quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Apresentando meus companheiros de CFBIO


Segue, na íntegra, a notícia elaborada pela Assessoria do CFBIO sobre a sessão de posse que aconteceu domingo... só faltou, na minha opinião, a frase que o Tadei falou no final do discurso de posse dele... e que já foi incorporada ao meu acervo pessoal: "Nós podemos tudo aquilo em que acreditamos".

Sentados, da equerda para a direita: eu, Vera Lúcia Marostica Calegaro (Secretária), Wlademir Tadei (Presidente), Geni Cáuper (Vicepresidente), Rogério Duilio Genari (Tesoureiro), Elizeu Fagundes de Carvalho.
Em pé, da esquerda para a direita; Edson Tadeu Iede, Alessandro Trazzi, Murilo Damato, Marcelo Garcia, Fátima Araújo, Luiz Marcelo de Lima Pinheiro, Olga Yano, Jorge Portella Bezerra, Leonor Costa Maia, Sandra Trufem, Laurindo Dalla Costa, Lúcio Marco de Lemos, Celso Sanchez Pereira



CFBIO tem novo Plenário

Aconteceu neste domingo, dia 23, em Brasília/DF, a Sessão Pública de Posse da nova gestão que irá comandar o Conselho Federal de Biologia – CFBio, de 2011/2015. Participaram da solenidade autoridades, presidentes dos Conselhos Regionais de Biologia - CRBios, representantes de outros conselhos federais, funcionários,  assessores do CFBio e familiares.  

Após declarar empossados os 20 novos conselheiros do CFBio, gestão 2011/2015, a presidente da autarquia de 2007/2011, Maria do Carmo Brandão Teixeira cumprimentou os eleitos e fez seu discurso de despedida, quando reforçou os destaques da gestão.

Em seguida, o primeiro presidente do CFBio, Dr. Paulo Nogueira Neto, falou em nome das autoridades presentes. Nogueira Neto fez um breve relato sobre a história do Conselho, elogiou a atuação da diretoria que entregava a gestão pelos feitos alcançados na defesa da atuação profissional e desejou aos novos conselheiros sucesso e muita atenção na vigília constante quanto à defesa do espaço profissional dos biólogos.

Para a nova diretoria do CFBio período 2011/2013, os conselheiros efetivos empossados elegeram como presidente o professor doutor Wlademir João Tadei; para vice presidente a professora e consultora ambiental Geni Conceição de Barros Cáuper; a pesquisadora Vera Lúcia  Maróstica Callegaro como secretária; e o biólogo empresário Rogério Duílio Genari como tesoureiro. 

Em seu discurso de posse, o presidente Wlademir João Tadei destacou os desafios que o Conselho tem pela frente. Ressalvou a necessidade de trabalhar pela melhor formação acadêmica dos biólogos, atuando de maneira mais próxima junto ao Ministério da Educação no credenciamento, autorização e avaliação dos cursos de Ciências Biológicas. Além de incentivar o desmembramento e criação responsável de novos Conselhos Regionais de Biologia.

“Estamos assumindo a direção do Conselho Federal com sete ex-presidentes de CRBios, ex-diretores e ex-conselheiros de Regionais, com bagagem e conhecimento das demandas e das necessidades profissionais de nossos colegas biólogos”, frisou sobre a composição do novo plenário considerado muito experiente".

Tadei destacou ainda que nos 28 anos de existência do CFBio, os CRBios cresceram em número de regionais e biólogos registrados de maneira bastante atuante. “Buscaremos expandir mais dentro daquilo que nos comprometemos na nossa plataforma eleitoral”. O discurso pautou também a forma como o processo de globalização está afetando e transformando profundamente as relações e as características do mundo, alterando a forma e o meio de absorção dos profissionais. A formação, a capacitação e a atualização são necessárias para que os biólogos façam uso das modernas tecnologias nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção. “O biólogo do século XXI é aquele que saberá relacionar-se com os demais profissionais nas diversas áreas do conhecimento, atuando como pesquisador, formador, e gestor de sua atividade. Este profissional terá uma visão multidisciplinar e de liderança”, conclui o novo presidente do CFBio.

Nenhum comentário: