domingo, 8 de novembro de 2009

Um dia de turista em Paris

Gosto de viajar. Aliás, adoro viajar. A possibilidade de ver ao vivo as coisas que aprendi na escola ou nos filmes me fascina. Agora, eu não gosto de fazer aqueles passeios de turista, com guia nem roteiro... gosto de ir... aonde minhas pernas me levarem. Hoje estou em Roma, mas ontem passei o dia em Paris. Achei que seria sacrilégio apenas passar por Paris sem me dar a chance de dar uma andadinha que fosse na cidade... minha andadinha durou 7 horas... com direito a Torre Eiffel, Notre Dame,
ruas de comércio badaladíssimas, cafés, bistrôs e por fim o Louvre. Na torre deu para subir, na igreja deu para entrar e até acender uma velinha... no comércio deu para fazer umas comprinhas... mas no Louvre não deu para ver nada a não ser a área externa... bom, foi emocionante o suficiente. Já tinha perdido a esperança de ver (claro, pq fui sem mapa, sem rumo, nem sei como cheguei lá).

Fotos:
1 e 2: Carésimo demais... maçãs a 2,60 e figos a 8,90... o kg! Tinha também caqui a 4,20 euros e outras ofertas de ocasião...

3 e 4: A Torre Eiffel... vista do alto da torre e na base da torre. É claro que eu tinha que subir até o terceiro 'andar', que fica láaaaaaaaaaaaaaaaa no alto. Ela tem, no total, 320 m. A primeira parada tem restaurantes e fica a 57 m do chão. A segunda (de onde foi tirada a segunda foto) fica a 115 m e a terceira fica a 276. Nada demais, o equivalente a um prédio de uns 80 andares. Mas vale a pena.

5 e 6: Notre Dame: A igreja é do século XII. É linda. Por fora e por dentro. Gosto de visitar lugares sacros, não tanto pela arte que eles contêm mas pelo ambiente. Cheguei a Notre Dame de metrô. Quando saí da estação e dei cara com a igreja gigante (se não me engano a torre tem 80 m de altura) não deu para não me emocionar. E quando consegui entrar depois de uma longa fila... foi como chegar em casa depois de um dia de trabalho.

7: Mais um dos incontáveis prédios antigos no centro de Paris. Não sei do que se trata, se alguém souber, por favor, me diga...

8 e 9: Museu do Louvre, um super hiper mega museu de arte. Não cheguei a tempo de entrar para ver as coleções. Aliás, nem que tivesse dedicado o dia todo ao Louvre teria tido tempo de ver as coleções, que são imensas. Fica prá próxima...









Um comentário:

Marcio Sugayama disse...

Cidade Linda! Um dia irei conhece-la!