quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mais de 700 projetos para Defesa Agropecuária

Este foi o saldo do edital 064/2008. O pessoal do projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária submeteu 8 propostas para criação de mestrados profissionais. Eu participei de um projeto de pesquisa para modelagem matemática visando ao desenvolvimento de um software para quantificar o risco associado à introdução de novas pragas da agricultura, juntamente com a prof. Sílvia Miranda, do CEPEA/ USP e colaboradores. Agora é torcer.


26/11/2008 17:32Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia recebe mais de 700 propostas de pesquisa
Brasília (26.11.2008) - O programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia recebeu 736 propostas de projetos para o desenvolvimento de pesquisas que vão contribuir para ampliar as ações de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O comitê de julgamento, constituído por 20 pesquisadores, vai avaliar as propostas a partir de 1º de dezembro.
O colegiado analisará se os projetos inscritos estão em consonância com os critérios de elegibilidade descritos no Edital nº 64 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas também serão avaliadas quanto ao mérito, relevância e adequação do orçamento às quatro linhas de ação previstas.
Para serem selecionados, os projetos devem estar fundamentados e estruturados em pelo menos um destes temas: defesa agropecuária na área de vigilância e sanidade animal e vegetal no País, qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal e qualidade e inocuidade de insumos agropecuários. A relação das propostas aprovadas será divulgada no site do CNPq (www.cnpq.br) e publicada no Diário Oficial da União.
O programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia é uma parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência e Tecnologia (MCT). A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa destinou R$ 120 milhões ao programa para serem aplicados no financiamento de pesquisas até 2010. O gerenciamento dos recursos ficará a cargo do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), vinculado ao MCT.
O programa pretende investir em pesquisa e desenvolvimento para ampliar e melhorar as ações de defesa agropecuária nas áreas de saúde animal, sanidade vegetal, qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal e de insumos agropecuários. (Da Redação - MAPA)

Nenhum comentário: