domingo, 21 de agosto de 2011

Batendo perna (e foto) no Centro Histórico de Manaus

Hoje já é dia 28, já faz duas semanas que estive em Manaus e ainda não consegui ainda postar as fotos do centro da cidade... mas é que agosto foi brabo...

Manaus foi fundada no século XVII e teve seu auge no ciclo da borracha no século XIX... é dessa época a construção de um teatro que, na minha opinião, é um dos mais lindos do Brasil. Não que conheça muitos... mas o de Manaus é realmente de tirar o chapeu. O que mais impressiona é a cúpula, que tem um mosaico muito rico... pelo que li, ele é formado de 36 mil peças trazidas de Paris. Um luxo.

Bem em frente ao teatro, tem o Monumento pela Abertura dos Portos às Nações Amigas, inaugurado em 1900, por ocasião da abertura dos portos do Rio Amazonas ao comércio internacional. É lindo e tem tudo a ver com as ideias que circulam no espaço entre minhas duas orelhas atualmente... mas... me chamou a atenção a presença de apenas 4 barcos: Evropa (não é erro, não... antigamente se escrevia assim), Ásia, África e América... a Oceania não aparece... não consegui uma boa explicação para isso ainda...

E do lado, a Igreja de São Sebastião, também do final do século XIX... paradinha para pensar na vida e em tudo de bom que ela tem me proporcionado... a Alessandra me contou que a igreja só tem uma torre porque a outra foi perdida...

Início da caminhada do Porto ao Teatro - este é o Prédio da Alfândega. Como muitos outros em Manaus, o projeto e todo o material foi trazido de navio da Europa.

Teatro Amazonas, com sua cúpula maravilhosa. Fico me perguntando quem foi o obstinado que levou a cabo o projeto desse mosaico...

Monumento pela Abertura dos Portos às Nações Amigas, do escultor italiano Domênico de Angelis, em mármore, granito e bronze. Detalhe para os psicitacídeos que, ao vivo, eram bem verdinhos... pena que a foto ficou meio sem cor...
Cúpula da Igreja de São Sebastião, a pintura foi trazida pronta da Itália.
Alessandra, da Codesavm coordenadora do Enfisa Regional Norte 2012, minha professora sobre Manaus!





Ler mais sobre o Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião

Nenhum comentário: