Passei os últimos quatro dias em Sampa que deveria ganhar o título de capital brasileira da gastronomia. Se é que já não ganhou. Dois episódios gastronômicos da semana.
Japonês para mim é rotina... então aproveitando uma noite livre, resolvi fugir da rotina e cometer um pequeno pecado e fui comer no Ganesh. O Ganesh é um restaurante indiano no Shopping Morumbi. A comida é maravilhosa e o cardápio é uma aula de cultura geral. Comi sete tipos de chutneys (pastas) - de manga, beringela, coentro, coco, banana, gengibre e maçã... difícil dizer qual o mais gostoso... com o pão indiano que é assado na hora no forno tandoor e um bolinho que parece uma almôndega mas tem recheio de queijo e um sabor totalmente diferente... isso pra começar... o prato principal foi pato com curry e maçã, acompanhado de arroz pilao. Veja aqui sobre o forno tandoor. Comendo e cantando... gracias a la vida que me ha dado... tudo maravilhoso, needless to say que a Índia está na lista dos meus sonhos de consumo, né?
E de sobremesa... não, não, não comi a sobremesa do Ganesh... a sobremesa estava no hotel me esperando - uma caixa de chocotejas. Tejas são doces típicos peruanos (ver receita) e quando feitas com chocolate levam o nome de chocotejas. A consistência inicialmente lembra a das trufas, mas depois vc percebe que é menos densa... o sabor também é mais delicado que o da trufa. Como se fosse um brigadeiro mole... com recheio de passas, figo ou pecã... e recobertos com chocolate ao leite. Vieram diretamente do Peru, me las trajo un querido amigo ecuatoriano que está a negocios en Brasil. Imperdíveis. E vamo que vamo. Vivendo a vida que vale a pena ser vivida!
1. O forno tandoor, com pães indianos assando na parede do forno. Para assar carne, colocam-se os espetos de pé no forno. Ah, o carvão em brasa fica no fundo e o forno é feito de barro.
2. Uma chocoteja. Além de deliciosa, a apresentação é linda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário