domingo, 10 de julho de 2011

Vem aí... meses de muito trabalho e muita ação na SBDA!

Acabei de postar na RITDA... muito trabalho à vista, mas a garantia da satisfação profissional no final.


PROJETO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA DEFESA AGROPECUÁRIA
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DEFESA AGROPECUÁRIA

AGENDA 2011/2012

ANTECEDENTES

Iniciado em 2008, o Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária – InovaDefesa foi uma encomenda do Fundo Setorial para o Agronegócio (CT-Agro) à Universidade Federal de Viçosa. Com o mote de aproximar os órgãos de ensino e pesquisa aos órgãos regulatórios e ao setor privado, o Projeto InovaDefesa realizou uma série de pesquisas e eventos que culminaram com a criação da Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RITDA) e a realização da II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária. Um dos resultados dessas ações foi a fundação da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, em 16 de agosto de 2010. O objetivo da entidade é dar continuidade a algumas ações iniciadas pelo Projeto InovaDefesa buscando sempre integrar pessoas e entidades participantes do sistema brasileiro de Defesa Agropecuária: órgãos regulatórios, setor privado, universidades, centros de pesquisa e organizações de defesa do consumidor.

AGENDA

  • Encontros de Inovação sobre Bovinocultura Sustentável (18 de agosto de 2011). Serão realizadas vitrines tecnológicas, nas quais pesquisadores apresentarão novas tecnologias nas áreas de Tratamento de Resíduos, Manejo e Conservação de Pastagens e Melhoramento Genético. A ação acontecerá no Parque Fernando Costa, durante a Expogenética, em Uberaba, MG, e será realizada em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação – SIMI. Informações: Naiara Lopes de Sousa (naiaralsbio@gmail.com).

  • Workshop sobre Ameaças Sanitárias para Bovinocultura de Corte (20-22 de setembro de 2011). Durante este workshop, será discutido e avaliado o potencial de impacto econômico que a entrada de agentes patogênicos exóticos teria sobre a bovinocultura de corte. O evento acontecerá na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, que é co-realizadora. Informações: Marcus Vinícius Sandim (mvsandim@gmail.com).

  • II Curso sobre Análise de Risco de Pragas e Ameaças Fitossanitárias (28-30 de setembro de 2011). A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (IDARON), em parceria com a SBDA, realizou a primeira edição do curso em julho de 2011, com participação de 30 profissionais do IDARON e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF). A segunda turma contará com o mesmo número de profissionais da própria agência e de instituições de ensino e pesquisa dos estados de Rondônia e outros da região Norte do Brasil. O objetivo é identificar os perigos decorrentes da melhoria de infraestrutura viária que ligarão o Brasil a países vizinhos. Informações: Andrea Ramos Stancioli (andrearstancioli@gmail.com).

  • Encontro de Inovação sobre Agroinformática (18 de outrubro de 2011). Será realizado durante o Congresso Brasileiro de Agroinformática no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, RS, e conta com parcerias importantes como a Embrapa Informática Agropecuária e a Sociedade Brasileira de Agroinformática. Será realizada uma vitrine tecnológica para apresentação de software, sensores e equipamentos de agricultura de precisão, enfocando-se a cadeia de vitivinicultura. Informações: Naiara Lopes de Sousa (naiaralsbio@gmail.com).

  • Workshop sobre Ameaças Fitossanitárias (24-28 de outubro de 2011). Durante este workshop, serão identificadas as pragas quarentenárias que representam maior risco para quatro cadeias produtivas no Brasil: frutas, hortaliças/ornamentais, florestas e grãos. O evento acontecerá na Embrapa Assuntos Estratégicos e Capacitação, em Brasília, DF, e conta com a parceria da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Informações: Andrea Ramos Stancioli (andrearstancioli@gmail.com) e José Magid Waquil (jmwaquil@gmail.com).

  • Workshop Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (22-24 de novembro de 2011). Em 2009, o projeto InovaDefesa mapeou tecnologias e competências brasileiras aplicadas à Defesa Agropecuária, Muitas das quais possuem potencial de mercado tanto a nível nacional quanto internacional. Neste workshop, se avaliará a possibilidade de transferir a expertise brasileira para países africanos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontecerá em Viçosa, MG, com parceria da Secretaria de Relações Internacionais do MAPA, Agência Brasileira de Cooperação e Universidade Federal de Viçosa. Informações: Regina Sugayama (regina.sugayama@gmail.com).

  • III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (24-27 de abril de 2012). Um dos principais objetivos da SBDA é dar continuidade às Conferências Nacionais sobre Defesa Agropecuária. Em 2012, será realizada a terceira edição, em Salvador, BA, com coordenação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB) e da Secretaria de Agricultura e Irrigação do Estado da Bahia (SEAGRI). O tema do evento “Defesa Agropecuária: Responsabilidade Compartilhada” convida a ampliar o entendimento da Defesa Agropecuária como um sistema formado por órgãos regulatórios, setor privado, instituições de ensino, órgãos de pesquisa e consumidores. Durante o evento, o projeto InovaDefesa estará fazendo a entrega final dos resultados obtidos durante o período de junho de 2008 a abril de 2012. Informações: Regina Sugayama (regina.sugayama@gmail.com).

MÍDIAS SOCIAIS

As ações do Projeto InovaDefesa e da SBDA podem ser acompanhadas pela Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (www.inovadefesa.ning.com), pelo Twitter (InovaDefesa) ou pelo Facebook (Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária).

DIRETORIA DA SBDA

Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – evaldovilela@gmail.com
Altino Rodrigues Neto (Vicepresidente) – altino@ima.mg.gov.br
Regina Sugayama (Secretária Geral) – regina.sugayama@gmail.com
José Magid Waquil (Tesoureiro) – jmwaquil@gmail.com

INFORMAÇÕES

Sobre a Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RITDA) e outras mídias sociais:
Roberto Takata (rmtakata@hotmail.com)

Sobre a SBDA (novos sócios):
Felipe Salvador (Assistente) – sbda.contato@gmail.com ou 31 3235 3436

Nenhum comentário: