sábado, 30 de julho de 2011

O tamanho da nossa insignificância

É muito legal pensar o mundo numa escala de tempo geológico. Faz a sente cair na real quanto à nossa efemeridade e à nossa insignificância. Estive hoje em Lagoa Santa visitando a Gruta da Lapinha... ela tem uns 500 metros de comprimento e profundidade máxima de 40 metros e vem sendo esculpida pelo tempo ao longo dos últimos 3 milhões de anos. Pequena... mas bela. Acho que eu nunca tinha visto um estalactite ao vivo... e me encanta pensar que cada estalactite é formado gota a gota... cada estalagmite, cada coluna... cada espeleoforma de 40 m de altura iniciou com uma simples gotinha... e, também, é curioso pensar que, se não fosse assim - gota a gota - essas formas não teriam a delicadeza que lhes é tão característica. Fazendo uma conta rápida... um estalactite de 10 m de altura formado ao longo de 3 milhões de anos... isso equivale a uma taxa de crescimento de 0,000333 cm/ano. Ou seja, considerando que uma pessoa viva 80 anos... é o tempo suficiente para depositar 0,2 mm de estalactite! Teria que viver cinco vezes para testemunhar o crescimento de 1 mm de estalactite! Agora deu para ter uma boa noção do nada que a gente significa, né?


Governador, vamos fazer um projeto bacana de sinalização do Parque?


Quiosques para lanche... mas apenas um dos quiosques está ocupado com lanchonete...


Antes de entrar, vale a pena curtir o entorno... me impressionaram as raízes entrando e saindo das paredes da caverna. A parte aérea desta árvore tinha uns 6 metros... mas as raízes... tranquilamente tinham mais de 25!

Sobrevivente no meio da rocha...

+ raízes entrando e saindo na parede da caverna


Enfim, dentro da caverna... estalactites everywhere



Vários tipos de espeleoformas, com diferentes idades de formação.

Uma concha marinha no teto da caverna. Aqui foi um mar intracontinental, o Mar Bambuí, há milhões de anos...


O salão do presépio... vários tipos de espeleotemas e um convite à imaginação


Espeleotemas do tipo couve-flor. Desnecessário explicar o motivo do nome desta formação, né?

O parque disponibiliza touca descartável e capacete. O atendimento é muito bom. Precisa, apenas, um pequeno investimento para fazer um projeto bacana de sinalização e divulgando o parque... achei que tinha pouca gente visitando apesar de estar fazendo um lindo sábado de sol e férias...

Observações:
- Sapato fechado é obrigatório.
- Fotografar só com máquina amadora. Eles não permitem o uso de máquinas profissionais ou semiprofissionais. Não me explicaram direito o motivo.
- Filmar é proibido.
- A temperatura é agradável.
- Valor do ingresso: R$ 10,00
- Horário de atendimento: das 8h30 às 16h30

Nenhum comentário: