terça-feira, 9 de março de 2010

Aqui é o meu país...


Leo, Antonio e Alfredo, companheiros nesta viagem. Companheiro é companheiro!


Fortaleza de São José de Macapá, fundada no século XVIII para proteger os limites territoriais do Brasil. Parada obrigatória para quem vai a Macapá


Embarcação pronta para a viagem - Macapá não tem ligação via rodovia para nenhuma outra capital brasileira. Para Belém, são 24 horas em barco. Este barco estava indo para Afuá, município paraense do outro lado do Rio Amazonas, a 4 horas de viagem de Macapá

Que eu amo o Brasil não é segredo muito menos novidade para ninguém... Nunca me seduziu a ideia de sair daqui para sempre, nem por longos períodos. Amo o Brasil com a convicção de que este é o melhor lugar do mundo. Por vários motivos - o principal deles é toda a sua diversidade... outros motivos... a heterogeneidade em todos os aspectos, a imprevisibilidade que - ao mesmo tempo que incomoda - obriga a um estado de criatividade extrema... essas condições tornam praticamente impossível a formação ou o crescimento de sentimentos de hostilidade a outgroups. É claro que ele tem defeitos. Não sou ingênua a ponto de pensar que o Brasil não tem problemas. Mas a realidade é que eles - na minha opinião - são muito pequenos diante de tudo o que o Brasil tem de bom.

Estou em Macapá desde sábado e tenho vivido aqui dias de muito trabalho, mas também muito prazerosos. Muito trabalho pois iniciou hoje o Enfisa e tivemos hoje uma tarde de discussão sobre os procedimentos de fiscalização de agrotóxicos na Região Norte. É uma região tão imensa e tão cheia de particularidades que qualquer solução que se prove efetiva no sul do Brasil aqui se transforma em algo inexequível. Eu quero ainda nesta vida poder trabalhar por este pedaço tão esquecido do Brasil. De novo... gente, vamos olhar com mais carinho para esta parte do nosso país?

"Aqui sou um passarim
Que as penas estão por dentro
Por isso aprendi a cantar,
Voar, voar, voar
Me diz, me diz
Como ser feliz em outro lugar?"

(Ivan Lins)


Nenhum comentário: