domingo, 30 de agosto de 2009

Santa Jô!!

A Jô (Joenilma) é prima da Natália e sobrinha do Nataniel. Eu precisava fazer uma listagem dos meus livros para saber exatamente o que havia vindo para Belo Horizonte depois de tantas cambalhotas que a vida deu nos últimos 12 meses. São quase 500 títulos e estou disponibilizando essa listagem para o caso de alguém precisar. Valeu, Jô!!

Veja listagem completa, o arquivo é atualizado automaticamente quando insiro ou removo dados no Google Docs.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cadê a timidez que estava aqui? O gato comeu!!!

Difícil acreditar, mas eu fui uma pessoa muito, mas muito tímida (riam, podem rir, todo mundo ri quando digo isso) até os 20... 20 e poucos anos... chorava de medo quando tinha que falar com meu orientador carrasco (Aldo Malavasi)... quando tinha que pedir alguma coisa, então... passava uns três dias ensaiando... mas, felizmente, nessa convivência, entendi que a timidez nunca levou ninguém a lugar nenhum, pelo contrário. Por isso, divido minha vida entre A.A. e D.A., Antes de Aldo e Depois de Aldo. Com sua delicadeza paquidérmica, ele aos poucos me transformou de tímida patológica a cara-de-pau convicta. Nem sei se ele tinha a intenção de fazer isso mas, das duas, uma: ou eu jogava a timidez fora ou eu estaria fora do laboratório dele. Se em 1992, quando comecei meu estágio, algum guru, cartomante, numerólogo ou profissional de RH me falasse que eu perderia o medo de falar em público, eu teria rachado de tanto dar risada. Pareceria algo tão impossível que não levaria a sério.

A vida foi me testando... primeira aula na graduação, primeira palestra, primeira aula na PG, primeira sessão na câmara de vereadores... e a inesquecível formatura da primeira turma da Uergs Vacaria em que o Reitor não pôde comparecer e tive que representá-lo e discursar para mais de 500 pessoas. Ufa, sobrevivi. Hoje, tive um outro teste, que não me tirou o sono nem me deixou de mãos geladas... apresentei o projeto 'Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária' na Câmara Temática de Insumos Agropecuários. Tinha sido aconselhada pelo Paulo Márcio e pelo Ayrton a ser extremamente objetiva e a focar em resultados de interesse para os participantes. Acho que foi bom, o projeto foi bem recebido por todos, recebi feedback positivo após a apresentação e saí bastante satifeita.

Tá certo que estava meio que em casa. Na platéia estavam velhos e queridos conhecidos como Cristiano Simon (Andef), Henrique Mazotini (Aenda), Carlos Albuquerque (Ibraf e Sindirações) e uma prima que há muuuuuuuuuuuuuuuuitos anos eu não encontrava (Eliane Kay).

Felizmente a gente muda, felizmente a gente envelhece e felizmente a gente deixa prá trás os medos que limitam o nosso crescimento. Meus cabelos estão ficando brancos e isso me enche de alegria por não ser mais a menina tímida e insegura que um dia eu fui.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Informação válida até...

Estou trabalhando este mês na transcrição de cerca de 40 entrevistas do projeto 'Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária'. É um trabalho árduo pq tudo tem que ser transcrito tal qual a pessoa falou. É cansativo... o tempo para transcrever é, em média, o dobro da duração da entrevista... mas tudo bem. É necessário e a gente tem que manter o foco nos resultados.

De vez em quando, 'pesco' algumas idéias interessantes. Vejam esta, do Milson, diretor executivo do Sindan: 'a informação é tão importante que, como qualquer outro produto deveria ter prazo de validade'.

+1 da Daruichi

Recebi ontem da Daruichi, achei a minha cara... acho que ela tb achou minha cara tanto que mandou para mim... sou feliz por ter uma vida prá lá de interessante!!!


"Pessoas com VIDAS INTERESSANTES não têm fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantias. Interessam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que não fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, prato predileto. COMEÇAM DO ZERO INÚMERAS VEZES. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida.
UMA VIDA INTERESSANTE É MENOS BUROCRÁTICA, MAS EXIGE MUITO MAIS!!!

Quero que o fato de ter uma a VIDA SENSATA não me ROUBE o direito ao DESATINO.
Que eu nunca aceite a ideia de que MATURIDADE exige um certo CONFORMISMO.
Quero uma PRIMEIRA VEZ outra vez.
Quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias."

Marta Medeiros

domingo, 9 de agosto de 2009

Fã do Google? Eu??? Imagina...

Quanto mais eu fuço no Google, mais aprendo. E quanto mais eu aprendo, mais gosto. Afinal, o amor de uma pessoa hiperativa está diretamente relacionado à possibilidade de aprender algo com a pessoa... Hoje aprendi sobre Google Desktop. Funciona assim: você baixa um arquivinho executável, instala... e ele realiza a indexação de tudo (isso mesmo TUDO) o que existe no seu computador ou computadores de uma rede. Para localizar um arquivo que tenha uma determinada palavra no seu conteúdo, basta clicar duas vezes no botão CTRL e ele abre uma barra flutuante. Digite o termo que está procurando e ele te dá os resultados dos arquivos em word, excel, imagens, powerpoint, pdf, html e até e-mails para quem usa Outlook. O usuário é quem define o tipo de conteúdo a ser indexado. Muito mais simples do que a ferramenta tradicional de localizar arquivos do Windows. O programa tem a opção de omitir pasta ou pastas da indexação, então quem tem arquivos super hiper sigilosos pode parametrizar a indexação. Saúde e vida longa ao Google!!!





terça-feira, 4 de agosto de 2009

Eu sou do mundo, sou Minas Gerais

Aos poucos, bem aos poucos, vou organizando minha vida em Belo Horizonte... mas é que andei viajando tanto que não dava tempo de tomar algumas providências de ordem prática. Semana passada consegui o contrato social da Agropec devidamente registrado na JUCEMG... e hoje transferi meu título de eleitor da gélida Vacaria para BH. Sinto-me como a borboleta que saiu da crisálida e está agora abrindo suas asas. É, é isso. Bem isso. Life goes on, show must go on!!!











Para Lennon e McCartney

Milton Nascimento

Composição: Marcio Borges / Fernando Brant / Lô Borges


Por que vocês não sabem do lixo ocidental?

Não precisam mais temer

Não precisam da solidão

Todo dia é dia de viver

Por que você não verá meu lado ocidental?

Não precisa medo não

Não precisa da timidez

Todo dia é dia de viver

Eu sou da América do Sul

Eu sei, vocês não vão saber

Mas agora sou cowboy

Sou do ouro, eu sou vocês

Sou do mundo, sou Minas Gerais

Por que vocês não sabem do lixo ocidental?

Não precisam mais temer

Não precisam da solidão

Todo dia é dia de viver

Eu sou da América do Sul

Eu sei, vocês não vão saber

Mas agora sou cowboy

Sou do ouro, eu sou vocês






sábado, 1 de agosto de 2009

Um dia intenso em Salvador

Trabalhei ontem em Salvador, fui para a defesa da monografia do Uilian, meu aluno do curso de especialização em Epidemiologia com Ênfase em Defesa Sanitária Vegetal. Participei também da banca do Idimar e da Suely... e tive uma reunião mt agradável com o Cássio. Cássio é o diretor da ADAB, uma pessoa que conheço há pouco tempo, mas que admiro porque transmite muito idealismo e muita paixão pelo que faz.

Fotos:
1. Uilian e suas quatro Musa spp.
2. Orientadora coruja e aluno, sensação de dever cumprido