domingo, 31 de julho de 2011

Cadê as Vellozia e os Paepalanthus desta Serra?

Saí de casa ontem com o plano de conhecer a Gruta da Lapinha, o que efetivamente fiz. Mas, no caminho, vi que lá era mais ou menos metade do caminho até a Serra do Cipó e resolvi emendar até a serra... afinal, já tava com o carro na estrada e 50 km não iriam me impedir de conhecer um lugar que já conhecia botanicamente, digamos... durante a graduação, tive duas professoras que faziam pesquisa na serra... então a minha expectativa era chegar lá e dar de cara com as Vellozias da Nanuza e os Paepalanthus da Ana Maria.

A fisionomia da vegetação me pareceu bem diferente dos slides (sim, estudei na época dos slides)... mais alta, mais fechada... claro que de cima de um cavalo não dava para ver nada em detalhe, mas não consegui encontrar nada que se parecesse a uma Vellozia, nem a um Paepalanthus... tô vendo que vou ter que botar o cavalo na trilha de novo para encontrar!

Mas valeu a pena... a gente vê e ouve muitas aves, vê paisagens maravilhosas e, no final da trilha, descansar na Cachoeira da Farofa não tem preço!

Parque Nacional da Serra do Cipó, a uns 90 km de Belo Horizonte. Como pude morar aqui por 3 anos e só ir conhecer agora??


Na entrada do parque, tem cavalos para alugar, por R$ 30,00. A outra opção é fazer as trilhas a pé... prá mim, acho que não dá... a trilha mais curta é de 8 km...


Para chegar à Cachoeira da Farofa, a gente cruza três riachos.


Dezenas e dezenas de fotos do ceu e montanhas hehehehehe


Mais ceu, mais montanha...


Vegetação mais alta e mais fechada do que os slides das aulas de Botânica... kd as Vellozia? Kd os Paepalanthus?


Cachoeira da Farofa, 30 m de altura e água cristalina...


Milho cozido e garapa prá recuperar as energias no caminho de volta...

Nenhum comentário: