domingo, 18 de outubro de 2009

Brasileira, sim! E com muito orgulho!!

Com esta minha cara, nunca fui vista como brasileira pelos brasileiros principalmente por ter morado nos últimos 12 anos em lugares onde japoneses são considerados bichos raros... e o pior de tudo é que, com este meu jeito, nunca fui vista como nihonjin pelos nihonjins... falo alto demais para nihonjin, sou tímida de menos para nihonjin... mas como sentir-se realmente brasileira com esta cara e este sobrenome? Mas o fato é que, cara e sobrenome à parte, eu sou brasileira de coração. Meus laços com o Japão são bastante tênues e limitam-se a alguns valores trazidos de berço e a um conhecimento extremamente limitados de língua e cultura japonesas.

Bom, independente de qq coisa, eu amo o Brasil. Ele pode ter todos os defeitos do mundo, podem falar o que quiserem dele... mas eu amo ele. Amor é assim. A tudo perdoa. Nunca fui daqueles turistas deslumbrados que vão para o exterior e voltam para casa pensando que lá é melhor que cá. Pelo contrário. Cada vez que eu saio do Brasil retorno com meu amor redobrado...

E amo o Brasil como um todo. Sem a lente distorcida de quem nasceu e se criou no eixo sul-sudeste do país. Aos 16 anos troquei uma viagem para a Disney ganhada numa aposta por uma viagem para Manaus. Queria ver a selva amazônica, os rios gigantescos... Amo a Amazônia, penso que todo brasileiro deveria ganhar no nascimento uma passagem para conhecer o pantanal e que um roteiro pelo nordeste (das praias ao sertão) deveria fazer parte do plano de vida de todo mundo.

Tenho a sorte e a felicidade de ter escolhido um trabalho que me permite viajar pelo país. Sou feliz por ter conhecido o Chuí depois de horas e horas e horas de carro por uma paisagem uniforme (foi uma ideia infeliz, mas eu precisava fazer isso, minha brasilidade me obrigava a isso... meu ex me perdoe, por favor)... e de ter ido a Rio Branco... a Belém... e a várias cidades do nordeste conhecer as rendeiras, as bordadeiras, o sertanejo... é um país lindo demais. Talvez esta diversidade toda que tanto me encanta faz com que a gente não tenha um sentimento de coesão, de ingroup e consequentemente de outgroup... talvez isso garanta nosso caráter pacífico e que a todos acolhe de braços abertos.

Estou no aeroporto a caminho de João Pessoa. Li hoje que é o ponto mais oriental do Brasil. De lá vou para Brasília, Vitória e São Mateus... ou seja, vai ficar faltando passar por apenas 6 estados brasileiros... acho que vai dar tempo antes dos 40 anos de completar esse roteiro!! Sou que nem a TAM - orgulho de ser brasileira!



Nenhum comentário: