quinta-feira, 16 de setembro de 2010

De volta a Cruz das Almas... 13 anos depois!

A primeira vez que fui para a Bahia foi em 1997, para estagiar no laboratório do Nascimento em Cruz das Almas. Ele havia recém introduzido o parasitoide Diachasmimorpha longicaudata para controle biológico de moscas-das-das-frutas no Brasil e eu estava no meio do meu doutorado sobre este assunto. Foi a primeira vez também que eu visitei o nordeste brasileiro.

Passados 13 anos, eu lá de novo... participando da aula magna do curso de Mestrado Profissional sobre Defesa Agropecuária. Professor Evaldo deu uma aula excelente, que prendeu a atenção dos alunos e dos demais presentes. Foi muito gratificante ver que uma semente que a gente plantou em outubro de 2008 germinou em boa terra. Parabéns para Jucimara, Alexandre, Cássio, Carlos Alfredo e toda a equipe responsável pela elaboração da proposta. Parabéns aos alunos que aceitaram o desafio de sair da zona de conforto e de fazer a diferença. E obrigada pelo convite para participar como professora colaboradora do curso.

Ousar é preciso.




Depoimento Carlos Alfredo de Carvalho (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB)


Depoimento Cássio Ramos Peixoto (Diretor Geral da ADAB)




Pioneirismo: mestrado profissional em Defesa Agropecuária tem início na Bahia

Tem o início o primeiro curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária do Brasil. O curso será oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o início das atividades foi marcado por uma aula magna do professor Evaldo Vilela, coordenador do projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (Inovadefesa) (www.inovadefesa.ning.com), proferida nesta quarta-feira (15).

O curso da UFRB é um dos oito projetos submetidos à aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através de parceria com o projeto Inovadefesa. A primeira turma é formada por 10 fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A capacitação possibilitará uma melhoria na execução de ações e expansão de conhecimento, além de proporcionar valorização profissional.

Capacitar os profissionais que atuam na linha de frente da defesa agropecuária no país é fundamental. Os processos são complexos e têm ligação direta com a saúde pública e com a economia do país. Os projetos que serão desenvolvidos pelos fiscais selecionados são eminentemente aplicados à realidade do agronegócio baiano.

Para Vilela, trata-se de uma grande conquista. “A capacitação profissional é um dos melhores caminhos para melhoria de procedimentos e comportamentos. Através do MP, os profissionais compreenderão melhor o sistema brasileiro de defesa agropecuária, o que facilitará a identificação de demandas e induzirá a busca de soluções”, destaca. Ele ressalta também que esta conquista só foi possível graças ao esforço coordenado do órgão estadual de defesa agropecuária (ADAB), da UFRB e de diversos parceiros como a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

Sobre o curso

O mestrado profissional é a modalidade de capacitação na qual não é necessária a dedicação exclusiva à pesquisa. Este ponto é essencial na medida em que aquele que pesquisa é o mesmo que vai a campo e conhece a realidade do sistema.

Os conhecimentos são teóricos e práticos sobre inspeção de portos e postos de fronteiras, trânsito de animais no país, importação e exportação de produtos de origem animal, inspeção de mercados e feiras de animais vivos, profilaxia das doenças infecto-contagiosas, assistência veterinária, conselho nacional de defesa sanitária animal, fiscalização e a inspeção dos produtos e subprodutos vegetais.

Para assistir à aula magna na íntegra, com o tema “O desafio da defesa agropecuária brasileira”, o comentário do Pró Reitor de Pesquisa da UFRB, Dr. Carlos Alfredo e a opinião do Diretor-Geral da ADAB, Cássio Ramos acesse: www.inovadefesa.ning.com/video


Natália Nogueira
Assessoria de Comunicação
Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária
(31) 3235 3497

Fonte: RIT DA

Nenhum comentário: