terça-feira, 26 de abril de 2011

Naturalista nascida um pouco atrasada

Acho que meus pais nunca se conformaram com algumas manias que eu tenho desde criança... como colecionar pedras e bichos (especialmente peçonhentos)... deviam ficar se perguntando... "por que é que essa menina é esquisita assim? Por que não coleciona bichos de pelúcia ou borboletas? Por que é que ela se diverte pegando bichos para botar medo no irmão dela?" Não que isso tenha feito de mim uma pessoa rebelde... mas lembro da indignação que senti quando fui comunicada que a minha coleção de animais peçonhentos e de pedras catadas por aí havia sido devolvida à natureza. O que sempre me encantou foi a diversidade... buscava entender por que algumas eram mais duras e outras mais friáveis... por que algumas pareciam ser caprichosamente desenhadas enquanto outras tinham uma beleza espontânea, bruta... e aí passava horas olhando minhas pedras... lembro da aula de Geografia no primeiro colegial, quando o professor Ronaldo nos levou para a Cuesta de Botucatu... e aí puder entender in loco o processo de formação das cebolas de basalto, dos arenitos bauru e botucatu... dos morros testemunhos e a cuesta... parece que foi ontem, de tanto que eu gostei. Por que não fiz Geologia ao invés de Biologia? Sei lá. Acho que porque na época do vestibular tava na moda o Jacques Cousteau e também começava-se a falar em Engenharia Genética... uma coisa é certa: tivesse eu nascido 20 anos antes do que nasci... com certeza teria estudado Ciências Naturais... e teria uma compreensão maior sobre como o mundo natural funciona... mas... como estudei só o lado biológico do mundo, me resta apenas ficar boquiaberta com as formações geológicas quando me deparo com elas... sem entender direito... apenas admirando...

Bendita seja a pessoa que inventou os blogs. Agora, não preciso contar apenas com minha memória para lembrar de onde veio cada uma dessas pedras.


Praia de Coqueirinhos: recife de franja





Cânion de Tabatinga

Nenhum comentário: