terça-feira, 1 de maio de 2012

Entre tartarugas, arraias e tubarões - uma tarde no projeto Tamar

Em outubro de 2009, visitei o projeto Tamar no Guriri, ES. Foi incrível. Não imaginava que houvesse tartarugas tão grandes assim, fiquei muito impressionada na época... agora... semana passada, visitei a sede na Praia do Forte. Sou meio que nem criança. Posso ver o mesmo filme dez vezes e me encantar em todas elas. É incrível! Além das carapaças e dos tanques com tartarugas, tinha um tanque de arraias (uma delas era enorme, devia ter perto de 1 m de largura) e um tanque com cinco tubarões lixa... a gente podia acompanhar o tratador dando comida para eles e até passar a mão nos bichos. E, de quebra, na saída, encontramos um pessoal da equipe do Projeto trazendo um peixe sol gigantesco e super colorido... peixe de águas profundas, foi pego por acidente a 8 km da costa.

Lembro que quando fui a Orlando pela primeira vez, ficava me perguntando o que poderíamos fazer no Brasil se tivéssemos dinheiro e vontade política para investir em turismo. Acho que a sede do projeto Tamar na Praia do Forte responde, parcialmente, à minha pergunta. Com nossa megadiversidade e megacriatividade, poderíamos fazer muito mais do que fazemos se tivéssemos um pouco mais de investimento e até amor pelo país.  

Passeio inesquecível...
Tinha visto em Guriri, mas é sempre impressionante
Os tubarões lixa têm a boca ventral... e durante o horário de alimentação, os turistas podem passar a mão neles, com supervisão do tratador. Depois vou escanear a foto que o pessoal do Projeto tira da gente passando a mão no tubarão...
Entendi, neste passeio, como é formada a carapaça da tartaruga... não me lembro de ter aprendido isso na faculdade...
O peixe sol (o grandão). Uma moeda de 50 centavos seria do tamanho da íris dele. Quase 40 kg de peixe!

Nenhum comentário: