sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Maracujá e melancia do Equador para o Brasil - entrega das ARPs

Concluí esta semana duas Análises de Risco de Pragas, para importação de maracujá azedo e melancia do Equador. O trabalho foi contratado pela ADPM - Agencia para Desarrollo Provincial de Manabí, pela CORPEI, Autoridad Portuaria de Manta e pelo Consejo Provincial de Manabí. Manabí fica na costa equatoriana e é a terceira província mais importante do país, ficando atrás de Pichincha (que é onde está a capital, Quito) e Guayas (onde está Guayaquil). 

Estive trabalhando durante duas semanas em Manabí com o Dr. Carlos Lara e colegas da ADPM, SESA (Servicio de Sanidad Agropecuaria, é a ONPF equatoriana), INIAP (Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria) e MAG (Ministerio de Agricultura y Ganadería), contando sempre com a colaboração carinhosa dos agricultores.

O projeto faz parte de um plano de incremento de comércio entre os dois países através de um eixo multimodal de transporte ligando o Porto de Manta no Oceano Pacífico a Manaus. Após a análise e correções pela Divisão de Análise de Risco de Pragas do MAPA, serão propostos os requisitos fitossanitários para importação desses produtos.

Além de maracujá e melancia, estão em fase final de análise: cebola, tomate, pimentão, mandioca e limão.


Nas fotos: em propriedade produtora de maracujá en San Isidro (Manabí) e pausa para almoço numa praia próxima a Puerto Cayo (?). A vida é generosa comigo! 






Nenhum comentário: