quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Brasil já pode importar castanhas de caju oriundas de Gana

O produto final de uma análise de risco de pragas é uma instrução normativa que estabelece os requisitos fitossanitários a serem cumpridos pelo país exportador. No ano passado, trabalhei com a Danúzia e o Luiz Henrique em quatro ARPs para importação de castanha de caju de países africanos. Funciona assim - alguém (empresa ou pessoa física) interessado em importar um material solicita a ARP ao MAPA e indica um centro colaborador para essa finalidade, no caso a Agropec, que é credenciada desde 2004. A Agropec realiza duas etapas da análise, que vão subsidiar o MAPA com informações para o estabelecimento de requisitos fitossanitários para importação. Esses requisitos são discutidos com o país exportador e, uma vez acordados, são publicados em Diário Oficial da União.

Semana passada, saiu em DOU a primeira IN, que estabelece os critérios para importação a partir de Gana. É um trabalho muito gratificante, pois contribui para que as medidas fitossanitárias sejam propostas com embasamento técnico e são suficientes para proteger o país importador contra a entrada de novas pragas. Estou feliz, muito feliz.

Agradeço ao Sindicaju e especialmente ao meu amigo Cezar Rocha, pela confiança e parabenizo o DSV/MAPA pela agilidade deste processo.

Um comentário:

MVS disse...

Pois então, parabéns Regina!
Super bj e até amanhã ai em BH
Stilo.Abarth é o Marcus Vinícius, só pra te lembrar rsrsrs