domingo, 14 de agosto de 2011

Disney? Nãooooooooo! Manaus, sempre Manaus!

Estar em Manaus traz prá mim sempre a sensação de voltar a um ponto inicial. Sim, afinal, foi para lá minha primeira viagem de avião aos 16, minha primeira viagem sem um adulto para tomar conta de mim, minha primeira viagem para a região Norte... já na época, eu dava sinais claros de que era meio 'diferente' pois preferi ir para lá ao invés de ir para a Disney... isso, há quase 25 anos, era prá lá de esquisito em um adolescente... mas, para mim, era algo muito natural querer conhecer meu país e o maior rio do mundo... Como o trabalho começava na segunda-feira de manhã, optei por ir no domingo cedo, de forma que poderia aproveitar a parte da tarde fazendo um passeio. E assim foi. Pela terceira vez, lá fui eu ver o encontro das águas dos rios Negro e Solimões... ver bicho preguiça, jiboia, jacaré... e me apaixonar pela enésima vez... amo muito a região Norte do Brasil, tudo tão grande, tão sui generis, tão desafiador...

Estação Hidroviária do Amazonas. Aqui, você pode contratar um barco ou lancha e fazer passeios em grupos ou individuais.

Mercado do peixe - aqui é onde se entrega e comercializa o que sai de dentro desse riozão.

Paradinha para ver a floresta com árvores imensas - samaúmas, castanheiras e um sem número de espécies...

Samaúma... não sei dizer quantos metros tem essa árvore... talvez uns 30... 40... é a que se chama no México e América Central de ceiba... disse o guia que os índios batem no tronco e o som ecoa por uns 5 km e esses sons são usados para comunicação. Telefone da selva...

Raízes da samaúma

Posto de combustível flutuante. Existem às dezenas na proximidade de Manaus.

Paradinha para ver as vitórias régias.

Antes, havia muitos barcos e casas com bichos da selva prá gente conhecer e tirar foto... agora, sobraram poucos por motivos óbvios... eu penso o seguinte - turista gosta de ver os bichos de perto e, antes de proibirem, as autoridades deveriam criar uma estrutura tipo um zoológico flutuante, why not?

Quem é que não se encanta com este bicho?

Em algum lugar nesta foto tem um bicho preguiça...

Nenhum comentário: