domingo, 17 de julho de 2011

Bióloga, sim, e muito realizada


Estava anteontem na Livraria Cultura vendo livros com minha sobrinha quando minha orelha parabólica captou a conversa de um grupo de pré-vestibulandos bem ao nosso lado... um deles dizia que a vontade dele era cursar Ciências Biológicas mas que ele não fará isso pois estará fadado a 'dar aulinhas e ganhar 2 mil por mês'... e continuou dando uma série de argumentos para não cursar Ciências Biológicas, argumentos estes que ele deve ter ouvido da família e dos amigos dele - como eu e tantos colegas ouvimos na época do vestibular... minha família perguntava o que eu faria depois de terminar a faculdade... eu não sabia... mas, aos 16 isso não tinha importância... só tinha importância satisfazer minha curiosidade inata por 'bichinhos' e sobre a tal 'engenharia genética' que nascia... ouvi amigos dizendo que eu deveria fazer Odontologia, Medicina, qualquer coisa mais prática... ou estaria destinada a caçar bichinho em pé de alface... até hoje me lembro deste ataque que sofri na beira da piscina de um amigo do meu pai mas que, por educação e respeito aos mais velhos, não retruquei. Não que acredite em vocação, nada disso... acho que a gente faz bem feito qualquer coisa a que se proponha a fazer... desde que haja suficiente tempo para aprender e praticar... Mas era uma pessoa contestadora: bastava alguém dizer o que fazer da minha vida que eu escutava com toda a atenção do mundo para fazer justamente o contrário... e era tanta gente falando mal das tais Ciências Biológicas que aquilo só poderia ser algo muito legal. Ouvir o menino despejando todos os preconceitos acerca dos biólogos me fez voltar no tempo... e me fez também repassar na cabeça tantos amigos biólogos e tão realizados fazendo a diferença como cientistas, docentes, empresários, empreendedores, políticos... e então... num ímpeto de falta de educação... pedi licença ao grupo e contestei o menino... afinal, ele deve ter ouvido 100 pessoas falando que não valia a pena cursar Ciências Biológicas que me senti na obrigação de colocar um ponto de vista diferente, de alguém que é biólogo. E disse. Disse que, apesar de não ter um salário fixo, sinto-me muito realizada como consultora e que o mercado está aí, com muito espaço para bons profissionais na área de Ciências Biológicas. Espero que minha falta de educação seja perdoada e que fique na cabeça dele como uma voz de sim num coro de nãos... falem o que quiserem, tenho muito orgulho em ter me formado em Ciências Biológicas e sempre inicio minhas aulas e palestras falando com todas as letras "meu nome é Regina Sugayama e sou bióloga..." passadas mais de 2 décadas, as pessoas já não me criticam nem questionam... acho que, caladamente, admitem que cometeram um erro de avaliação... mas tudo bem... entendo que fizeram isso por preocupação com o meu futuro... e agradeço por terem me contestado. Foi importante, contribuiu para que eu seguisse sempre em frente fazendo meu próprio caminho da melhor forma possível, pois não poderia dar o braço a torcer nem admitir que fiz a escolha errada. Já me acostumei a ser outlier... até gosto disso. Gosto quando consigo mostrar ao mundo que o mundo pode ser diferente do que todo mundo está acostumado a ver...

Um comentário:

Pat disse...

Muito boa, Rê!!! Beijão, Pat.