domingo, 27 de maio de 2012

Enfisa 2012 - Etapa 3/4 OK!

De 8 a 10 de maio, aconteceu a terceira etapa do ENFISA 2012, em Teresina. Infelizmente, RN e SE não puderam participar, o que torna a reunião incompleta. Mais ou menos que nem quando falta alguém da família numa festa porque é um pessoal que vem trabalhando junto há tanto tempo que  a gente sente falta. Mas os que foram fizeram uma ótima reunião, com a coordenação do Chicão e do Carlos Venâncio. 

Para quem não conhece Teresina, deixe-me contar que a cidade é muito mais do que um lugar muito quente. Sim, porque quem não conhece só sabe isso. Que é quente. Fato imutável. Podem mudar prefeito, presidente ou o que for, isso vai ser assim com certeza por alguns milhões de anos ainda. Para não dizer que para sempre pois para sempre é tempo demais. Mas deixe-me contar que no horizonte de tempo que a gente consegue perceber, Teresina mudou demais desde 1998. Acho que já comentei isso no outro post no ano passado. Mudou muito, parece outra cidade. Tem coisas lá que nunca vi em lugar nenhum do Brasil, como o mirante da Ponte Estaiada, por exemplo. Tem restaurantes maravilhosos como a rede Favorito e até Coco Bambu. Sim! Se você acha que Coco Bambu só tem no Brasília Shopping, está muito enganado. Tem Coco Bambu em Teresina e é tão bom quanto o de Brasília. Bom, foram 5 dias lá comendo muito bem. 

Além da comida e da Ponte Estaiada, Teresina (e o Piauí) tem uma cultura regional riquíssima, que se manifesta na sua música e no seu artesanato. E nosso anfitrião fez bonito trazendo um artista da terra para cantar para nós no final de um dia de trabalho e levando o pessoal para conhecer o polo ceramista do Poty Velho. Ele fez valer aquele velho ditado 'make it happen, I'll make it worth'. Com certeza, quando estivermos realizando o vigésimo ENFISA, todos ainda vão se lembrar da música, da comida e do artesanato do Piauí.

Prá terminar, quero registrar uma fala do Vagner Ribeiro, que é o músico que foi lá mostrar o que o Piauí tem de mais bonito. Conta ele que perguntaram a um senhor velhinho, velhinho chamado Porfírio de Souza qual o segredo da longevidade. Mestre Porfírio respondeu 'são 3 coisas: não pegar o sereno da meia-noite nem o sol a pino do meio-dia... e quando tiver uma confusão por aqui, você passa por acolá'. Sábio, não? 


Três dias de reunião
Foto oficial
Passadinha no Mirante da Ponte Estaiada
Com Fernando Marini (SINDAG), Filomena Carvalho (AGED), Tito Carneiro (ADAGRI), Juliana Carnaúba  (ADEAL) e Sílvio Varejão (ADAGRO) vendo Teresina lá de cima do Mirante. 130 m de altura e visão 360 graus.

Vagner Ribeiro animou o pessoal

Toda reunião deveria terminar assim! Vou sugerir à comissão do Enfisa do ano que vem que isso conste em regimento: 'ao final do dia de trabalho, o anfitrião deverá oferecer uma atração cultural para relaxar  e integrar os participantes'.


Nenhum comentário: