Há mais ou menos um ano, encerramos uma etapa do projeto 'Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária', que foi o mapeamento de tecnologias e competências existentes no Brasil. Foi gerado um relatório impresso com fichas tecnológicas em powerpoint que mostravam o que estava em desenvolvimento nas universidades e centros de pesquisa e com aplicação em Defesa Agropecuária. Ficou bom, claro que ficou. Mas ficou limitado, pois um diretório em powerpoint/pdf é algo praticamente 'incompartilhável'. 40 Mb não é algo que se mande por email. Não é algo que se coloque para download... e o pior de tudo - é algo engessado, que não permite recursos de interatividade. Ninguém pode comentar, ninguém pode linkar, enfim, é algo congelado. Você joga ele no mundo e nunca ninguém mais modifica.
Mas, como eu sou brasileira (e muito brasileira!), fiquei com isso martelando na cabeça. Meu eterno sentimento de 'poderiasermelhorismo' não me deixou em paz um dia sequer. Até que, por ocasião da Conferência, pensei que seria o momento para colocar tudo online num sistema interativo. Passei as coordenadas para o PC (da Razz), que desenvolveu o sistema online em tempo récorde. O sistema foi alimentado pela Sofia e pela Amanda em tempo mais récorde ainda.
Vale a pena dar uma folheada virtual nesse diretório - aí tem tecnologias como língua eletrônica, fruta biônica, vasectomia em massa em insetos, etc. São mais de 200 tecnologias descritas, com possibilidade de usuários do mundo todo inserirem mais conteúdo e comentarem o conteúdo existente. Tudo web 2.0.
Acesse: www.inovadefesa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário