domingo, 9 de outubro de 2011

Começando a vida com todo o gás

No dia 5 de outubro, completei 40 anos e, desde então, tenho dito que, se soubesse que chegar aos 40 era tão bom, teria vindo mais cedo. Quando paro e comparo o que era a minha vida aos 30 e o que é a vida aos 40, não sinto saudade, não sinto nostalgia... sinto, apenas, que passar pelos 30 foi uma etapa necessária para chegar aos 40. É claro que houve alegrias nos inta... muitas. Muitíssimas. Claro que houve sonhos. Mas foi um período conturbado e de incertezas. A fisiologia mudando, as responsabilidades surgindo, um casamento, muita dúvida sobre o que realmente importa na vida. O grande aprendizado dos 30, sem dúvida, foi a morte, a consciência de que nada dura para sempre e que, apesar disso, a caminhada continua.

Aos 40, conheço meus limites. Parei de dar murro em ponta de faca. Parei de entrar em bola dividida. Parei de perder tempo com o que não tem importância. Aos 40, me dou conta de que metade da vida já passou... ou mais que isso, talvez... já me acostumei com as responsabilidades e elas não assustam mais como assustavam aos 30. Aos 40, já aprendi a voar sozinho e já aprendi a viver cada momento com qualidade. E, sobretudo, já aprendi a diferença entre estar com alguém que precisa da gente e estar com alguém que curte a companhia da gente. E, asseguro, a segunda opção é infinitamente melhor.

Minha felicidade em chegar aos 40 tem a ver, também, com o fato de que sempre desejei ser velha. Diferente da maior parte das pessoas, a velhice não me assusta, pelo contrário... me seduz. A velhice, para mim, é aquela época da vida em que a gente colhe os frutos de tudo o que semeou ao longo da vida. O fato é que venho treinando para ser velha já faz tempo. Até porque não adianta a gente fugir dela... mais cedo ou mais tarde ela vem pra todo mundo mesmo...

Entro nos enta com todo o gás e muito confiante. E grisalha. Tá, tá, tá... todo mundo ri quando digo que estou grisalha, não vamos discutir isso. Agradeço a todos pelo carinho, pela amizade, pela confiança. Espero que possamos todos participar da minha festa de saída dos enta, em 4 de outubro de 2071.

Nenhum comentário: