quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ARP-ando em Boa Vista

O legal da vida é a gente circular, conhecer gente e amontoar amigos... e o trabalho que escolhi fazer me permite rodar este Brasil inteiro e fazer amigos nos quatro cantos do país. Agora... o lado ruim do trabalho que escolhi fazer é que as relações de trabalho são circunstanciais. Ou seja, ganho na quantidade mas perco a oportunidade de conviver no dia-a-dia com as pessoas. Com qualquer pessoa, porque cada dia estou num canto do Brasil. Então, aprendi a desfrutar ao máximo os momentos que me são concedidos com qualquer pessoa. Afinal, não sei quando terei a chance de encontrá-la novamente. E, mais ainda, a probabilidade de encontrar alguém novamente é baixa considerando minha constante viajação... 

Conheci o Carlos Terossi, de Roraima, em Macapá, no Enfisa Regional Norte 2010 e, hoje, considero ele um amigo muito querido e um profissional responsável, sério, comprometido. Trabalhar com ele Enfisa Regional Norte 2011 foi muito bom e muito leve... quando vim embora depois do evento dele, fiquei me perguntando se teria, no futuro, alguma outra chance de realizar um trabalho em conjunto. E, então, menos de meio ano depois, veio o convite para ir lá para Roraima de novo, para ministrar curso de ARP e Ameaças Fitossanitárias. O curso foi ministrado na Faculdade Estácio Atual, que ofereceu excelente infraestrutura e serviços para nós.

Fiquei muito feliz pela oportunidade de rever meu amigo, por ter conhecido boa parte da equipe da ADERR e repassado parte do trabalho na área de Sanidade Vegetal que venho desenvolvendo nos últimos anos... Roraima tem sido porta de entrada de pragas quarentenárias a partir da Venezuela e da Guiana. Nos últimos anos, entraram mosca-da-carambola, cochonilha-rosada, ácaro-hindu-dos-citros e ácaro-vermelho-das-palmáceas. E há outras tantas pragas logo ali, virando a esquina, como Orobanche, Striga, monília... o Estado precisa, urgente, de mais atenção e mais recursos para implementar ações de prevenção e combate a pragas, sob o risco de pragas de alto potencial de impacto econômico entrarem e se dispersarem no Brasil.

Foi muito gratificante ver os 20 agrônomos que participaram do curso bastante compenetrado nas aulas teóricas e nos exercícios práticos. Ver pessoas idealistas como o Carlinhos dando seu melhor dentro das condições disponíveis me enche de esperança de que um futuro melhor é possível. Semana que vem, lá vou eu de novo botar o pé na estrada para ministrar o curso em Manaus, interagindo com a equipe da Codesav e fazendo novos amigos.












Nenhum comentário: