quinta-feira, 12 de março de 2009

Sujeito Coletivo... essa não me ensinaram na escola

Sempre fui ótima em Língua Portuguesa. Aliás, em Línguas em geral. Tenho muita facilidade para aprender novos idiomas ou linguagens e atribuo isso ao fato de saber seguir regras quando elas são claramente colocadas para mim. Aprendi na escola que existem quatro tipos de sujeito: simples (eu comi a fruta), composto (eu e ele gostamos de caqui), oculto (estamos felizes com a safra de caqui) ou indeterminado (choveu na minha plantação de caqui). Agora, na semana passada, eu aprendi que existe um outro tipo de sujeito - que é o Sujeito Coletivo. Não, não tem nada a ver com regras gramaticais e, sim, com a identificação de elementos em comum em respostas de indivíduos de um determinado grupo às mesmas perguntas abertas.

O curso foi realizado na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, e ministrado pelo Marcelo Otênio e pela Cristiane Otênio. A ferramenta de análise do Discurso do Sujeito Coletivo é útil para compilar idéias de diferentes indivíduos em um discurso único na primeira pessoa do singular, como se uma coletividade estivesse se pronunciando. A técnica foi desenvolvida por Lefèvre & Lefèvre (USP) e é aplicada em pesquisa qualitativa.


Nenhum comentário: