"Toda viagem deveria oferecer oportunidades para uma maior compreensão de si - e, na verdade, muitos livros de viagens são autobiografias disfarçadas: livros sobre o viajante, e não sobre o lugar" (Paul Theroux)
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Obaachian, tadaima!!
Estou desde ontem escutando a música que o Ricardo me mandou e tentando pescar palavras... o título... eu até tinha entendido... toire = toilet... kamisama = deus... no = deus... mas não conseguia entender por que cargas d'água haveria um 'deus do banheiro'... e então encontrei este blog: Monja Isshin. Ontem eu já me emocionava com a música... com meu parco entendimento de japonês... mas hoje, lendo a letra traduzida... não dá para não chorar mesmo! Minha Batian nunca falou sobre essa Deusa do Banheiro, mas ela sempre me ensinou e ensina muitas coisas... ela é sempre muito disposta e com seus 80 e muitos anos ainda diz... 'quando eu ficar velha'... Eu também quero envelhecer com essa animação e com essa saúde toda. E com esta capacidade de se reinventar sempre.
Post do blog Monja Isshin:
Uma das coisas que admiro na música popular japonesa é que volta e meia descubro uma música cuja letra é uma simples expressão de gratidão, um sentimento tão desvalorizado e ignorado aqui no Ocidente – e tão importante na nossa prática.
Recentemente, encontrei esta música, que fala até de uma das práticas mais importantes no Zen – uma prática que, nos mosteiros, é reservada para o Líder dos Noviços (shuso) – a limpeza do banheiro.
A cantora Kana Uemura, quando criança, morava com a avó e ajudava na limpeza da casa. No início ela não queria limpar o banheiro, mas a avó contou que existia uma “deusa do banheiro”, e se ela limpasse o banheiro direitinho, poderia ficar bonita como a deusa. Assim, a moça passou a cuidar bem do banheiro.
O mais interessante é que ela cresceu para ser uma mulher bem bonita, como pode ser visto neste vídeo – será que existe mesmo esta “deusa do banheiro”?
Marcadores:
família,
Gratidão,
Haruko Sato,
Japão,
Ricardo Cezar Sato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário