terça-feira, 31 de março de 2009

Cada dia é uma novidade...

A vida é um aprendizado constante... e isso nunca foi tão verdade quanto agora em tempos de web 2.0. Hoje, aprendi com a Sofia Iba e o Augusto (nosso mediador no TEIA) a trabalhar no USTREAM.TV. Através desse site, é possível transmitir vídeo em tempo real através da internet totalmente de graça. Ao final da transmissão, pode-se gravar o arquivo e disponibilizá-lo através de Youtube ou qualquer outro site. Pode-se também agregar recursos de interatividade durante a transmissão através de bate-papo. Impressionante. Tô aqui cantando... 'vc me pergunta pela minha paixão, digo que estou encantanda com uma nova invenção... eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação................'

Vamos lá, um pouco de música para animar este fim de tarde...


Ainda o Twitter...

Começo a entender... e a enxergar utilidade... é possível atualizar o Twitter através do celular (sim, isso eu li que é possível, mas ainda não aprendi a fazer)... então, se eu precisar ou quiser relatar um fato ou uma situação, faço o post e ele fica prontamente disponível no meu blog e no meu Twitter. E nos Twitters de todo mundo que estiver me seguindo. Pode ser uma forma interessante de manter a família e os amigos (e inimigos também) informados sobre os meus movimentos.

Yes, I Twit... what about you?

Eu não sabia do que se tratava o Twitter até duas horas atrás... mas aí vi uma menção a ele na msg de um primo meu (Claudio Sonoda)... e logo em seguida um texto no site do UOL... e resolvi entrar... estou ainda sem entender direito para que é que serve, mas vamos provar algumas semanas... pelo pouco que entendi, é um minimicroblog no qual vc se vira para descrever em 140 caracteres o que está fazendo no momento. Segundo a PCWorld, o Twitter pode ser uma ferramenta útil... é, deve ser, só eu é que ainda não consegui  entender útil para quê...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Um pouco sobre a ISPI

A International Society for Pest Information (ISPI) é uma entidade sem fins lucrativos sediada na Alemanha e que tem por objetivo reunir especialistas sobre pragas de interesse agrícola, florestal ou veterinário. A sociedade publica anualmente um cd-rom compilando informações bibliográficas sobre pragas, obtidas a partir de revistas científicas do mundo todo. É uma publicação útil para órgãos de defesa agropecuária e para profissionais envolvidos no combate a pragas.

Seus membros estão em mais de dez países. Para conhecer a entidade, associar-se ou adquirir os cd-roms, clique aqui.




domingo, 29 de março de 2009

M de mar, A de amor, C de carinho, sol e mar de Maceió, E de eterno, I de ilusão, Ó Maceió você roubou meu coração...

Passei praticamente uma semana sem postar, mas existe uma explicação razoável para isso: o ritmo alucinante de trabalho em Maceió. Cheguei lá no sábado, dia 21 e retornei ontem. Mas não pensem que foi moleza, não... Meus dias lá começavam cedo, muito cedo... 5h30 já estava de pé. E terminavam tarde, muito tarde... em geral depois de 1h da manhã. Na sexta-feira, estava à beira da exaustão física mas muito satisfeita pelo resultado alcançado. O 4o Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos foi um sucesso, com discussões técnicas e palestras que despertaram o interesse do público. 

Muito gratificante também foi a experiência de trabalhar com os amigos da Adeal (Eduardo Lino, Maria Rufino e Hibernon Albuquerque, além de todo o pessoal de apoio), da CGAA (Luis Rangel, Alfredo Takehana, Antonio Miyasaka, Débora Cruz e Cézar Pian) e fiscais de todos os estados do Nordeste do Brasil. E, claro, com meu tranquilo amigo Nataniel Nogueira e meu ansioso amigo José Reis que está apreensivo por causa do evento de Goiânia que vai acontecer de 14 a 16 de abril. Tranquilo, Tranquilo, faltam 2 semanas ainda...

Como diz o slogan da Secretaria de Turismo, Alagoas é bom demais!!! Agora, é correr para que o evento de Goiânia seja também um sucesso!!!

Fotos:
1. O Antes (José Reis - preocupado com o evento) e depois (Eduardo Lino - relaxado com o sucesso do evento)
2. Hibernon Albuquerque e Luís Rangel, na abertura do Encontro de Fiscais
3. Nataniel Nogueira, Marcos Caleiro e Luis Rangel, no coquetel de abertura do Seminário
4. Antonio Miyasaka e Alfredo Takehana
5. Luís Rangel
6. Maria Rufino, Marcos Caleiro e eu
 















terça-feira, 24 de março de 2009

Reeleita. E contente!!!

De 2004 a 2008 fui editora-chefe da Neotropical Entomology, um trabalho que me rendeu muitas antipatias e alguns amigos. E que me abriu algumas portas interessantes como conhecer a proposta da International Society for Pest Information (ISPI). Depois de inserir todos os artigos da Neotropical Entomology na base de dados do ISPI, ajudei o secretário executivo, o Bernhard Zelazny a incluir os nomes comuns de insetos em Português na base de dados. Em seguida, veio o convite para me candidatar à diretoria da Sociedade e, em 2006 fui nomeada vicepresidente. Agora, semana passada, teve reunião na Alemanha e me reelegeram para o cargo.

O presidente Juergen Gross e o Bernhard propõem que eu ajude a ampliar a base de dados através da inclusão de pelo menos três periódicos brasileiros. E também que ajude a encontrar meios de transformar a nossa base de dados em um sistema online de consulta. Desafiador, deliciosamente desafiador!!! Vamo que vamo!!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Vida, louca vida...

Tem gente que me pergunta de onde vem tanto pique... tem gente que diz que se cansa só de ouvir eu falar das minhas atividades... tem gente que fica zonza só de imaginar as minhas idas e vindas... tem gente que não entende como é que, com uma agenda como a minha, eu ainda arranjo tempo para fazer cursos de artesanato...  e eu, apenas faço dar risada... Que eu sou hiperativa não é novidade para ninguém. Meu cérebro parece que roda numa velocidade alucinante para a maioria das pessoas que convive comigo. 

Acabei de chegar em casa, depois de dois dias puxadíssimos em Brasília e Sampa. Em Brasília, em reuniões na CGAA, no DIPOV, na SDA, na SRI e no Banco do Brasil. CGAA com o Alfredo, DIPOV com a Ângela, na SDA com o Odilson e o Secretário, na SRI com a Denise e Banco do Brasil acompanhando o Evaldo e o ministro Alisson Paulinelli numa reunião com o Guedes. Sim, o Guedes que foi ministro da Agricultura e hoje é vicepresidente do BB. Fomos falar sobre o projeto de 'Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária' e pedir patrocínio para os mestrados profissionais. E, para terminar a maratona, em Sampa, no Grupo Pão de Açúcar sobre Análise de Risco de Pragas. Sei que a vida é um 'se vira nos 30'... e que eu adoro que seja assim.

Eu poderia estar demolida, exaurida... mas estou surpreendentemente legal. Estou feliz com o trabalho que estou realizando pois me permite desenvolver todo um novo conjunto de habilidades e também conhecer e conviver com gente interessante. Enfim, talvez esteja aí a resposta para aqueles que não sabem de onde vem o meu pique... vem da felicidade de estar realizando um trabalho bacana.

terça-feira, 17 de março de 2009

Sucesso Absoluto!!!

Estamos na reta final dos preparativos para o Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos, a realizar-se em Maceió na semana que vem. O número de inscritos atingiu a capacidade física do auditório - técnicos de todos os estados do Nordeste do Brasil vão participar, além de uma grande quantidade de profissionais do setor privado e estudantes de Alagoas. Os palestrantes já confirmaram sua presença e Eduardo Lino e Equipe estão a mil por hora. Dá gosto demais trabalhar com gente motivada, o trabalho flui, as coisas acontecem do jeito que têm que acontecer...

Bom, ainda faltam 7 dias para o evento começar... por hora, 'bora organizar o material para as cinco reuniões em Brasília e Sampa amanhã e depois... segue trilha sonora da minha semana...


segunda-feira, 16 de março de 2009

Oncotô? Proncovô?

Este país é maravilhoso, pelo mosaico de culturas, cada uma com seu sotaque peculiar. Depois de passar onze anos estudando gauchês e até de incorporar muitas palavras ao meu vocabulário como fruteira (= quitanda), vianda (= marmita), super (= supermercado) e xis (= sanduíche, de 'cheese')... isso sem falar nos bahhhhhhhhhh... agora tá na hora de aprender o mineirês...

Mineiro come as palavras. Mineirin, docê (= de você), procê (= para você)... gostosin... até aí, beleza... foi fácil aprender... veja: eu disse aprender. Acostumar já é um pouco mais complicado e incorporar... bem... aí só o tempo vai dizer... agora... hoje, eu escutei duas expressões que me fizeram rir demais, contadas pelo meu padrinho Marcos Caleiro... Vejam só:

- Oncotô?
- Proncovô?

E uma que deduzi enquanto escrevia este post...
- Concovô?

Deu para entender? Veja a tradução:
- Oncotô? = Onde que eu estou?
- Proncovô? = Para onde que eu vou?
- Concovô? = Como que eu vou?

Weird heehehehehehehehee... vejam estas outras que encontrei num blog:

-lidileite (litro de leite)
-mastumate (massa de tomate)
-dendapia (dentro da pia)
-kidicarne (kilo de carne)
-tradaporta (atras da porta)
-badacama (debaixo da cama)
-pincumel (pinga com mel)
-iscodidente (escova de dente)
-nossinhora (nossa senhora)
-pondions (ponto de onibus) (essa é prá matar!!)
-denduforno (dentro do forno)
-doidimais (doido demais)
-tidiguerra (tiro de guerra)
-dentifrisso (dentifricio)
-ansdionti (antes de ontem)
-séssetembro (sete de setembro)
-sápassado (sabado passado)
-oiucheru (olha i cheiro)
-pradaliberdade (praca da liberdade)
-vidiperfume (vidro de perfume)
-oiproceve (olha pra voce ver)
-tissodai (tira isso dai)
-rugoiais (rua Goias)
-onquie (onde que é?)
-casopô (caixa de isopor)
-quainahora (quase na hora)
-osturdia (outro dia)
-pronostamuinu (para onde nos estamos indo?)

sábado, 14 de março de 2009

Jogando o Jogo do Contente em Maceió

Tem gente que pensa - e diz - que a minha vida é pura festa, que eu só viajo, que deve ser bom prá caramba. E é verdade. Ou melhor, parcialmente verdade... claro que é ótimo conhecer lugares e pessoas, mas o preço pessoal que se paga para ter uma vida como a minha é muito alto. Então, o que eu faço é jogar o Jogo do Contente (lembram? Polyanna... aquele livro da menina que sempre via o lado positivo de tudo o que acontece...). Jogar esse jogo não tem nada a ver com conformismo muito menos com acomodação. Tem, isso sim, a ver com uma aceitação daquilo que não pode ser mudado e também com a confiança de que tudo o que acontece é para o nosso bem. 
Estive ontem e hoje trabalhando em Maceió, nos preparativos do Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos. Ontem trabalhamos das 7h30 às 19h direto... e hoje, trabalhei das 8h30 às 11h num ritmo prá lá de alucinante. Esse é o lado bom da viagem: conseguimos avançar bem, Eduardo Lino e Maria Rufino estão fazendo um trabalho excelente e muito empenhados em fazer o evento dar certo. 

Agora... o lado melhor... foi banho de mar às 6h30 da manhã e almoço na Lagoa Munduaú, no Bar do Bahia. Que pessoa incrível, que lugar maravilhoso, que comida deliciosa! Tudo muito simples, o que confere um charme todo especial ao Bar. Sem falar no grande coração do Bahia e na sua sabedoria que vem do tempo vivido... Valeu demais. Sou feliz por poder trabalhar e ao mesmo tempo aprender coisas que não estão nos livros, nem nos sites... que estão aí para serem vividas e saboreadas. Assim é bem fácil jogar o Jogo do Contente, né?

foto 1. Com Maria Rufino e Eduardo Lino, saindo da ADEAL quando já era noite...
foto 2. O freezer do Seo Bahia
foto 3. O freezer do Seo Bahia fora da água
foto 4. O freezer de portas abertas
foto 5. Seo Bahia, eu e meu almoço
foto 6. Filé de siri - imperdível!!






quinta-feira, 12 de março de 2009

Sujeito Coletivo... essa não me ensinaram na escola

Sempre fui ótima em Língua Portuguesa. Aliás, em Línguas em geral. Tenho muita facilidade para aprender novos idiomas ou linguagens e atribuo isso ao fato de saber seguir regras quando elas são claramente colocadas para mim. Aprendi na escola que existem quatro tipos de sujeito: simples (eu comi a fruta), composto (eu e ele gostamos de caqui), oculto (estamos felizes com a safra de caqui) ou indeterminado (choveu na minha plantação de caqui). Agora, na semana passada, eu aprendi que existe um outro tipo de sujeito - que é o Sujeito Coletivo. Não, não tem nada a ver com regras gramaticais e, sim, com a identificação de elementos em comum em respostas de indivíduos de um determinado grupo às mesmas perguntas abertas.

O curso foi realizado na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, e ministrado pelo Marcelo Otênio e pela Cristiane Otênio. A ferramenta de análise do Discurso do Sujeito Coletivo é útil para compilar idéias de diferentes indivíduos em um discurso único na primeira pessoa do singular, como se uma coletividade estivesse se pronunciando. A técnica foi desenvolvida por Lefèvre & Lefèvre (USP) e é aplicada em pesquisa qualitativa.


segunda-feira, 9 de março de 2009

Como diria o prof. Raimundo...

... eu queria ter uma filha assim! Ou melhor, duas! Estas são Sílvia e Simone Lancini, meu ex-braço direito e meu ex-braço esquerdo em Vacaria. Duas pessoas íntegras, responsáveis e muito competentes com as quais tive o privilégio de conviver por vários anos. De tudo e todos o que tenho saudade em Vacaria, elas estão, certamente, nas primeiras posições. Fiquei muito feliz por saber que elas são agora empresárias e estão trabalhando em Consultoria Ambiental. A empresa delas se chama Ecoterra e trabalha em gestão, qualidade e licenciamento ambiental. 





domingo, 8 de março de 2009

Preparativos para eventos sobre agrotóxicos continuam a todo o vapor

Desde 2006, tenho participado da organização dos Encontros de Fiscalização e Seminários sobre Agrotóxicos, promovidos pela Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA) em parceria com os órgãos estaduais de defesa agropecuária. São eventos itinerantes cujo objetivo maior é propiciar um ambiente para discussão e harmonização para o uso de agrotóxicos. 

Histórico:
  • 2006 Bento Gonçalves (Nacional)
  • 2007 Palmas (Regional Norte)
  • 2007 Campo Grande (Regional Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste)
  • 2007 Fortaleza (Regional Nordeste)
  • 2008 Belém (Nacional)
  • 2008 Rio Branco (Regional Norte)
No primeiro semestre de 2009, serão realizados um evento regional em Maceió e outro em Goiânia.


O cartaz do evento de Goiânia será disponibilizado em breve.

sábado, 7 de março de 2009

El riesgo es que te quieras quedar

Esse é o slogan de uma campanha colombiana de incentivo ao turismo. Sim, a Colômbia é um excelente destino turístico, com uma histórica riquíssima, uma gastronomia maravilhosa, paisagens de tirar o fôlego e um povo muito alegre e amigável. E, acreditem, a Colômbia é um lugar seguro, apesar de todo o preconceito que ronda o país em função do tráfi
co de drogas e das FARC. Claro que isso existe e não dá para fechar os olhos, mas a mídia exagera. Eu gostei da Colômbia, estive lá em julho do ano passado e 'me la pasé chévere' em Bogotá, Medellín e Cali, as três maiores cidades do país. Motivos mais que suficientes para me apaixonar pelo país.

Profissionalmente, fiquei muito impressionada com a qualidade dos trabalhos que vi. Visitei a Universidad Militar Nueva Granada (Bogotá) e conheci o trabalho de controle biológico feito pelo Fernando Cantor e equipe. Também em Bogotá visitei o CEF (Centro de Excelencia Fitosanitaria), onde trabalha o Boris Orduz e aí foi interessante trocar experiências sobre Análise de Risco de Pragas e comparar os sistemas brasileiro e colombiano de Defesa Sanitária Vegetal. Em Medellín convivi com o pessoal da Universidad Nacional Autónoma, a convite do meu querido amigo Allan Smith e ministrei algumas palestras sobre a Neotropical Entomology. Finalmente, a viagem terminou em Cali, onde ocorreu o congresso anual da Sociedade Colombiana 
de Entomologia (Socolen). Dei uma palestra sobre a Neotropical Entomology e virei editora da Machaca, um jornalzinho de tiração de sarro que eles publicam nos congressos da Socolen... E também conheci uma pessoa que eu conhecia desde 1998 pela internet, que é o Demian Kondo.

Mas por que esse flashback? Porque recebi hoje do Allan Smith o vídeo abaixo... me fez sentir uma saudade enorme e uma vontade ainda mais enorme de voltar para lá...



FOTOS:
1. Fernando Cantor (em primeiro plano) e alunos numa das casas de vegetação da UMNG, numa cidadezinha próxima a Bogotá.

2. Allan Smith (primeiro à esquerda, em pé) e alunos do curso de PG em Entomologia da UNAL, em Medellin.

3. Demian Kondo, do Corpoica, especialista em cochonilhas. Depois de 10 anos, se materializou diante dos meus olhos.

4. Boris Orduz, do CEF, com um delicioso tamal em Bogotá.













































































quinta-feira, 5 de março de 2009

Obrigada, Vacaria!

Deixei Vacaria numa noite quente de março, sem saber, ao certo, se algum dia voltarei a pisar lá. Bom, na realidade, essa é uma certeza que a gente nunca tem... mas digamos que o cenário mais provável é que eu não volte para lá tão cedo. Não é por não querer. É apenas uma questão de contingências. Estou perto de conseguir transferir a sede legal da Agropec de Vacaria para Belo Horizonte e, com isso, rompe-se o meu último vínculo com a cidade. 

Quero registrar meu agradecimento aos amigos, alunos, colegas, companheiros de Rotary, clientes, colaboradores, funcionários, parceiros comerciais que contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional durante os 11 anos que morei lá. E, claro, não é porque é ex que deixa de ser importante, quero agradecer ao Adalecio por ter sido a pessoa que me motivou a ir para Vacaria. Justiça seja feita, foi um período importante da minha vida, em que pude aprender muitas coisas e realizar outras tantas.

Vou sem mágoa, vou com o coração tranquilo levando na mala apenas as boas lembranças. Termino com uma música feita em homenagem à cidade, cantada pelo Cassiano Paim.


terça-feira, 3 de março de 2009

AVISO: Mudança de MSN

Mudei meu MSN para regina.sugayama@agropec.agr.br. Assim, fica tudo na mesma conta - email e msn - e evitamos confusão e perda de informação.