terça-feira, 22 de maio de 2012

Muito se engana quem pensa que é dono da própria vida...

Sou bastante ligada em tecnologia, principalmente por trabalhar em redes sociais e por entender o poder delas como ferramentas para me comunicar com amigos e parceiros de negócios. Então, vira e mexe gasto algumas horas fuçando e aprendendo novas ferramentas.

Hoje, me deparei por acaso com uma desenvolvida pela Intel. Chama-se WhatAboutMe. Extremamente fácil de usar. Você entra lá com seu perfil do Facebook, autoriza o programinha a acessar seus dados pessoais e................. voilà!! Ele gera uma imagem que pode ser baixada e compartilhada e que mostra, em linhas gerais, o seu comportamento na rede. As pessoas com as quais você interage mais, os assuntos favoritos (no meu caso, é óbvio que tinha que ser tecnologia, com 37% do conteúdo postado), o tipo de conteúdo que você posta (ou seja, se vc gera conteúdo próprio ou apenas copia de outras fontes), etc... 



E aí? Sua vida offline pode até pertencer a você mesmo (e aos vizinhos e colegas fofoqueiros de plantão heheheheheeh)... mas pode ter certeza de que tem gente que sabe muito mais sobre a sua vida online do que você mesmo. Essa imagenzinha bonitinha que eles geram 'de graça' para você muda o tempo todo. É só uma polaroid (para quem não sabe, polaroids eram máquinas de fotos instantâneas que eram o xodó na década de 1980) da sua vida. Pode ter certeza de que lá nos servidores do Facebook o teu perfil está sendo analisado 24h por dia para saber que propagandas serão apresentadas a você. Sacanagem? Não... apenas o maior fofoqueiro da história fazendo uso inteligente da  informação. Admirável.

Nenhum comentário: