sábado, 12 de novembro de 2011

Wananos, Ticunas, Yanomamis... e Peruanos!

A Praça Tenreiro Aranha é um ponto legal para comprar artesanato em Manaus. São cerca de 20 quiosques, a maior parte deles atendidos por pessoas de origem indígena. Foi muito legal passar a tarde lá, para conversar e conhecer um pouco da diversidade de culturas e técnicas. Prá quem é paulista (ou mineiro ou gaúcho ou tudo isso junto como eu), índio é índio e ponto final. A gente não tem noção da grande diversidade de culturas e crenças debaixo do rótulo guarda-chuva de 'índio'. Conversei hoje com ticunas, wananos e yanomamis. Agora... além da beleza do artesanato dessas etnias, me chamou a atenção a forte presença do artesanato peruano. Segundo uma das artesãs com as quais conversei, os índios Ticuna (que habitam tanto o Amazonas quanto o Peru) viajam de um lado pro outro trazendo artesanato de lá prá cá. Ouvir isso me fez lembrar na hora da música do John Lennon... 'imagine there's no countries, it's easy if you try'... ticunas são ticunas no Brasil ou no Peru... para quê fronteiras, né?

Agora... se - como eu - você se importa com a procedência das peças, é bom sempre perguntar pro vendedor de onde elas vieram.
Praça Tenreiro Aranha

Arte Wanano

Amo este colorido

Bichos preguiça de Mongulu, acho que é a mesma coisa que miriti

Sous plaits de palha...mandalas maravilhosas
 
Arcos, flechas e paus de chuva

Cestaria Yanomai

Pente de índio

Comprando, ou melhor, investindo no Mercado das Pulgas




Vontade não faltou... 

Cestaria Ticuna



















Peruanos pícaros

Mara, a moça wanana que me vendeu lindas mandalas

Nenhum comentário: