sábado, 21 de novembro de 2009

Por isso essa força me leva a cantar...

Sinto-me feliz. Mas não daquela felicidade adrenalinada, do tipo Erasure (I feel so extraordinary, something's gotta a hold on me, I've got this feeling I'm in motion a certain sense of liberty...)... nem New Order (I feel fine I feel good I feel like I never should whenever I get this way I just don't know what to say why can't we be ourselves like we were yester?)... é uma felicidade assim gostosinha, meio MPB... com aquela certeza tranquila de que tudo dará certo. Meio Caetano... é, meio Roberto...




Força Estranha

Eu vi um menino correndo
eu vi o tempo brincando ao redor
do caminho daquele menino,
eu pus os meus pés no riacho.
E acho que nunca os tirei.
O sol ainda brilha na estrada que eu nunca passei.
Eu vi a mulher preparando outra pessoa
O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga.
A vida é amiga da arte
É a parte que o sol me ensinou.
O sol que atravessa essa estrada que nunca passou.
Por isso uma força me leva a cantar,
por isso essa força estranha no ar.
Por isso é que eu canto, não posso parar.
Por isso essa voz tamanha.

Eu vi muitos cabelos brancos na fronte do artista
o tempo não pára no entanto ele nunca envelhece.
Aquele que conhece o jogo, o jogo das coisas que são.
É o sol, é o tempo, é a estrada, é o pé e é o chão.
Eu vi muitos homens brigando. Ouvi seus gritos
Estive no fundo de cada vontade encoberta,
e a coisa mais certa de todas as coisas.
Não vale um caminho sob o sol.
E o sol sobre a estrada, é o sol sobre a estrada, é o sol.
Por isso uma força me leva a cantar,
por isso essa força estranha no ar.
Por isso é que eu canto, não posso parar.
Por isso essa voz tamanha.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ah, eu preciso ver isso também!!!

Depois da visita ao projeto Tamar no ES, fiquei apaixonada por tartarugas marinhas. 'Tenho' que ver ao vivo um bicho desse... que nem meu amigo Du Lino, de Maceió, vejam a maravilha que roubei do orkut dele:

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Achei que era o Bixiga, mas era o Trastevere



O Trastevere é conhecido como uma área boêmia de Roma. Tem dezenas ou centenas de bares e restaurantes, lojas, lojinhas, gente vendendo coisas na rua... e uma atmosfera gostosa. Aos domingos tem um mercado de pulgas que, infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer desta vez.

Fui lá para jantar na última noite em Roma, com Marco (Brasil), Beatriz (Uruguai) e Guillermo (Argentina). A caminhada foi imensa, com direito a se perder nas ruelas e becos do Trastevere. Por fim, escolhemos uma dessas cantinas italianas que fazem a gente se sentir no Bixiga em São Paulo hehehehehehehehehehe

A comida estava ótima e o papo também. A única coisa que me chocou nessa noite foi quando um grupo de italianas entrou no restaurante. Eram umas 6-8 mulheres, elas escolheram a mesa próxima à nossa. Não sei se chegaram a se sentar pois eu estava de costas para elas... só sei que de repente todas resolveram sair com uma cara de quem comeu e não gostou. Não aceitaram comer no restaurante pois os garçons não eram italianos. Eram dois indianos muito simpáticos.

Alguém me falou depois que isso pode ter sido motivado por uma revolta pelo fato de imigrantes estarem tomando vagas de trabalho dos italianos. De qq forma, achei prá lá de uncivilized. E depois os underdeveloped somos nós, né??? Nessa hora me dei conta que não estava mesmo no Bixiga!

A RIT DA é um dos melhores sites em agricultura, alimentos e agronegócios do mundo!!!



Em levantamento publicado pela Farmsphere em 16/11, a Rede de Inovação Tecnológica foi mencionada como uma das 100 melhores redes sociais sobre Agricultura, Alimentos e Agronegócios no mundo, na categoria de Pesquisa & Desenvolvimento. É a única rede social em Português e a única brasileira a constar dessa lista. Parabéns ao professor Evaldo Vilela, idealizador da RIT DA e aos colegas da equipe pelo empenho em fazer a ideia 'pegar'. E, claro, obrigada aos membros e apoiadores da rede, que a alimentam com notícias e fazem dela um espaço útil para compartilhamento de informações. É um privilégio muito grande fazer parte desse processo.

domingo, 15 de novembro de 2009

Uma figurinha prá lá de fácil

Recebi ontem com surpresa e alegria muito grandes uma msg de um amigo de quem há muito tempo não tinha notícias. Uns 10 anos ou mais... nesse tempo, eu me casei e descasei, mudei de casa 3 ou 4 vezes, mudei de cidade e de estado... ele, por sua vez, casou pela terceira vez, fez um mestrado, um doutorado, teve mais um filho e separou pela terceira vez.

Aí, fiquei pensando... será que foi difícil ele me achar? Então me auto-googlei e vi que se existisse um índice de googleability, o meu estaria bem alto: 2117 resultados usando 3 argumentos de busca:

"regina sugayama" 1760
"regina l. sugayama" 155
"regina lucia sugayama" 202

Ou seja, só não me acha quem não quer mesmo... bom, isso de forma alguma tira a alegria do 'reencontro'. Valeu, Xande, bom demais ter notícias tuas!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

"Não sou nada, nunca serei nada...

Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

(Álvaro de Campos)

Estes versos vieram à minha cabeça quando cruzei as colunas que ladeiam a Piazza San Pietro e dei de cara com a praça numa quinta-feira ensolarada de novembro. Não sei como outras pessoas se sentem, mas eu me senti nada. Num lugar desses, a gente toma noção do quanto a nossa vida é efêmera.

Pisar no chão onde - dizem - está sepultado o apóstolo Pedro, ver esculturas e pinturas que só conhecia em livros de história... relembrar fatos da história recente do mundo... daria para ficar dias e dias e dias olhando cada coluna, cada pintura, cada altar... fica a lembrança, e o sonho de voltar logo.





quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Click2Map - mais uma ferramenta web 2

Aprendi ontem a utilizar o Click2Map para gerar mapas interativos e multimídia. Vejam mapa dos participantes da reunião do Standards Committee.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Será que a gente tá tão ruim quando pensa?

A gente tem falado tanto em Defesa Agropecuária, na falta de comprometimento do povo brasileiro com a causa... da falta de conscientização, de esclarecimento... mas olha... tirando uma base pelas campanhas nos setores de desembarque em aeroportos, me arrisco a dizer que o Brasil se preocupa mais do que a França e a Itália... na França não vi sequer um cartaz alertando para restrições de bagagens... apenas no avião avisaram que era proibido ingressar com qq tipo de alimento... deixei meu chocolate e minha barrinha de cereal no avião pensando que teria minha bagagem inspecionada, vasculhada e virada do avesso na chegada... mas não teve nada disso. E em Roma vi dois cartazes, bonitinhos até... relativos à restrição de entrada de produtos de origem animal e de animais de companhia vivos. Não tinha nada que falasse sobre plantas, sementes ou produtos de origem vegetal...


domingo, 8 de novembro de 2009

Na Cidade Eterna


Passagens aéreas: 2.700 reais. Sopa de cerveja: 20 reais. Ver milhões de pássaros dançando no céu de Roma: não tem preço!!!

Cheguei hoje na hora do almoço a Roma, onde trabalharei nos próximos cinco dias. A primeira sensação é de estar mais em casa aqui do que em Paris. As pessoas parecem mais amigáveis e as cores são mais presentes.

A cidade é um museu a céu aberto. Não importa para onde vc olhe, vai encontrar uma ruína, um mosteiro, uma basílica... tudo tem história. Nosso hotel fica no Monte Aventino, uma das sete colinas de Roma i oggi dopo di mangiare fui dar uma voltinha no Aventino guiada pelo Odilson e pelo Marco. Fomos presenteados com nuvens gigantes de pássaros... acho que não eram andorinhas pq não tinham o rabo das andorinhas... mas sei que eram milhões... elas vinham de trás do Jardim das Laranjeiras e iam em direção à Basílica de São Pedro num balé impressionante. Foi emocionante. Molto.

Fotos:
1. Via San Anselmo, onde fica nosso hotel (Major Aventino). Sente as cores!!!

2. Vista do Terraço do Jardim das Laranjeiras.

3. Com Odilson e Marco, os dois brasileiros que participarão da reunião da CIPV. Bom, no caso, o Odilson além de participar presidirá a reunião.

4. Odilson, Marco e San Alselmo ao fundo




Um dia de turista em Paris

Gosto de viajar. Aliás, adoro viajar. A possibilidade de ver ao vivo as coisas que aprendi na escola ou nos filmes me fascina. Agora, eu não gosto de fazer aqueles passeios de turista, com guia nem roteiro... gosto de ir... aonde minhas pernas me levarem. Hoje estou em Roma, mas ontem passei o dia em Paris. Achei que seria sacrilégio apenas passar por Paris sem me dar a chance de dar uma andadinha que fosse na cidade... minha andadinha durou 7 horas... com direito a Torre Eiffel, Notre Dame,
ruas de comércio badaladíssimas, cafés, bistrôs e por fim o Louvre. Na torre deu para subir, na igreja deu para entrar e até acender uma velinha... no comércio deu para fazer umas comprinhas... mas no Louvre não deu para ver nada a não ser a área externa... bom, foi emocionante o suficiente. Já tinha perdido a esperança de ver (claro, pq fui sem mapa, sem rumo, nem sei como cheguei lá).

Fotos:
1 e 2: Carésimo demais... maçãs a 2,60 e figos a 8,90... o kg! Tinha também caqui a 4,20 euros e outras ofertas de ocasião...

3 e 4: A Torre Eiffel... vista do alto da torre e na base da torre. É claro que eu tinha que subir até o terceiro 'andar', que fica láaaaaaaaaaaaaaaaa no alto. Ela tem, no total, 320 m. A primeira parada tem restaurantes e fica a 57 m do chão. A segunda (de onde foi tirada a segunda foto) fica a 115 m e a terceira fica a 276. Nada demais, o equivalente a um prédio de uns 80 andares. Mas vale a pena.

5 e 6: Notre Dame: A igreja é do século XII. É linda. Por fora e por dentro. Gosto de visitar lugares sacros, não tanto pela arte que eles contêm mas pelo ambiente. Cheguei a Notre Dame de metrô. Quando saí da estação e dei cara com a igreja gigante (se não me engano a torre tem 80 m de altura) não deu para não me emocionar. E quando consegui entrar depois de uma longa fila... foi como chegar em casa depois de um dia de trabalho.

7: Mais um dos incontáveis prédios antigos no centro de Paris. Não sei do que se trata, se alguém souber, por favor, me diga...

8 e 9: Museu do Louvre, um super hiper mega museu de arte. Não cheguei a tempo de entrar para ver as coleções. Aliás, nem que tivesse dedicado o dia todo ao Louvre teria tido tempo de ver as coleções, que são imensas. Fica prá próxima...









sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Indo prá Itália

Depois de nadar no Atlântico, conhecer o Oceano Pacífico e o Índico, chegou a hora de conhecer o mar Mediterrâneo. Tô indo hoje para Paris e de lá saio domingo para Roma, com direito a paradinha em Frankfurt. Paris é passeio. Tirar foto na Torre Eiffel, passar pelo Arco do Triunfo e curtir a atmosfera da cidade... Roma é trabalho. Reunião do Comitê de Normas da Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV ou IPPC). A CIPV é o organismo internacional de referência da OMC em tudo o que se refere a Sanidade Vegetal. Ela normatiza assuntos como Análise de Risco de Pragas, trânsito, quarentena, programas de erradicação, etc. Nunca me imaginei participando de uma reunião da CIPV e isso me deixou muito, mas muito contente! Com certeza será um curso intensivo e muito rico. Obrigadíssima ao Odilson que é uma pessoa que admiro muito.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ainda a Monilíase



Antes eu tinha vendido a alma para o Google. Agora vendi metade das ações da minha alma para o Webnode. É um sistema para criação de sites gratuito. Muito fácil de usar, interface super hiper intuitiva e amigável. Agora faço tudo lá.

Para o curso de Emergência Fitossanitária, desenvolvi um sitezinho para disponibilizar os arquivos e links consultados. Assim, fica guardada a memória, os alunos podem consultar... ou quem mais quiser.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Todos contra a monilíase


Participei neste final de semana de um curso promovido pela ADAB sobre emergência fitossanitária. A Agência está alerta com a eminente entrada do fungo causador da monilíase do cacaueiro no Brasil. Também pudera... trata-se de uma doença altamente agressiva, dizem que até mais agressiva que a vassoura-de-bruxa. Eram cerca de 40 alunos da ADAB, Ceplac, MAPA e EBDA, representando vários estados... todos muito comprometidos em encontrar medidas para prevenir a doença. Trabalhei com eles o assunto de Análise de Risco de Pragas, focando na avaliação de risco. Novos amigos, velhos amigos, a vida é boa demais. Obrigada aos meus ex-alunos da ADAB pelo convite, foi um prazer estar novamente com vcs!