quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Superpoderes para o Google Agenda

Quando estava na graduação e até mesmo no mestrado, olhava o calendário de papel pendurado na parede do Aldo, onde ele anotava as viagens que ele tinha que fazer e me perguntava 'como é que ele consegue viver desse jeito?'... vinte anos depois, suspeito ter a resposta: não é que ele conseguisse... é que ele fazia e faz porque não tinha opção mesmo. Pelo menos, é o que sinto com relação à minha própria agenda, que acabou ficando igual à dele... cheia de quadradinhos pintados para assinalar 'out of office'. Não é algo de quê me orgulhe, mas também não é algo que eu odeie. É assim que a vida é, cada um com suas obrigações e a minhas incluem viajar, viajar e viajar. E o que faço quando viajo, viajo e viajo? Simples: eu converso, converso e converso. Com cada pessoa um assunto diferente, um projeto, um evento, um processo... ainda bem que agora existe o Google com todas as suas ferramentas que aumentam e muito minha capacidade de administrar informações...

Uma das que eu e o pessoal da equipe mais usamos é o Google Agenda. Nela, eu e o povo colocamos meus compromissos e o assunto que tenho que falar com cada pessoa que vou conversar em cada lugar para o qual viajo. Facilita muito. Agora, o que eu não sabia e aprendi apenas ontem foi que o Google Agenda tem um laboratório de aplicativos que dão a ela superpoderes incríveis. O que mais gostei foi o que permite anexar documentos. Prá quê?

Por exemplo... amanhã, tenho uma reunião na Representação Diplomática de Taiwan... ao invés de chegar lá na hora e ficar procurando arquivos no meu computador, posso anexar os documentos que vou precisar no compromisso. Pode ser documento do Google Docs (planilha, texto, apresentação, etc) ou documento do meu computador. Ou seja: organiza as ideias e permite que a reunião aconteça mesmo na ausência do meu computador, pois os arquivos estarão lá, na nuvem do Google.

Ii desu nê?* Taí a dica... para habilitar, basta procurar o link para o Labs e escolher o superpoder que você quer conferir à tua agenda. Agora que já sei como o Aldo vivia com aquele calendário cheio de quadradinhos de 'out of office', a minha dúvida é 'como é que o Aldo vivia sem o Google naquela época?'...

*bom, né?

Nenhum comentário: