sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Histórico dos Congressos Brasileiros de Entomologia


A SEB - Sociedade Entomológica do Brasil é uma das maiores sociedades científicas dedicadas ao estudo de insetos, a nível mundial. Não sei como está a situação hoje, mas ouvia dizer no passado que ela só ficava atrás da sociedade americana. Fui da diretoria da SEB de 2002 a 2008, primeiro como secretária-tesoureira e depois como editora-chefe. Foi uma experiência muito gratificante. Primeiro porque, como secretária-tesoureira tive a oportunidade de organizar um grande evento científico que foi o XX Congresso Brasileiro de Entomologia. Segundo porque, como editora-chefe da Neotropical Entomology, aprendi todo o processo de produção de um periódico de nível internacional. Sem contar a leitura de centenas de artigos por ano. Terceiro porque, como editora-executiva da BioAssay entendi o caminho das pedras para se criar uma nova revista online. E, acima de tudo, foi gratificante participar da diretoria da SEB pelas amizades que a gente faz no caminho. Fiquei muito feliz quando recebi através da Seb-list a notícia de que a Sociedade havia compilado todo o histórico dos CBEs num site. Fiquei mais feliz ainda em ver o cd-rom do evento de Gramado todinho online, com fotos, resumos, programa... foi um trabalho no qual colocamos - Adalecio e eu - muita paixão e que me permitiu conviver e aprender com pessoas maravilhosas como a Jocélia, Zucchi, Luciana, Salvadori e outros tantos. Fico feliz, hoje, em ter ajudado a escrever essa história.

Nenhum comentário: