segunda-feira, 22 de junho de 2009

O mundo agora é 2.0

Vi de relance numa banca a capa de uma revista que dizia 'Irã 2.0', referindo-se à revolução que recursos como o Twitter estão provocando. Para quem não sabe web 2.0 é uma nova geração de sites que baseiam-se no compartilhamento de experiências e informações entre seus usuários. Possivelmente, todo mundo já use pelo menos um recurso 2.0 mas não sabe que é assim que chama. Blogs, Orkut, Facebook, Wiki... tudo isso faz parte da nova geração de sites.

O que mudou? Mudou que os primeiros sites não permitiam nenhuma interatividade. O usuário simplesmente acessava e lia. Nada mais. Aos poucos, foram desenvolvidas tecnologias que permitiram que usuário pudesse preencher formulários e consultar bases de dados online... o que rapidamente evoluiu para sites totalmente interativos. Entre a popularização da internet em meados da década de 1990 e a designação do termo web 2.0 em 2003, o mundo passou por uma evolução rápida em termos de tecnologia tanto em equipamentos quanto em transmissão de dados.

Parece pouco, mas não é. Barack Obama baseou sua campanha para a Casa Branca na internet. Funcionou. Iranianos estão usando o Twitter para mostrarem ao mundo o que acontece dentro de um país cuja imprensa é controlada pelo Governo. Empresas, instituições, governos - todos estão aderindo a esta nova onda que é a web 2.0. O mundo mudou.

O desafio hoje, portanto, é nos adaptarmos a esta nova realidade. Ou nos tornamos também pessoas 2.0 ou nos tornaremos obsoletos. Ou nos beneficiamos dessas novas tecnologias ou perderemos empregabilidade. A escollha é sua, mas tenho certeza de que vai sobreviver a mais esta. Afinal, quando os computadores pessoais passaram a fazer parte do seu local de trabalho... lembra? No início era um bicho estranho... mas aos poucos foi assimilado... discos de armazenamento, drivers, internet! Me lembro bem da sensação que tive ao sentar diante do (falecido?) Netscape. Eu não sabia ao certo o que fazer ou para quê aquilo ia servir. Afinal, eu estava muito bem, obrigada, com meu Wordperfect, meu Lotus... tufo offline... Isso foi em 1995... mais ou menos... Vêem? Sobrevivemos a todas essas mudanças...

Então, vamos sobreviver também à web 2.0. Com certeza. Vamos postar em blogs, Twitters, redes sociais... vamos interagir com pessoas que nunca vimos ou veremos na vida... vamos criar conteúdo de forma compartilhada... expor nossas idéias e dar aos nossos pares o poder de criticar, modificar, melhorar... este é o mundo no qual estamos vivendo. Ou morrendo. A escolha é sua. Ou compartilhamos o conhecimento que acumulamos em nossas carreiras de maneira responsável e tecnicamente embasada ou seremos permissivos a ponto de permitir que outras pessoas e mídias continuem a propagar notícias de forma sensacionalista.

Esta foi a tônica da minha apresentação na Secretaria de Defesa Agropecuária na quinta-feira passada, para o Secretário Inácio Kroetz e sua equipe. A idéia era motivar a equipe a conhecer e ingressar na Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Demonstramos (eu e Sofia Iba) o uso do Ustream e criamos um grupo na RIT DA para disponibilizar tutoriais de programas 2.0. O primeiro tutorial que publicamos foi para Ustream. Clique aqui e pegue esta onda!

Nenhum comentário: