quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ein mal ist kein mal

Este (ou algo muito parecido com isso) era o título de um dos capítulos do livro 'A Insustentável Leveza do Ser', de Milan Kundera. A tradução é algo como 'uma vez é nenhuma vez'. Ou uma vez só não conta... não me lembro direito, faz mais de 20 anos que li o livro...

Me lembrei disso quando decidi postar sobre minha segunda ida para Fortaleza... durante a qual descobri que a primeira realmente não valeu... não teve tirolesa, não teve banho de mar e lagoa, não teve passeio nas dunas, nem camarões maravilhosos... tinha ido lá em 2007 por ocasião do Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos. Claro que foi muito válido do ponto de vista profissional, mas não tinha aproveitado a cidade. Nadinha, nadinha. Mas desta vez.... não sei se fiz tudo o que tinha direito, mas certamente fiz tudo o que tinha vontade. E até trabalhei!!

Participei de uma reunião do Sindicaju, que é um Sindicato que reúne as principais indústrias de castanha de caju do Brasil. Eu havia trabalhado para eles na execução de ARPs para importação de material de quatro países da África e surgiu a possibilidade de ir lá explicar o que foi realizado e as próximas etapas a serem cumpridas. Me impressionou o fato de que representantes das 8-10 principais indústrias se reúnem semanalmente para discutir assuntos de interesse para o setor. Me impressionou também o ambiente em que as ideias são discutidas e a articulação e a vontade de fazer o negócio dar certo.

E assim vou vivendo... conhecendo este meu Brasilzão maravilhoso, que é mais, muito mais do que sul e sudeste! Se o povo das bandas de cá soubesse das oportunidades que há do lado de lá... puxa, como ia ser bom!!!

Finalizando, com mais três palavrinhas em alemão... (hj estou esbanjando hahahahahahah)... a vida é isso: lieben und arbeiten (não lembro se é de Freud ou Jung). As duas faculdades de uma mente sana... amar e trabalhar. Amar a vida, trabalhar com prazer. Sinto-me feliz. Profissional e pessoalmente falando. Muito feliz.


Nenhum comentário: