domingo, 27 de maio de 2012

Centro de Artesanato Mestre Dezinho

Em 1998, fui a Teresina para visitar as áreas de fruticultura irrigada. Era um programa do DSV para monitoramento de moscas-das-frutas. Na ocasião, visitei o Centro de Artesanato Mestre Dezinho, mas não lembrava dele assim tão bonito nem tão organizado. Ali, tem uma amostra do artesanato de todo o Piauí, com a cerâmica da Serra da Capivara, a joalheria com opala, a presença (onipresença) do buriti em cadeiras, cestas, peças de decoração, muita madeira entalhada, cerâmicas maravilhosas. Desnecessário dizer, mas minha casa agora está parecendo a Embaixada do Piauí em Minas Gerais, né?


Esta é uma obra que mostra a fauna pré-histórica do nordeste brasileiro, com o mastodonte, o tigre dente-de-sabre e a preguiça gigante. aparece no topo um homem, mas é bom dizer que o homem surgiu na América muito tempo depois desses bichões terem sido extintos.


Lindos, em peça única de madeira.

  
Sei que são apenas reproduções ou recriações em cima do que está nas paredes das cavernas na Serra da Capivara... mas isso não tira a beleza estética das peças nem muito menos a minha vontade de ir lá ver ao vivo na Serra da Capivara.

Nenhum comentário: