Por mais que o tempo voe, por mais que a agenda do Google já esteja lotada de compromissos para 2012, por mais que sobre pouco tempo para fazer nada, eu não me importo - durmo tarde, acordo cedo e vivo ao máximo cada minuto meu na Terra. Inicio 2012 muito otimista (normal), sem grandes resoluções... dieta? Meus hábitos alimentares já mudei bastante em 2011... amor? Já está ocupada a vaga desde 1.1.11... trabalho? Tá do jeito que pedi a deus com muitos projetos em andamento e outros tantos por iniciar. É, depois dos anos de reacomodação em que colocaram minha vida num liquidificador e sobrou só a carcaça... agora a vida está perfeita, vamos em frente 'viver tudo o que há prá viver, vamos nos permitir'!