quarta-feira, 2 de novembro de 2011

http://www.facebook.com/MercadoDasPulgas - duas paixões num só lugar

Sou uma pessoa de muitas paixões... muitíssimas... as duas mais evidentes são a tecnologia e o artesanato. A primeira porque permite realizar um sonho de infância: comunicar com pessoas do mundo todo. E a segunda... porque dá um retrato de como as pessoas do mundo todo expressam suas crenças e sua criatividade. Passo horas futricando na internet atrás de novos aplicativos e fico horas em feiras por aí negociando descontos irrisórios apenas pelo prazer de conversar com os artesãos... e foi do casamento destas duas paixões que criei um novo negócio - o Mercado das Pulgas online. Primeiro, eu tinha contratado uma plataforma de comércio eletrônico 'convencional' do UOL + PagSeguro... isso foi em setembro (veja: Arranjando Pulgas prá me Coçar)... mas depois de pesquisar um pouco, resolvi transformar meu novo negócio numa LikeStore.

Ãããããã?

É uma loja online criada usando um aplicativo para Facebook chamado LikeStore.Vantagem 1: se a pessoa já é usuária do Facebook, dispensa que ela faça um novo cadastro, novo login, nova senha... Vantagem 2: é totalmente integrada ao Facebook, ou seja, a pessoa pode curtir, compartilhar e comentar todo o conteúdo e todas as mercadorias.Vantagem 3: se vc usar um outro aplicativo, chamado MoIP (money over IP), dá para fazer toda a transação através do site do Facebook... não bastasse isso tudo, tanto a LikeStore quanto o MoIP são absolutamente fáceis de configurar.

Desvantagem 1: não permite que um mesmo produto esteja incluído em duas categorias. Por exemplo... tenho uma almofada com desenho de passarinhos... ou ela vai para categoria Bichos ou vai para categoria Almofadas... então tem que planejar bem as categorias... Desvantagem 2: Seu conteúdo não aparece em mecanismos de busca e você se torna escravo dos cliques de conhecidos e desconhecidos, seu mundo fica fechado ao universo Facebook.

Bom, se você quiser aumentar a visibilidade do seu negócio, o lance é recorrer a promoções e anúncios... para promoções, existem vários aplicativos também... estou usando o Sorteie.Me... facinho também... ou facim, falando em bom mineirês... facim, facim... vc estabelece a data do sorteio, as condições e pronto... tá rodando... para anúncios, o próprio Facebook disponibiliza aplicativos pagos... coisa de 10-30 centavos por clique.

E o que tem no Mercado das Pulgas? Entra lá e tire suas conclusões: http://www.facebook.com/MercadoDasPulgas

Nenhum comentário: