quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Palestras para baixar

Criei no Google Docs uma pasta pública para armazenar as minhas palestras. Estão todas disponíveis para leitura e download. Como sempre digo, fique super à vontade para baixar, copiar, reproduzir... fico sempre feliz de saber quando alguém usa meus materiais... só peço mencionar a fonte, tá?

Quer ver?

Foi corrido, mas foi ótimo!


Minha passagem pelo CBE 2010 foi correndinho, mas deu para conversar com vários bons e velhos amigos do Brasil todo. Acho que isso é o melhor de um congresso de sociedade científica - o reencontro. E também o remix de ideias.

Nossa mesa foi coordenada pelo Waquil. O tema era defesa sanitária vegetal e, para nossa surpresa, lotou. Professor Evaldo começou falando sobre a importância da Defesa Agropecuária e sobre o projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Ériko, do DSV, falou sobre os eventos recentes de invasão por insetos no Brasil e eu falei sobre ameaças fitossanitárias focando em espécies que estão presentes na vizinhança. Por fim, o Gilson apresentou os caminhos para credenciamento de laboratórios de diagnose fitossanitária. Há muito espaço para pesquisa e serviços em sanidade vegetal, tomara que pelo menos uma parte dos estudantes que participaram da nossa mesa tenham saído inspirados a atuar na área.





Baixar arquivo da minha palestra

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Flier Eletrônico Inovadefesa na Inovatec

Integração da América Central

Os sete países continentais da América Central (Guatemala, Belize, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica e Panamá) promovem uma série de projetos conjuntos com o objetivo de ampliar a integração regional. Um desses projetos é a capacitação de profissionais da área de Sanidade Vegetal para a implantação de um centro regional de análise de risco de pragas. O projeto é fomentado pela SIECA (Secretaria de Integración Económica Centroamericana) através da ADAPCCA. Fui contratada pela SIECA para participar desse projeto, desenvolvendo uma metodologia e ministrando curso sobre avaliação de potencial econômico de pragas exóticas. Muito desafiador e uma oportunidade maravilhosa de aprendizado sobre essa parte do mundo praticamente desconhecida para mim.

O primeiro workshop será na Costa Rica, agora em outubro.

Se a minha vida é boa? É ótima!!!

Para ver os principais produtos importados pelos 7 países participantes do projeto, clique aqui.

Para ver os principais produtos exportados pelos 7 países participantes do projeto, clique aqui.

domingo, 26 de setembro de 2010

Encontros de Inovação sobre Defesa Agropecuária

Confira a programa dos Encontros de Inovação sobre Defesa Agropecuária, que acontecerão de 5 a 8 de outubro, no Expominas, em BH.

Dia 5 de outubro, 18h
:: Prevenção e controle de Salmonella e Campylobacter em avicultura e suinocultura

Dia 6 de outubro, 14h
:: Vacinas para prevenção de doenças em bovinos, suínos e aves

Dia 6 de outubro, 18h
:: Metodologias analíticas para detecção de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal

Dia 7 de outubro, 14h
:: Fertilizantes, inoculantes e corretivos

Dia 7 de outubro, 18h
:: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada à Defesa Agropecuária

Dia 8 de outubro,14h
:: Novas tecnologias para o controle de pragas agrícolas

Dia 8 de outubro, 18h
:: Metodologias analíticas para detecção de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal

Baixar livro de programa.

Inovatec à vista!!


Faltam poucos dias para o meu aniversário e para o início da Inovatec - apenas 9 diazinhos que vão voar. Deem uma olhada no stand que estamos preparando. O projeto é da ProArt. Se ao vivo for tão lindo quanto na tela, vai ser show!!

sábado, 25 de setembro de 2010

Conhecendo por dentro um estúdio de TV

Já tinha dado entrevistas para TV... mas foram tomadas externas - a primeira vez na sede do prefectura da província de Manabí no Equador e a segunda no laboratório da Embrapa em Boa Vista... desta vez, passei pela experiência de ser entrevistada em estúdio no canal TerraViva, da Band. Natália mandou release sobre a Inovatec e eles se interessaram... e lá fomos Cleber e eu passar a tarde de sexta-feira entre câmaras, luzes e muita ação! Amei o trabalho de contrarregra e o tanto de ação que acontece num espaço reduzidíssimo. Fui entrevistada por meia hora pelo Tobias, que foi gente finíssima e me deixou muito à vontade.

Do que é que eu falei? Bom, vejam no dia 27/9, às 13h30. Assistam online em http://www.tvterraviva.com.br




sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Histórico dos Congressos Brasileiros de Entomologia


A SEB - Sociedade Entomológica do Brasil é uma das maiores sociedades científicas dedicadas ao estudo de insetos, a nível mundial. Não sei como está a situação hoje, mas ouvia dizer no passado que ela só ficava atrás da sociedade americana. Fui da diretoria da SEB de 2002 a 2008, primeiro como secretária-tesoureira e depois como editora-chefe. Foi uma experiência muito gratificante. Primeiro porque, como secretária-tesoureira tive a oportunidade de organizar um grande evento científico que foi o XX Congresso Brasileiro de Entomologia. Segundo porque, como editora-chefe da Neotropical Entomology, aprendi todo o processo de produção de um periódico de nível internacional. Sem contar a leitura de centenas de artigos por ano. Terceiro porque, como editora-executiva da BioAssay entendi o caminho das pedras para se criar uma nova revista online. E, acima de tudo, foi gratificante participar da diretoria da SEB pelas amizades que a gente faz no caminho. Fiquei muito feliz quando recebi através da Seb-list a notícia de que a Sociedade havia compilado todo o histórico dos CBEs num site. Fiquei mais feliz ainda em ver o cd-rom do evento de Gramado todinho online, com fotos, resumos, programa... foi um trabalho no qual colocamos - Adalecio e eu - muita paixão e que me permitiu conviver e aprender com pessoas maravilhosas como a Jocélia, Zucchi, Luciana, Salvadori e outros tantos. Fico feliz, hoje, em ter ajudado a escrever essa história.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Avá-Canoeiros

Há muitos anos essa música toca na minha cabeça... desde o tempo do ballet Vitória Régia... ou seja, mais de 20 anos. E eu cantarolava sem saber o significado de avá canoeiro... e hoje vendo o Globo Repórter sobre o Rio Araguaia, finalmente, aprendi que se trata de um povo tupi perto da extinção. Grandão demais este meu país. Mesmo que eu viva 100 anos, não vou conseguir conhecer tudo...



OS Avá-Canoeiros são um povo tupi que ocupava amplos domínios, ao longo do médio e baixo rios Tocantins e Maranhão, atualmente parte Estado de Goiás e parte Estado do Tocantins. Chegaram a somar 5 mil pessoas, porém, hoje somam apenas 22 indivíduos, distribuídos na reserva de Minaçu, em Goiás, e Ilha do Bananal, no Rio Araguaia, no Tocantins. São um povo em extinção e um retrato desses 500 anos de Brasil.

FRENTES de contato da Fundação Nacional do Índio (Funai) tentam há 10 anos encontrar outros avás no nordeste goiano e sudoeste tocantinense, mas nenhum 'novo' índio foi localizado. Em outra frente, o Instituto de Pré-História e Antropologia da Universidade Católica de Goiás (UCG) e o chefe do posto da Funai de Minaçu, Valter Sanchez, vêm promovendo encontros entre os dois grupos, em uma tentativa de aproximá-los, estreitar as amizades e, quem sabe, poder ver, em alguns anos, casamentos entre os adolescentes, o que pode significar uma esperança de perpetuação desse povo.

OS DOIS grupos têm a mesma história triste e violenta. A situação atual é resultado de séculos de guerra dos canoeiros - nome dado graças à sua habilidade de usar canoas - contra as sucessivas levas de homens brancos que, munidos do diferencial de terem armas de fogo, invadiram suas terras para transformá-las em fazendas.

ESSA invasão começou a ganhar força no século 18 e gerou tantos confrontos e genocídios que, já em 1860, os avás estavam tão reduzidos que não podiam mais lutar contra os invasores. Mesmo assim, a coragem e a determinação canoeiras iriam atravessar o tempo. Cem anos depois - na década de 60 do nosso século - as lutas continuavam. Foi, então, em Campinaçu, norte de Goiás, que aconteceu o último e definitivo episódio contra a nação canoeira. Fazendeiros armados até os dentes fizeram uma emboscada contra a última aldeia avá que ainda existia e promoveram um genocídio. Eram centenas de índios, mas só sobreviveram os poucos que conseguiram fugir, entre eles alguns dos dois grupos de hhoje. Desde, então, tornaram-se o que Dulce chama de "povo invisível", pois passaram a não deixar pistas e nem a ser vistos.

O GRUPO DE MINAÇU é inteiramente avá e foi contatado em 1983, perto da aldeia atual. Vive na reserva de 38 mil hectares, junto ao Rio Tocantins, dos quais 3 mil foram ocupados pela usina hidrelétrica de Serra da Mesa, que lhes paga royalties. Têm casas de alvenaria, comida boa, assistência e os seus cachorros têm até carteira de vacinação. Com quatro adultos, um adolescente e uma criança, são, a começar dos nomes (Iawi, Tuia, Nakwatxa...), a memória viva do que sua nação foi um dia. São eles também os únicos que ainda falam um pouco da língua avá, mantêm alguns dos rituais e plantam e caçam. Contudo, as constantes fugas pelo mato e o fato de os bebês chorarem e denunciaram suas presenças fizeram com que o grupo passassem a evitar filhos. Depois do nascimento dos dois jovens (Trumak, 11 anos, e Putdjawa, 9), decidiram não ter mais filhos. E não falam mais sobre o assunto.

O GRUPO DA ILHA do Bananal, no Rio Araguaia, vive uma situação menos confortável e mais aculturada. Apareceram para a sociedade nacional em dois momentos. Em 1973, cinco deles foram contatados e, um ano depois, outros quatro apareceram. Eram seis adultos e três crianças. Após alguns meses, quatro dos adultos morreram de gripe. Os sobreviventes foram transferidos de lugar para lugar até serem colocados em definitivo na aldeia de Canoanã, no Bananal, onde vários povos indígenas convivem. Com o tempo, misturaram-se com alguns deles, particularmente os Javaés e os Tuyás, o que resultou em novos filhos - todos batizados com nomes de brancos, como Angélica, Cilene e Diego.

DE INÍCIO não foi fácil. Os Javaés não aceitavam os canoeiros, pois sempre foram inimigos históricos. Aos poucos, o quadro mudou. Os avá foram ocupando seus espaços, mas isso não impediu que, ainda hoje, sejam discriminados e tratados como subalternos e que vivam na miséria e no abandono. A sua dieta, por exemplo, entre ano sai ano, se resume ao máximo a arroz, farinha e peixe. Os mais antigos sonham em viver na Mata Azul, uma exuberante formação vegetal no sul do Estado do Tocantins, onde seus antepassados, que viveram dias de glória ali, estão sepultados. A área, contudo, já foi incorporada ao 'sistema produtivo nacional'.

NESSE contexto, parecem não haver motivos para que os avá do Bananal não queiram ir para a reserva em Minaçu, como propõe a UCG e o posto da Funai local, mas as coisas não são tão simples. Mesmo com origens comuns, os dois grupos tiveram destinos diferentes, o que resulta em nuances de valores, identidades e convivências. "É preciso promover encontros periódicos para que os vínculos sejam maiores", explica Dulce. Os resultados desses esforços só serão revelados pelo futuro. Os dois grupos podem tornar-se mais que amigos, porém nada garante que vão se unir e virar parentes. Em todo caso, se unirem, as chances de não se extinguirem como nação indígena continuarão pequenas; se não se unirem, a extinção torna-se uma questão de tempo. Pouco tempo.

*Reportagem de Paulo José
*Foto de Luiz Eduardo Jorge
Altiplano.com.br (Goiânia, Goiás, Brasil, 2000)

Fonte

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nothing ventured, nothing gained

Aproveitando a ida para Cruz das Almas, dei, a convite da ADAB e UFRB, uma palestra na reunião da SBPC. Falei de análise de risco, SPS e sobre o incremento de risco fitossanitário em função da melhoria de infraestrutura viária. Encontrei esta imagem num site enquanto preparava a palestra e gostei muito:



Baixar arquivo da apresentação.

De volta a Cruz das Almas... 13 anos depois!

A primeira vez que fui para a Bahia foi em 1997, para estagiar no laboratório do Nascimento em Cruz das Almas. Ele havia recém introduzido o parasitoide Diachasmimorpha longicaudata para controle biológico de moscas-das-das-frutas no Brasil e eu estava no meio do meu doutorado sobre este assunto. Foi a primeira vez também que eu visitei o nordeste brasileiro.

Passados 13 anos, eu lá de novo... participando da aula magna do curso de Mestrado Profissional sobre Defesa Agropecuária. Professor Evaldo deu uma aula excelente, que prendeu a atenção dos alunos e dos demais presentes. Foi muito gratificante ver que uma semente que a gente plantou em outubro de 2008 germinou em boa terra. Parabéns para Jucimara, Alexandre, Cássio, Carlos Alfredo e toda a equipe responsável pela elaboração da proposta. Parabéns aos alunos que aceitaram o desafio de sair da zona de conforto e de fazer a diferença. E obrigada pelo convite para participar como professora colaboradora do curso.

Ousar é preciso.




Depoimento Carlos Alfredo de Carvalho (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB)


Depoimento Cássio Ramos Peixoto (Diretor Geral da ADAB)




Pioneirismo: mestrado profissional em Defesa Agropecuária tem início na Bahia

Tem o início o primeiro curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária do Brasil. O curso será oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o início das atividades foi marcado por uma aula magna do professor Evaldo Vilela, coordenador do projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (Inovadefesa) (www.inovadefesa.ning.com), proferida nesta quarta-feira (15).

O curso da UFRB é um dos oito projetos submetidos à aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através de parceria com o projeto Inovadefesa. A primeira turma é formada por 10 fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A capacitação possibilitará uma melhoria na execução de ações e expansão de conhecimento, além de proporcionar valorização profissional.

Capacitar os profissionais que atuam na linha de frente da defesa agropecuária no país é fundamental. Os processos são complexos e têm ligação direta com a saúde pública e com a economia do país. Os projetos que serão desenvolvidos pelos fiscais selecionados são eminentemente aplicados à realidade do agronegócio baiano.

Para Vilela, trata-se de uma grande conquista. “A capacitação profissional é um dos melhores caminhos para melhoria de procedimentos e comportamentos. Através do MP, os profissionais compreenderão melhor o sistema brasileiro de defesa agropecuária, o que facilitará a identificação de demandas e induzirá a busca de soluções”, destaca. Ele ressalta também que esta conquista só foi possível graças ao esforço coordenado do órgão estadual de defesa agropecuária (ADAB), da UFRB e de diversos parceiros como a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

Sobre o curso

O mestrado profissional é a modalidade de capacitação na qual não é necessária a dedicação exclusiva à pesquisa. Este ponto é essencial na medida em que aquele que pesquisa é o mesmo que vai a campo e conhece a realidade do sistema.

Os conhecimentos são teóricos e práticos sobre inspeção de portos e postos de fronteiras, trânsito de animais no país, importação e exportação de produtos de origem animal, inspeção de mercados e feiras de animais vivos, profilaxia das doenças infecto-contagiosas, assistência veterinária, conselho nacional de defesa sanitária animal, fiscalização e a inspeção dos produtos e subprodutos vegetais.

Para assistir à aula magna na íntegra, com o tema “O desafio da defesa agropecuária brasileira”, o comentário do Pró Reitor de Pesquisa da UFRB, Dr. Carlos Alfredo e a opinião do Diretor-Geral da ADAB, Cássio Ramos acesse: www.inovadefesa.ning.com/video


Natália Nogueira
Assessoria de Comunicação
Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária
(31) 3235 3497

Fonte: RIT DA

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Santo de Casa (Autor: Roberto Rodrigues)

Publicado no jornal Folha de São Paulo-11/9/2010

A séria revista britânica The Economist publicou na semana passada uma longa matéria elogiando a agricultura brasileira, causando enorme sentimento de orgulho em todo o interior do nosso país.

Afinal, o artigo chamava a atenção do mundo desenvolvido para o espetacular crescimento de nossa agropecuária, e sem subsídios. Mais do que isso, o articulista enfatizava o caráter sustentável deste crescimento, mostrando que o produtor brasileiro, confrontado com o protecionismo exagerado dos governos dos países ricos para com seus agricultores, optou pela incorporação de tecnologia e de gestão, vencendo os concorrentes através da melhoria da sua competitividade. E sempre é bom lembrar que um produto só é competitivo se tiver qualidade e preço que agradem ao consumidor.

Com efeito, o grande desafio da humanidade neste século XXI é compatibilizar a necessidade de aumentar a produção de alimentos com a preservação dos recursos naturais. Se as previsões da OCDE/FAO estiverem corretas - e tudo indica que estão - a demanda mundial por comida crescerá 20% nos próximos 10 anos, e ao Brasil caberá aumentar em 40% sua produção para compensar a incapacidade de crescimento das outras regiões produtoras. Isto significa um aumento de produção de quase 4% ao ano, um número nada trivial. E, é claro, não faltam os adversários do nosso agro, concorrentes lá de fora ou desinformados daqui, apregoando que nosso crescimento se dará às custas da derrubada da Amazônia ou que tais.

A verdade, como mostrado na publicação inglesa, é que nosso agro é extremamente sustentável, e isso não é uma promessa, já demos a prova deste fato: nos últimos 20 anos a área plantada com grãos no Brasil aumentou 25% e a produção saltou 154%!! Isto significa que, se tivéssemos hoje a mesma produtividade por hectare de 20 anos atrás, necessitaríamos de mais 42 milhões de hectares de mata para termos a mesma produção. Isto ninguém fala, ninguém comenta, foi preciso um inglês reconhecê-lo. O mesmo se dá com a cana-de-açúcar, cuja produtividade cresceu quase 60% desde que o Proálcool começou, "salvando" mais de 4 milhões de hectares.

Pois é com base nestes dados esclarecedores que o The Economist lança o alerta aos agricultores europeus: "copiem os brasileiros, com tecnologia em vez das tetas dos governos" (claro que não é assim que está escrito, mas o espírito é este).

E, apesar de uma minoria dos nossos proprietários rurais ainda não estarem respeitando os preceitos da sustentabilidade, a grande maioria já está no caminho adequado.

Se não fosse por outra razão, a simples necessidade de competir para sobreviver levou a isto. Depois da dura tríplice colisão vivida pelo campo brasileiro entre o Plano Collor (1990) e o Plano Real (1994), fomos forçados a buscar tecnologia e gestão para avançar. O país tinha uma inflação surreal de mais de 50% ao mês, era fechado em relação ao mundo e vivia com políticas públicas protecionistas. E de repente, após aqueles planos, a inflação ficou civilizada, o país se abriu ao mundo sem nenhuma proteção e a política pública faliu. Foi um duríssimo processo de ajuste que custou caro socialmente: milhares de produtores, sobretudo os pequenos e os da fronteira agrícola, perderam tudo o que tinham. E os remanescentes precisaram se reinventar. É verdade que ainda restam pesadas dívidas daqueles tempos, mais tarde aumentadas com a maior crise agrícola dos últimos 50 anos 2004/2006, mas isto tudo deverá ser superado e o país poderá avançar se tiver juízo e eliminar os resíduos do velho Custo Brasil.

Mas também é preciso que os produtores europeus, americanos e asiáticos leiam bem o Economist, e tratem de colaborar para a finalização da Rodada de Doha da OMC. É lá que será decidida a redução do protecionismo agrícola dos ricos, dando chance aos produtores tropicais de seguir o exemplo do Brasil e ocupar seu espaço ao Comércio Mundial Agrícola.



ROBERTO RODRIGUES, 67, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e professor do Departamento de Economia Rural da Unesp - Jaboticabal, foi ministro da Agricultura (governo Lula). Escreve aos sábados, a cada 15 dias, nesta coluna.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inovadefesa na Inovatec 2010 - Programa dos Encontros de Inovação

O Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária participará da Inovatec – 6a Feira de Inovação Tecnológica – que acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte, de 5 a 8 de outubro de 2010. Trata-se de um espaço propício para a facilitação de inovação e negócios, no qual o setor privado poderá interagir com pesquisadores com expertise para desenvolvimento de soluções tecnológicas.

As tecnologias foram priorizadas escutando-se representantes de órgãos oficiais de defesa agropecuária e do setor privado.

Veja a programação dos Encontros de Inovação que serão promovidos pelo projeto InovaDefesa em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI):

:: Prevenção e controle de Salmonella e Campylobacter em avicultura e suinocultura

:: Vacinas para prevenção de doenças em bovinos, suínos e aves

:: Metodologias analíticas para detecção de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal

:: Metodologias analíticas para detecção de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal

:: Novas tecnologias para o controle de pragas agrícolas

:: Fertilizantes, inoculantes e corretivos

:: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada à Defesa Agropecuária

domingo, 12 de setembro de 2010

Reunião Regional da SBPC em Cruz das Almas - veja agenda do evento

Ver PDF

REUNIÃO REGIONAL DA SBPC EM CRUZ DAS ALMAS
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


14 a 17 de setembro de 2010
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB


SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA – SBPC
Marco Antonio Raupp - Presidente
Helena Bonciani Nader e Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho - Vice-Presidentes
Aldo Malavasi - Secretário-Geral
Rute Maria Gonçalves Andrade, José Antonio Aleixo da Silva e Dante Augusto Couto Barone - Secretários
José Raimundo Braga Coelho - 1º Tesoureiro
Lisbeth Kaiserlian Cordani - 2ª Tesoureira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Paulo Gabriel Soledade Nacif - Reitor
Sílvio Luiz de Oliveira Soglia - Vice-Reitor
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Dinalva Melo do Nascimento - Pró-Reitora de Graduação
Aelson Silva de Almeida - Pró-Reitor de Extensão
Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus - Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis
Warli Anjos de Souza - Pró-Reitora de Planejamento
Rosilda Santana dos Santos - Pró-Reitora de Administração
Maria Inês Almeida de Oliveira Pinto - Pró-Reitora de Gestão de Pessoal

COMISSÃO EXECUTIVA CENTRAL
Aldo Malavasi (Coordenador)
Helena Bonciani Nader
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho
Soraia Barreto Aguiar Fonteles
Fernanda Rodrigues de Albuquerque
Dário de Alencar Cosme Lima
Thiago Bertolotti

COMISSÃO DE PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Alberto Brum (UFBA)
Aldo Malavasi (SBPC)
Aldo Vilar Trindade (Embrapa)
Amílcar Baiardi (UFRB)
Ana Cristina Vello Loyola Dantas (UFRB)
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (UFRB)
Fernanda Antonia da Fonseca Sobral (UnB)
Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA)
José Antonio Aleixo da Silva (UFRPE)
Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves Gloaguen (UFRB)
Simone Alves Silva (UFRB)
Weliton Antonio Bastos de Almeida (FAMAM)

COMISSÃO EXECUTIVA LOCAL
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (Presidente)
Soraia Barreto Aguiar Fonteles (Coordenadora de Relações Institucionais)
Emanuella Lopes Franco (Secretária Executiva)
Flavia Sabina de Jesus (Secretária Executiva)
Larissa Silva Souza (Bolsista)
Cledson dos Anjos Santos (Bolsista)

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA

Subcomissão de Espaço Físico
Jair Marques de Araújo (Coordenador)
Vital Pedro da Silva Paz (Coordenador)

Subcomissão de Informática e Telecomunicações
Lorena dos Santos Santana (Coordenadora)
João Maurício Dantas Batista (Técnico de Tecnologia da Informação)
Edson Paulino da Silva (Técnico)
Kilson Oliveira dos Santos (Técnico)

Subcomissão de Manutenção
Pedro Issa Figueiredo (Coordenador)

Programação Áudio Visual
Ivan Americano da Costa Neto (Coordenador)

Subcomissão de Monitoria
Alexandre Moraes Pinheiro (Coordenador)

Subcomissão de Alojamento
Edilson Araújo Pires (Coordenador)
Ana Clara Barreiros dos Santos Lima
Gisele Queiroz Carvalho

Subcomissão de Transporte
Anderson Cotrim (Coordenador)

Subcomissão de Limpeza e Conservação
Carlos José da Silva (Coordenador)

Subcomissão de Saúde
Alyne Henri (Coordenadora)
Janelara Bastos de Almeida
Fabiano Leichsenring Silva
Cândida Maria Pimentel Pereira Vieira

Subcomissão de Alimentação
Ana Elisa Del’Arco (Coordenadora)

Subcomissão de Segurança e Trânsito
Anderson Teixeira Cotrim (Coordenador)
Edvaldo de Jesus Santana (Coordenador)

Subcomissão de Meio Ambiente
Maria Conceição de Menezes Soglia (Coordenador)
Manoel Teixeira de Castro Neto (Coordenador)

Subcomissão de Exposição
Laudi Cunha Leite (Coordenador)
Jaíldo Santos Pereira (Tecnológica)
Jayme de Cerquera Gomes (Agropecuária)
Deise da Silva dos Santos (Portal Profissões)
Denise Lemos Garcia (Portal Profissões)
Valdíria Rocha (Portal Histórico)

Responsáveis pelos Setores de Aulas e outros Espaços Físicos
Francisco de Souza Fadigas (Coordenador PA2)
Cláudia Bloisi Vaz Sampaio (Coordenador PA1)
Carla Fernandes Macedo (Coordenador AU1)

Colaboradores
Eunice Lordelo Muti
Yumi de Oliveira Fujiki
Rômulo Oliveira de Almeida
Mariana Sampaio Silva Guerreiro
Rosimeire dos S. de Jesus
Aida Maia
Aline Quaresma Santos
Lidyanne Yuriko Salame Aona
Marcia Cozzanni
Wilson Penteado
Marcílio Baliza
Acidailza Mascarenhas
Ana Claudia Reis
Regina Cavalcante

COMISSÃO DE COMERCIALIZAÇÃO E FINANÇAS
Rosilda Santana dos Santos (Coordenadora)
Erik Mautone Pereira
Valfredo da Conceição Peixoto
Ademir Luis Teles Brito

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Léa Cunha (Coordenadora)
Alene Lins (ASCOM)
Renata Machado (ASCOM)
César Velame (ASCOM)
José Fernandes (PET)
Soraia Maria Palma Luz Jaeger (PET)

COMISSÃO DA SBPC JOVEM
Maria Vanderli Andrea (Coordenadora)
Washington Luiz Gomes Tavechio (Coordenador)
Carlinda Barros de Lacerda (DIREC)
Clóvis Esequiel dos Santos (DIREC)
Munique F.G. do Carmo (DIREC)
Graça Maria M. da Silva (DIREC)
Maria José Cedraz (CEAT)

COMISSÃO DA SBPC TERCEIRA IDADE
Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa (Coordenadora)
Roberta Gabriela Oliveira Gatti (Articuladora)
Luciana Santana Lordêlo Santos (Secretaria)
Dóris Firmino Rabelo (Articuladora)
Margarete Costa Santos (Articuladora)
Cláudia Feio Lima (Articuladora)
Ariane Cedraz (Articuladora)

COMISSÃO SBPC CULTURAL
Valdíria Rocha (Coordenadora)
Silvana Hart (Produtora)
Dóris Serrano (Produtora)

ENTIDADES DE APOIO A REALIZAÇÃO DA REUNIÃO REGIONAL DA SBPC NO RECÔNCAVO DA BAHIA

REALIZAÇÃO:

SBPC e UFRB

APOIO:

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Secretaria Estadual de Educação (SEC); Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI); Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM); Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria Estadual de Turismo (BAHIATURSA); Secretaria Estadual de Segurança Púbica (SSP); EMBASA; EBDA; ADAB; FAMAM; FACTAE; FADBA; UEFS; UFBA; UNEB; UESC; UESB; IFBAIANO; FAPESB; CAPES; CNPq; FINEP; Banco do Brasil; Prefeitura de Cruz das Almas; Prefeitura de Santo Antonio de Jesus; Prefeitura de Cachoeira; Prefeitura de São Felix; Prefeitura de Amargosa; e Prefeitura de São Francisco do Conde.




Terça-feira, 14
Sessão de Abertura – às 17h
Auditório da Reitoria
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Atualizada em 09/09 (sujeita a alterações sem aviso prévio)
Quarta-feira, 15

Conferências - das 10h30 às 12h00

CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS (CO01)
Auditório 1 (Reitoria)
Conferencista: Nelson De Luca Pretto (UFBA)
Apresentador: Cláudio Orlando C. do Nascimento (UFRB)

ENZIMAS MICROBIANAS E SEU POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO (CO02)
Auditório 3
Conferencista: Rodrigo Pires do Nascimento (UFRB)
Apresentador: Marcia Luciana Cazetta (UFRB)

RENOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA (CO03)
Auditório 2 (PRPPG)
Conferencista: Adalberto Fazzio (USP)
Apresentador: Susana Couto Pimentel (UFRB)

SOLOS DO RECÔNCAVO DA BAHIA COM ÊNFASE NOS TABULEIROS COSTEIROS (CO04)
Auditório 4
Conferencista: Joelito de Oliveira Rezende (UFRB)
Apresentador: Luciano da Silva Souza (UFRB)

Mesas-Redondas - das 13h30 às 15h30

AVANÇOS NO ESTUDO DA BAIA DE TODOS OS SANTOS (MR01)
Auditório 1 (Reitoria)
Coordenador: Carla Fernandes Macedo (UFRB)
Participantes: Vanessa Hatje (UFBA), Núbia Moura Ribeiro (IFBA) e Maria Virgínia Gordilho Martins (UFBA)

BIOETANOL - NOVAS FONTES (MR02)
Auditório 4
Coordenador: Simone Alves Silva (UFRB)
Participantes: Sílvia Belém (EMBRAPA) e Ednildo Andrade Torres (UFBA)

CLASSES, DESIGUALDADES E CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO TRABALHO NO RECÔNCAVO (MR03)
Auditório 3
Coordenador: Clóvis Roberto Zimmermann (UFRB)
Participantes: Diogo Valença de Azevedo Costa (UFRB) e Sílvio Humberto dos Passos Cunha (UEFS)

CONSERVAÇÃO E PROSPECÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS PARA NOVOS USOS (MR04)
Auditório 2 (PRPPG)
Coordenador: Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa (UFRB)
Participantes: Patrícia Goulart Bustamante (EMBRAPA), Fernanda Vidigal Duarte Souza (EMBRAPA) e Manoel Abílio de Queiroz (UNEB)


Quinta-feira, 16

Conferências - das 10h30 às 12h00

A CULTURA COMO VANTAGEM COMPARATIVA E COMPETITIVA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O EMPREENDEDORISMO NO RECÔNCAVO (CO05)
Auditório 3
Conferencista: Paulo César Miguez de Oliveira (UFBA)
Apresentador: Walter da Silva Fraga Filho (UFRB)

DOENÇA INFECCIOSA RECORRENTE: LEISHMANIOSE (CO06)
Auditório 1 (Reitoria)
Conferencista: Selma Maria Bezerra Jeronimo (UFRN)
Apresentador: Helena Bonciani Nader (SBPC)

O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO (CO07)
Auditório 2 (PRPPG)
Conferencista: Alysson Paulinelli (Consultor)
Apresentador: José Antonio Aleixo da Silva (SBPC)

POLINIZADORES NO ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE (CO08)
Auditório 4
Conferencista: Vera Lucia Imperatriz Fonseca (UFERSA)
Apresentador: Geni da Silva Sodré (UFRB)

Mesas-Redondas - 13h30 às 15h30

ALTERNATIVAS BIOTECNOLÓGICAS DE CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS (HUMANAS, VEGETAIS E ANIMAIS) (MR05)
Auditório 1 (Reitoria)
Coordenador: Aldo Malavasi (SBPC)
Participantes: Eduardo Chumbinho de Andrade (EMBRAPA), Margareth De Lara Capurro Guimarães (USP)

AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO MANEJO AGROECOLÓGICO (MR06)
Auditório 3
Coordenador: Franceli da Silva (UFRB)
Participantes: Romulo da Silva Carvalho (EMBRAPA), Amaury Santos (EMBRAPA) e Carlos Armênio Khatounian (USP)

NEO OBSCURANTISMO E A AMEAÇA À ATIVIDADE CIENTÍFICA (MR07)
Auditório 2 (PRPPG)
Coordenador: Amilcar Baiardi (UFRB)
Participantes: Caio Mario Castro de Castilho (UFBA), Diógenes Santiago (PUCRS)

TRATAMENTO E MAJEJO DE RESÍDUOS URBANOS E AGROINDUSTRIAIS (MR08)
Auditório 5
Coordenador: Aldo Vilar Trindade (EMBRAPA)
Participantes: Renato Carrha Leitão (EMBRAPA), Nilton Cardoso da Silva (UFRB) e Elisa Esposito (UEFS)


Sexta-feira, 17

Conferências - das 10h30 às 12h00

ASTRONOMIA NO RECÔNCAVO DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (CO09)
Auditório 4
Conferencista: Glênon Dutra (UFRB)
Apresentador: Alberto Brum Novaes (UFBA)

ESTUDANDO KIRIMURÊ (BAÍA DE TODOS OS SANTOS) (CO10)
Auditório 2 (PRPPG)
Conferencista: Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA)
Apresentador: Aldo Malavasi (SBPC)

PESQUISA APLICADA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: ESTADO ATUAL, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS PARA A REGIÃO DO RECÔNCAVO (CO11)
Auditório 1 (Reitoria)
Conferencista: Amilcar Baiardi (UFBA)
Apresentador: Jair de Araújo Marques (UFRB)

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE (CO12)
Auditório 3
Conferencista: Maria Laura de Oliveira Gomes (UESC)
Apresentador: Tales Miler Soares (UFRB)

Mesas-Redondas - das 13h30 às 15h30

AVANÇOS NO CONHECIMENTO DOS POLINIZADORES NO BRASIL (MR09)
Auditório 2 (PRPPG)
Coordenador: Lidyanne Yuriko Salema Aona (UFRB)
Participantes: Vera Lucia Imperatriz Fonseca (UFERSA), Favizia Freitas de Oliveira (UFBA) e Cândida Maria Lima Aguiar (UEFS)

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (MR10)
Auditório 5
Coordenador: Dinalva Melo do Nascimento (UFRB)
Participantes: Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG), Mozart Neves Ramos (UFPE) e João Carlos Teatini (CAPES)

REDE NIT NORDESTE: DESENVOLVIMENTO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (MR11)
Auditório 1 (Reitoria)
Coordenador: Jaildo Santos Pereira (UFRB)
Participantes: Elias Ramos de Souza (FAPESB) e Maria Rita de Morais Chaves Santos (UFPI)

TECNOLOGIAS PARA USO DE ÁGUA DE QUALIDADE INFERIOR NA AGRICULTURA (MR12)
Auditório 4
Coordenador: Aureo Silva de Oliveira (UFRB)
Participantes: Antonio Teixeira Matos (UFV), Asher Kiperstok (UFBA) e Hans Raj Gheyi (UFRB)

TV UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO (MR13)
Auditório 3
Coordenador: Marcelo S M Lacombe (UFRB)
Participante: Roberto Lyrio Duarte Guimarães (UFRB), Josimey Costa (UFRN)


Minicursos diurnos
De 15 a 17 - das 8h às 10h (3 aulas de 2h/cada)

MC-D01 - A IMPORTÂNCIA DA FARMACOEPIDEMIOLOGIA NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PA2-Sala 106
Responsável: Djanilson Barbosa dos Santos (UFRB)

MC-D02 - A TECNOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO
PA1-Sala 02
Responsáveis: Elaine Andrade Leal Silva (UFRB) e Paloma de Souza Pinho Freitas (UFRB)

MC-D03 - APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL
PA1-Sala 03
Responsável: Rodrigo Pires do Nascimento (UFRB)

MC-D04 - BIOMETRIA DE MARCADORES GENÉTICOS
PA1-Sala 04
Responsável: Ricardo Franco Cunha Moreira (UFRB)

MC-D05 - CUIDADOS BÁSICOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
PA1-Sala 05
Responsável: Eliseth de Souza Viana (EMBRAPA)

MC-D06 - CULTIVO DE PEIXES EM TANQUE-REDE
PA1-Sala 06
Responsável: José Arlindo Pereira (UFRB)

MC-D07 - PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA FERRAMENTA PARA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO GERADO NO ÂMBITO ACADÊMICO
PA1-Sala 07
Responsáveis: Jaildo Santos Pereira (UFRB) e Raul Rio Ribeiro (UFRB)

MC-D08 - DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS DE INTERESSE EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL
PA1-Sala 08
Responsável: José Neder Moreira Alves (ADAB)

MC-D09 - ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA NA BAHIA DE HOJE
PA1-Sala 09
Responsável: Fernando Cardoso Pedrão (UFRB)

MC-D10 - ESTATÍSTICA EM Sala DE AULA: COMO COMEÇAR?
PA1-Sala 10
Responsável: Lisbeth Kaiserlian Cordani (SBPC)

MC-D11 - FISIOLOGIA E TECNOLOGIA DE PÓS-COLHEITA DE FRUTAS TROPICAIS
PA1-Sala 11
Responsável: Elvis lima Vieira (UFRB)

MC-D12 - HISTÓRIA DA CIÊNCIA
PA2-Sala 110
Responsáveis: Alex Vieira dos Santos (UFBA) e Amilcar Baiardi (UFBA)

MC-D13 - IDOSO COM DÉFICIT COGNITIVO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO GERONTOLÓGICA
PA1-Sala 103
Responsáveis: Dóris Firmino Rabelo (UFRB) e Cláudia Feio da Maia Lima (UFRB)

MC-D14 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PATENTES
PA1-Sala 104
Responsável: Núbia Moura Ribeiro (IFBA)

MC-D15 - INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE AQUISIÇÃO E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA MONITORAMENTO DO SISTEMA SOLO-PLANTA-ATMOSFERA
PA2-Sala 103
Responsáveis: Eugênio da Ferreira Coelho (EMBRAPA) e Maurício Antônio Coelho Filho (EMBRAPA)

MC-D16 - MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA WEB 2.0: O ENSINO ON LINE COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PA1-Sala 112
Responsável: Zuma Evangelista de Castro da Silva (CEJAD/BA)

MC-D17 - MOLÉCULAS E MEDIADORES QUÍMICOS DE SINAIS DE INTERAÇÃO INTER E INTRA CELULARES
PA1-Sala 106
Responsável: Sílvia Lima Costa (UFBA)

MC-D18 - NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS
PA1-Sala 107
Responsáveis: Alyne Henri dos Santos Motta (UFRB) e Ana Paula Santos (UFRB)

MC-D19 - O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC´S) NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA
PA1-Sala 113
Responsável: Antonio Pedro Moura de Oliveira (UFRB)

MC-D20 - PROCEDIMENTOS PARA ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PA2-Sala 105
Responsáveis: Girlene Santos de Souza (UFRB) e Anacleto Ranulfo dos Santos (UFRB)

MC-D21 - PRODUÇÃO DE BIODIESEL
PA2-Sala 111
Responsáveis: Ednildo Andrade Torres (UFBA), Carine Alves Tondo (UFBA) e Josenildes Gomes (UFBA)

MC-D22 - PRODUÇÃO DE MUDAS DE FRUTEIRAS
PA2-Sala 113
Responsável: Nelson Fonseca (EMBRAPA)

MC-D23 - PRODUÇÃO DE MUDAS IN VITRO
PA2-Sala 114
Responsável: Tatiana Góes Junghans (EMBRAPA)

MC-D24 - PRODUÇÃO DE VÍDEO
PA2-Sala 02
Responsável: Danillo Barata (UFRB)

MC-D25 - RECURSOS NA INTERNET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PA2-Sala 03
Responsável: Renato Santos Araújo (UFRB)

MC-D26 - REDES DE INTERAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES EM ESTUDOS DE COMUNIDADES
PA2-Sala 04
Responsável: Gilberto Marcos de Mendonça Santos (UEFS)

MC-D27 - TÉCNICAS DE CITOGENÉTICA VEGETAL
PA2-Sala 05
Responsável: Janay Almeida dos Santos-Serejo (EMBRAPA)

MC-D28 - TÉCNICAS DE MANEJO DE ABELHAS PARA POLINIZAÇÃO EM SISTEMAS AGRÍCOLAS
PA2-Sala 06
Responsáveis: Fabiana Oliveira da Silva (UFBA) e Marina Siqueira de Castro (EBDA)

MC-D29 - TÉCNICAS EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS
PA2-Sala 07
Responsável: José Eduardo Borges de Carvalho (EMBRAPA)

MC-D30 - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO NAS PESQUISAS COM SERES HUMANOS
PA2-Sala 08
Responsáveis: Balduino Guedes Fernandes da Cunha (UFRB) e Valéria Machado Rufino (UFRB)

MC-D31 - USO DE PROGRAMAS ESTATÍSTICOS NA ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
PA2-Sala 09
Responsável: Carlos Alberto da Silva Ledo (EMBRAPA)

MC-D32 - UTILIZAÇÃO DA MADEIRA DE EUCALYPTUS PARA A PRODUÇÃO DE MÓVEIS
PA2-Sala 10
Responsável: Clair Rogério da Cruz (UFRB)

MC-D64 - O FANTÁSTICO MUNDO DAS ALGAS
PA2-Sala 101
Responsáveis: Aigara Miranda Alves (UEFS) e Ivania Batista de Oliveira (UEFS)

MC-D65 - O COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO NA AULA DE BIOLOGIA
PA1-Sala 114
Responsáveis: Aline Mendes (UNIFESP) e Roberto Carlos Sallai (UNIFESP)

MC-D66 - HORTA ESCOLAR E ECOALFABETIZAÇÃO: TRANSFORMANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PA2-Sala 102
Responsável: Marília R. Costa Castro (IFPE)

MC-D68 - TECELENDO: OS DESAFIOS DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PA2-Sala 104
Responsável: Andreia Barbosa dos Santos (UFRB)

Minicursos noturnos
De 15 a 17 - das 18h às 20h (3 aulas de 2h/cada)

MC-N33 - A BIOESTATÍSTICA NA PESQUISA EM SAÚDE
PA1-Sala 02
Responsável: Sérgio Roberto Lemos de Carvalho (EBDA)

MC-N34 - A CÉLULA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO
PA1-Sala 03
Responsável: Cecilia Dominical Poy (UFRB)

MC-N35 - A PEDAGOGIA DE PROJETOS E O ENSINO DE HISTÓRIA
PA1-Sala 04
Responsável: Tatiana de Lima (UFRB)

MC-N36 - AGROTÓXICOS E RECEITUÁRIO AGRONÔMICO
Auditório 10
Responsáveis: Alessandro da Silva Oliveira (ADAB) e Crispiniano Carlos Silva Nunes (ADAB)

MC-N37 - APICULTURA SUSTENTÁVEL NO NORDESTE BRASILEIRO
PA1-Sala 05
Responsável: Gesline Fernandes de Almeida (UEFS)

MC-N38 - ASPECTOS DA SEGURANÇA DO TRABALHO: NR-05 (CIPA E MAPAS DE RISCO)
Auditório 8
Responsável: Francisco Gabriel Santos Silva (UFRB)

MC-N39 - BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
PA1-Sala 07
Responsáveis: Anete Lira da Cruz (ADAB) e Solange de Oliveira Veras (ADAB)

MC-N40 - BREVE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOCATÁLISE
PA1-Sala 08
Responsável: Aluísio Marques da Fonseca (UFRB)

MC-N41 - CIRCUITO FECHADO DE TV A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
PA1-Sala 09
Responsáveis: Divanei dos Santos Vieira (CEJB) e Jaime Sobral Andrade (CEJB)

MC-N42 - CITROS, BANANA E TABACO: EXPRESSÃO ECONÔMICA E PRAGAS REGULAMENTADAS
PA1-Sala 06
Responsáveis: Danúzia Maria Vieira Ferreira (ADAB) e Cleômenes Torres (ADAB)

MC-N43 - DECODIFICAÇÃO BIOLÓGICA DAS PATOLOGIAS – A DOENÇA COMO RESOLUÇÃO DE UM CONFLITO
PA1-Sala 10
Responsável: Maria José Etelvina dos Santos (UNEB)

MC-N44 - DEFESA AGROPECUÁRIA: ESTRATÉGIAS E IMPORTÂNCIA
PA1-Sala 11
Responsáveis: Rejane Peixoto Noronha (ADAB) e Suely Xavier de Brito Silva (ADAB)

MC-N45 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIDADANIA: REFLEXÕES EM TORNO DE SUAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA
PA1-Sala 103
Responsáveis: José Dilson Beserra Cavalcanti (UFRB) e Nilson Antonio Ferreira Roseira (UFRB)

MC-N46 - ENTREVISTA DE EMPREGO E DINÂMICAS DE GRUPO: COMO SE PREPARAR PARA O MERCADO DE TRABALHO
PA1-Sala 104
Responsáveis: Denise Pimenta da Silva (FAMAM) e Marineusa Araújo Silva (FAMAM)

MC-N47 - FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À HIPERTENSÃO
Auditório 9
Responsável: Antonio Marcos Motta (IFBA)

MC-N48 - EVOLUÇÃO HUMANA
PA1-Sala 106
Responsável: Phellippe Arthur Santos Marbach (UFRB)

MC-N49 - FUNDAMENTOS DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO BRASILEIRO
PA1-Sala 107
Responsáveis: Paulo Emilio Torres (ADAB) e Marília Lima Costa (ADAB)

MC-N50 - HIGIENE NA PREPARAÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS
PA2-Sala 113
Responsável: Tatiana Pacheco Rodrigues (UFRB)

MC-N51 - HOMEOPATIA NA BOVINOCULTURA LEITEIRA
PA2-Sala 114
Responsável: Antônio Vicente da Silva Dias (EBDA)

MC-N52 - MANEJO GENTIL DE BOVINOS
PA2-Sala 104
Responsável: Jair de Araújo Marques (UFRB)

MC-N53 - METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
PA2-Sala 02
Responsáveis: Francisco Alves de Queiroz (FAMAM) e Hélio Ponce Cunha (FAMAM)

MC-N54 - NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS
Auditório 7
Responsáveis: Ana Paula Santos (UFRB) e Patrícia Veiga Nascimento (UFRB)

MC-N55 - OS FENÔMENOS DE DIFUSÃO E OSMOSE
PA2-Sala 04
Responsável: Cristina Pungrtnik (UESC)

MC-N56 - PRINCIPAIS PARASITOSES GASTRINTESTINAIS EM PEQUENOS RUMINANTES E MEDIDAS DE CONTROLE
PA2-Sala 05
Responsável: Fred da Silva Julião (IFBaiano)

MC-N57 - PROCEDIMENTOS PARA ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PA2-Sala 06
Responsáveis: Girlene Santos de Souza (UFRB) e Anacleto Ranulfo dos Santos (UFRB)

MC-N58 - PRODUÇÃO DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIO EM SAÚDE
PA2-Sala 07
Responsável: Cláudia Albuquerque de Lima (UNEB)

MC-N59 - PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DA MANDIOCA
PA2-Sala 105
Responsável: Joselito da Silva Motta (EMBRAPA)

MC-N60 - QUESTIONÁRIOS QUANTITATIVOS EM INVESTIGAÇÕES SOCIAIS: TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO
PA2-Sala 09
Responsáveis: Valéria Machado Rufino (UFRB) e Balduino Guedes Fernandes da Cunha (UFRB)

MC-N61 - RECURSOS NA INTERNET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PA2-Sala 10
Responsável: Renato Santos Araújo (UFRB)

MC-N62 - REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL, UM NOVO PARADIGMA PARA A COMPREENSÃO DAS FORMAS DE COMÉRCIO: O CASO DAS CIDADES DE CRUZ DAS ALMAS E SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA
PA2-Sala 106
Responsável: Claudio Ressurreição dos Santos (FAMAM)

MC-N63 - ROTEIRO PARA CINEMA
PA2-Sala 110
Responsáveis: Guilherme Sarmiento (UFRB) e Roberto Lyrio Duarte Guimarães (UFRB)

MC-N67 - MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO E QUALIDADE DE VIDA COMO DIREITOS FUNDAMENTAIS
PA2-Sala 103
Responsável: Célia Regina Ferrari Faganello Noirtin (UFRB)


PROGRAMAÇÃO DA SBPC MIRIM E SBPC TERCEIRA IDADE

CONFERÊNCIAS

Dia 15

das 10h30 às 12h

100 ANOS DA DESCOBERTA DAS CÉLULAS FALCIFORMES (COM01)
Conferencista: Rosa Cândida Cordeiro (UFRB)
Apresentador: Givanildo Oliveira (UFRB)
Local: Auditório 6 (AU06)

A EDUCAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS (COM02)
Conferencista: Osvaldo Barreto Filho (Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia)
Apresentador: Suzana Couto Pimentel (UFRB)
Local: Auditório 8 (AU08)

A ERA DO DISCURSO INÚTIL (COM03
Conferencista: Claudia Albuquerque de Lima (UNEB)
Local: Auditório 9 (AU09)

Das 14h00 às 15h30

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE (COT01)
Conferencista: Reinaldo Damasceno Souza (CLIMPED)
Apresentador: Marcílio Delan Baliza Fernandes (UFRB)
Local: Auditório 8 (AU08)


Dia 16

Das 10h30 às 12:00
FÓSSEIS: O QUE SÃO? QUEM SÃO? PARA ONDE VÃO? (COM04)
Conferencista: Téo Veiga de Oliveira (UFRGS)
Apresentador: Carolina Saldanha Scherer (UFRB)
Local: Auditório 6 (AU06)

SENSORIAMENTO REMOTO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO (COM07)
Conferencista: Aureo Silva de Oliveira (UFRB)
Apresentador: Claudia Bloisi Vaz Sampaio (UFRB)
Local: Auditório 10 (AU10)

Das 14h00 às 15h30
A TERCEIRA DENTIÇÃO: CUIDADO COM A AUTO-ESTIMA E QUALIDADE DE VIDA (COT02)
Conferencista: Adelmo do Sacramento Souza (CLIMOC)
Apresentador: Doris F. Rabelo (UFRB)
Local: Auditório 6 (AU06)

Das 16h00 às 17h30
ASPECTOS SOCIAIS E GENÉTICOS EM DOENÇAS CARDIOVASCULARES (COT03)
Conferencista: Marcilio Delan Baliza Fernandes (UFRB)
Apresentador: Maria Angélica Pereira de
Local: Auditório 6 (AU06)

Das 19h00 às 20h00
O PODER DAS MARCAS (CON03)
Conferencista: Marta Cunha (UFRB)
Apresentador: Anderson Cotrim (UFRB)
Local: Auditório 03 (AUD03)

Das 19h30 às 20h30
RODAS DE FORMAÇÃO: UMA TECNOLOGIA PEDAGÓGICO-SOCIAL PRÓ-IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (CON01)
Apresentador: Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus (UFRB)
Conferencista: Cláudio Orlando C. do Nascimento (UFRB)
Local: Auditório 1 (AU01)

TRATAMENTO DE RESÍDUO ELETRÔNICO (CON02)
Conferencista: Nilton Cardoso da Silva (UFRB)
Apresentador: João Soares de Oliveira Neto (UFRB)
Local: Auditório 2 (AU02)


Dia 17

Das 09h00 às 10h30
REMÉDIOS DA NATUREZA (COT04)
Conferencista: Allan Serra (FADBA)
Apresentador: Deyse Pinto (FADBA)
Local: Auditório 6 (AU06)

Das 10h30 às 12h00
LEISHMANIOSE: SACRIFÍCIO OU TRATAMENTO ? (COM05)
Conferencista: Fred da Silva Julião (IFBAIANO)
Apresentador: Veridiana Fernandes da Silveira (UFRB)
Local: Auditório 8 (AU08)

ANALISTAS SIMBÓLICOS (COM06)
Conferencista: Feliciano Tavares Monteiro (Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia)
Apresentador: Warli Anjos (UFRB)
Local: Auditório 10 (AU10)

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES (COT06)
Conferencista: Arthur Gonzales (Hospital INCAR)
Apresentador: Patrícia Martins de Freitas (UFRB)
Local: Auditório 6 (AU06)

Das 14h00 às 15h30
VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA (COT05)
Conferencista: Dóris Rabelo (UFRB)
Apresentador: Cláudia Feio (UFRB)
Local: Auditório 6 (AU06)


MESAS REDONDAS

Dia 15, das 13h30 às 15h30
Discurso social e produções midiáticas regionais (MRM01)
Moderador: Maria de Fátima Ferreira (UFRB)
Participantes: Cláudia Albuquerque de Lima (UNEB), Cledson Miranda (UNEB) e Marcos Lima (UNEB)
Local: Auditório 09 (AU09)

SIMPÓSIOS

SIMPÓSIO 01: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PET/SESU/MEC (SIM01)

Mesa Redonda: Educação Tutorial na Bahia
Moderadora: Soraya Maria Palma Luz Jaeger (UFRB - PET Zootecnia)
Participantes: José Fernandes de Melo Filho (UFRB - PET Agronomia), Genildo Ferreira da Silva (UFBA - PET Filosofia), Dinalva Melo (UFRB)
Dia 15, das 09h00 às 12h00
Local: Auditório 7 (AU7)

SIMPÓSIO 02: SIMPÓSIO BAIANO DE DEFESA AGROPECUÁRIA

Mesa Redonda: Desafios e perspectivas da defesa agropecuária na Bahia
Moderador: Antônio Souza do Nascimento (Embrapa)
Participantes: Cassio Ramos Peixoto (ADAB), Augusto Sávio Mesquisa (MAPA), Aldo Malavasi (MOSCAMED)
Dia 15, das 09:00-12:00
Local: Auditório 10 (AU10)

Aula Magna: O desafio da defesa agropecuária no Brasil
Apresentador: Alexandre Moraes Pinheiro (UFRB)
Professor: Evaldo Ferreira Vilela (UFV/SECTES-MG)
Dia 15, das 14:00 às 16:00
Local: Auditório 10 (AU10)

SIMPÓSIO 03: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Mesa Redonda: Estratégias e perspectivas das revistas científicas brasileiras: Qualis e Fator de Impacto
Moderador: Ana Cristina Vello Loyola Dantas (UFRB)
Participantes: Debroah Dias (ISI-Thomson Reuters), José Eulalio Carbal Filho (ABEC/Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Ronaldo Lopes Oliveira (UFBA/Sociedade Brasileira de Zootecnia)
Colaboração: Hans Raj Gheyi (Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental)
Dia 15, das 14:00-16:00
Local: Auditório 7 (AU7)

SIMPÓSIO 04: O ESTALEIRO NAVAL EM SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU

Mesa Redonda: O estaleiro naval em São Roque do Paraguaçu
Moderador: Francisco Adriano de carvalho Pereira (UFRB)
Participantes: Miguel da Costa Accioly (UFBA), Francisco José Bezerra Souto (UEFS), Roberto Paulo Benjamin Oliveira (Secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária da Bahia)
Dia 16, das 10:00-12:00
Local: Auditório 7 (AU07)

SIMPÓSIO 05: INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Conferência: Organização e perspectivas da iniciação científica e tecnológica
Apresentadora: Simone Alves Silva (UFRB)
Conferencista: Wrana Maria Panizzi (CNPq)
Dia 16, das 09:00 às 11:00
Local: Auditório 8 (AU8)

Reunião Técnica CNPq
CNPq/ Coordenadores de Programas de Pós-Graduação
Dia 16, das 11:00-12:00
Local: Auditório 8 (AU8)

SIMPÓSIO 06: FOMENTO A PESQUISA E A PÓS-GRADUAÇÃO

Mesa Redonda: Perspectivas do fomento da pesquisa e da pós-graduação
Moderador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (UFRB)
Participantes: Emídio Cantídio de Oliveira Filho (CAPES)
Dia 17, das 09:00 às 11:00
Local: Auditório 7 (AU7)

Reunião Técnica CAPES
CAPES/ Coordenadores de Programas de Pós-Graduação
Dia 17, das 11:00 às 12:00
Local: Auditório 7 (AU7)

SIMPÓSIO 07: QUESTÕES AMBIENTAIS E A PARTICIPAÇÃO POPULAR

Mesa Redonda: Sucesso da participação popular em questões ambientais no Recôncavo da Bahia
Moderador: Sivanildo da Silva Borges (UFRB)
Participantes: Célia Regina Ferrari Faganello Noirtin (UFRB), Liana Neves Salles Nascimento (UFBA), Thomas Vincent Gloaguen (UFRB)
Dia 17, das 13:30 às 15:30
Local: Auditório 8 (AU08)

SIMPÓSIO 08: A INDÚSTRIA FUMAGEIRA NO RECÔNCAVO

Mesa Redonda: Realidade e perspectivas da indústria fumageira no Recôncavo
Moderador: Luiz Gonzaga Mendes (UFRB)
Participantes: Augusto Cezar Nunes (Receita Federal ), Ricardo Becker (Sinditabaco), Carlos Daniel Schimidt (DANCO)
Dia: 17, das 13:30 às 15:30
Local: Auditório 10 (AU10)

SIMPÓSIO 09: ACESSO E PERMANÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR

Mesa Redonda: Pesquisa e experiências de acesso e permanência no ensino superior: a experiência da UFRB
Moderador: Ana Claudia dos Reis (UFRB)
Participantes: Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus (UFRB), Claudio Orlando C. do Nascimento (UFRB), Maria Goretti Cavalcante (UFRB)
Dia: 15, das 13:30 às 15:30
Local: Auditório 5 (AU05)

FÓRUM

REUNIÃO DO FÓRUM BAIANO DE PRÓ-REITORES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Responsável: Marluce Maria de Araújo Assis (UEFS)
Pauta: Nova Diretoria; Assimetria na Pós-Graduação; MINTER – DINTER.
Dia: 16, das 09h00 às 12h00
Local: Auditório 5 (AU05)

OFICINAS PARA A TERCEIRA IDADE


Dia 15

CUIDADOS COM A PELE DO IDOSO COM VISTA NA PREVENÇÃO DE LESÃO (OFT01)
Responsáveis: Silvia da Silva Santos Passos; Vera Patricia Carneiro Cordeiro Nobre
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 11

IMI – INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE (OFT02)
Responsáveis: Roberta Bruschi (UFRB); Pedro Vitor Duarte Brandão (UFRB)
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 112

O BENEFÍCIO DO ALONGAMENTO PARA A TERCEIRA IDADE (OFT03)
Responsáveis: Suelen Cristina da Silva (UFRB); Cecília Poy (UFRB)
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 10

SEXUALIDADE DA PESSOA QUE ENVELHECE (OFT04)
Responsáveis: Dóris Rabelo (UFRB); Claudia Feio da Maia Lima (UFRB)
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 110

EDUCAR PARA O ENVELHECER (OFT05)
Responsável: Irlana Jane Menas da Silva (UEFS/UATI)
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 111

EMPREENDEDORISMO NA TERCEIRA IDADE (OFT06)
Responsáveis: Ana Carla C. das Chagas (FADBA); Sâmara Vieira Siqueira (FADBA); Ithyel Moraes da Silva (FADBA)
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 111

LIVRANDO-SE DA DEPRESSÃO (OFT07)
Responsáveis: Simone da Silva Santos (FADBA); Wilma Raquel Barbosa Ribeiro (FADBA)
Dia 15, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 112

Dia 16

IDOSO E MEMÓRIA: É POSSÍVEL MELHORÁ-LA? (OFT10)
Responsáveis: Dóris Rabelo (UFRB); Claudia Feio da Maia Lima (UFRB)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 105

EMPREENDEDORISMO NA TERCEIRA IDADE (OFT11)
Responsáveis: Ithyel Moraes da Silva (FADBA); Ana Carla Cavalcante das Chagas(FADBA)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 111

INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSOS E ADULTOS (OFT12)
Responsável: Helen Meira Cavalcanti (FADBA)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 110

VIVENCIAS CORPORAIS: DESPERTANDO O CORPO NO TRABALHO E NA VIDA (OFT13)
Responsável: Sanzia B. Ribeiro (FADBA)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 103

A IMPORTÂNCIA DOS VALORES HUMANOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA TERCEIRA IDADE (OFT14)
Responsável: George Mariane Soares Santana (UFRB)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 03

RELAXAMENTO, O CAMINHO PARA A HARMONIA INTERIOR (OFT15)
Responsável: Hidelbrando José Texeira de Sena (PMCA)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 104

APRENDENDO A TÉCNICA DO “FUXICO” (OFT08)
Responsável: Jaciara Maria da Silva (DIREC 32)
Dia 16, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 107

Dia 17

ENVELHECIMENTO X QUALIDADE DE VIDA (OFT16)
Responsável: Maria Fernanda Aderne Almeida (PMCA)
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 08

MUSICA PARA A TERCEIRA IDADE (OFT17)
Responsáveis: Juliete dos Santos Cerqueira; Sonia Maria Amancio dos Santos Santana
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 09

OS DESAFIOS DO JOGAR E RECREAR NA TERCEIRA IDADE (OFT18)
Responsáveis: Taciana da Silva Correia; Cintia Rodrigues Oliveira
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 10

PILATES PARA TODAS AS IDADES (OFT19)
Responsável: KarineSuzart (Corpo & Movimento)
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 101

RELEMBRANDO AS POESIAS NA TERCEIRA IDADE (OFT20)
Responsáveis: Mariane Matos Alves; Valdineia Santana Bastos Vieira
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 102

MELIPONOTERAPIA (OFT21)
Responsáveis: Rogério Marcos de Oliveira Alves (IFBAIANO); Baden Bell Pereira Brito (UFRB)
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 103

YOGA PARA A MELHOR IDADE (OFT22)
Responsável: Luis Carlos Barbosa (FAMAM)
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 104

APRENDENDO A TÉCNICA DO “FUXICO” (OFT08)
Responsável: Jaciara Maria da Silva (DIREC 32)
Dia 17, das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 107


OFICINAS PARA A SBPC MIRIM

Dia 15

FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL (OFM01)
Responsáveis: Júlio César dos Santos (UFRB), Jaqueline da Silva Santos (UFRB), Daniela Santos Xavier (UFRB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 01

ARTE, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA CULTURA (OFM02)
Responsável: Cilene Nascimento Canda (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 02

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA: UMA NOVA PERSPECTIVA DO TRABALHO CIENTÍFICO PARA O ENSINO MÉDIO (OFM03)
Responsável: Max Williams Ribeiro Cardoso (CEMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 03

PERFORMANCE ART (OFM04)
Responsável: Ayrson Herárclito (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 04

INSETOS NA ESCOLA (OFM05)
Responsáveis: Ilana Lopes Franco (UEFS); Priscila Paixão Lopes (UEFS)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 05

MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD (OFM06)
Responsáveis: Wanderson Silva de Jesus (UFRB); Renato Santos Araujo (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 06

DST (doenças sexualmente transmissíveis)/AIDS (OFM07)
Responsável: Cândida Maria Pimentel Pereira Vieira (DIRES)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 07

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (OFM08)
Responsável: Juciene Silva de Sousa Nascimento (FADBA)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 08

RELAÇÃO INTERPESSOAL E EXPRESSÃO CORPORAL (OFM09)
Responsáveis: Simone Sant´ana Damasceno de Carvalho (FACTAE); Rosa Bernadete (FACTAE)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 09

DROGAS, ÁLCOOL E TABACO (OFM10)
Responsáveis: Daiana Caroline Barbosa de Andrade (NASF/PMCA); Danna Macedo Eloy Souza (NASF/PMCA); Vanessa Maria Torres Sampaio (NASF/PMCA)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 10

CONSTRUINDO UMA ESCOLA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: O PAPEL DOS ALUNOS NESTE PROCESSO (OFM11)
Responsável: Monica Borges de Andrade (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 102

PLANTAS MEDICINAIS (OFM12)
Responsável: Franceli da Silva (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 103

A Postura da Vida (OFM13)
Responsável: Karina Grace Ferreira de Oliveira (FADBA)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 104

Capoeira é pra homem, menino e mulher (OFM14)
Responsável: Angelita da Conceição (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 102

DIMENSÕES DO SISTEMA SOLAR (OFM15)
Responsável: Glênon Dutra (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 106

IMAGENS EM MOVIMENTO NO CONTEXTO DO VESTIBULAR: IDENTIDADES CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES NO CINEMA BRASILEIRO (OFM16)
Responsáveis: Ana Carolina Cruz de Souza (UNEB); Eliana Andrade Marques dos Santos (CEAT)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 107

MAQUETES DIDÁTICAS (OFM17)
Responsável: Saladina Amoedo Athyde
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 108

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: IMPORTÂNCIA, ORIGEM E HISTÓRIA (OFM18)
Responsáveis: Nilton Antônio Souza dos Santos (FAMAM); Priscila da Silva Eloy (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 109

HABILIDADES SOCIAIS PARA UMA NOVA SOCIEDADE (OFM19)
Responsáveis: Patrícia Martins de Freitas (UFRB); Thiago da Silva Gusmão Cardoso (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00
Local: PA2 – Sala 112

HOMEOPATIA APLICADA A AGRICULTURA (OFM20)
Responsável: Cintia Armond (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; 14:00 às 15:30
Local: PA2 – Sala 02

PRIMEIROS SOCORROS (OFM21)
Responsável: George Silva de Souza (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 03

DANÇA DE RUA – RAP (OFM22)
Responsável: Gilson da Silva (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 04

LEITURA E LETRAMENTO: LITERATURA E AUTOCONHECIMENTO (OFM23)
Responsável: Zuma Evangelista de Castro Silva (CEJAD/DIREC 29)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 05

LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICO E PRÁTICO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (OFM24)
Responsáveis: Verônica Santos da Silva (UFRB); Gérson Silva Santos Neto (UFRB); Vânia Sampaio Alves (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 06

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO RECÔNCAVO BAIANO (OFM25)
Responsáveis: Denise Pimenta da Silva (FAMAM); Marineusa Araújo (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 07

RESGATE DA NAVE ESPACIAL TERRA (OFM26)
Responsável: Jesus Manuel Delgado Mendes (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 08

JOGANDO E PINTANDO O SETE NA MATEMÁTICA (OFM27)
Responsável: Jucineide dos Santos Conceição
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 09

OS FÓSSEIS CONTAM A HISTÓRIA DO PLANETA (OFM28)
Responsável: Carolina Saldanha Scherer
Horário: das 10h30 às 12h00
Local: PA2 – Sala 10

ESCULTUTRA EM BALÕES: UM SHOW PARA DECORAÇÃO (OFM29)
Responsável: Risoleta Nascimento de Cerqueira (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 101

Estudos em Tecnologias Educacionais aplicados a Matemática (OFM30)
Responsável: Dalila dos Santos Costa (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA1 – Sala 113

Conhecendo o grande mundo dos microorganismos (OFM31)
Responsável: Rafael Oliva Trocoli (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 104

ESTRATÉGIAS DE COMO GASTAR SEU DINHEIRO (OFM32)
Responsáveis: Raphael Silva Nogueira Costa (UFRB); Heirislane de Macedo Santos (UFRB)
Local: PA2 – Sala 105

JOVENS EM SITUAÇÕES DE RISCOS AO INGRESSAREM NO MUNDO DA VIOLÊNCIA (OFM33)
Responsáveis: Selena Rios (FADBA); Karla Fernanda (FADBA)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 106

SUCATA (OFM34)
Responsável: Luciene Andréia Santos Marques (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 106

COMO PRODUZIR GELÉIA REAL ? (OFM35)
Responsável: Patrícia Faquinello (UFRB/FAPESB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 107

TECNICAS E INOVAÇÃO PARA CORTES DE CABELO (OFM36)
Responsável: Jean Santana Sampaio (Imperial Cosmético)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 108

O TANGRAN COMO INSTRUMENTO DA MATEMÁTICA (OFM37)
Responsável: Thaiane de Souza Tavares (CEDLP/DIREC 32)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 109

OS SEGREDOS DOS TEXTOS VERBAIS E IMAGÉTICOS (OFM38)
Responsáveis: Fabiana de Santana Cardeal (DIREC 32); Fabio Ribeiro Araújo (DIREC 32); Patrícia Costa de Santana (DIREC 32)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 110

PLANETÁRIO: IDENTIFICAÇÃO DE ESTRELAS E CONSTELAÇÕES (OFM39)
Responsáveis: Marildo G. Pereira (UEFS); Tereza Cristina. S. Torres (UEFS); José Carlos S. dos Santos (UEFS); Isabel de Jesus Lima (UEFS)
Horário: das 10h30 às 12h00
Local: PA2 – Sala 111

ABORDAGEM PSICOSSOCIAL NA CLÍNICA INFANTIL: PSICANÁLISE E NEGRITUDE (OFM40)
Responsável: Regina Marques de Souza (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 113

ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS: SABER GANHAR X SABER GASTAR (OFM41)
Responsável: José da Conceição Santana (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00
Local: PA2 – Sala 114

VIVENCIANDO A BIOLOGIA (OFM42)
Responsáveis: Aline Mendes (UNIFESP) e Roberto Carlos Sallai (UNIFESP)
Horário: das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 114



Dia 16

FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL (OFM01)
Responsáveis: Júlio César dos Santos (UFRB), Jaqueline da Silva Santos (UFRB), Daniela Santos Xavier (UFRB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 113

DESENHANDO LIVREMENTE (OFM02)
Responsável: Valéssio Soares de Brito (UNIFACS)
Horários: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 113

INSETOS NA ESCOLA (OFM03)
Responsável: Ilana Lopes Franco (UEFS); Priscila Paixão Lopes (UEFS)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 02

ROTEIRO PARA LER A MÍDIA: UMA LEITURA CRÍTICA DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E SENTIDOS DE JORNAIS IMPRESSOS (OFM04)
Responsáveis: Jaime Fernandes Dourado (CEEPGSV)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 03

PLANTAS MEDICINAIS (OFM05)
Responsável: Franceli da Silva (UFRB)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 04

AUTO-ESTIMA: LÁ EM CIMA! (OFM06)
Responsáveis: Wilma Raquel Barbosa Ribeiro(FADBA); Tairacon Oliveira(FADBA)
Horário: das 14h00 às 15h30;
Sala: PA1 – Sala 107

COMO AS CRENÇAS INFLUENCIAM A SUA VIDA (OFM07)
Responsável: Luiz Dércio da Cunha Lima (UNEB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 06

CAPOEIRA É PRA HOMEM, MENINO E MULHER (OFM08)
Responsável: Angelita da Conceição (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 05

DIMENSÕES DO SISTEMA SOLAR (OFM09)
Responsável: Glênon Dutra (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 06

IMAGENS EM MOVIMENTO NO CONTEXTO DO VESTIBULAR: IDENTIDADES CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES NO CINEMA BRASILEIRO (OFM10)
Responsáveis: Ana Carolina Cruz de Souza (UNEB); Eliana Andrade Marques dos Santos (CEAT)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 07

COMO PRODUZIR RAINHAS DE ABELHAS ? (OFM11)
Responsável: Patrícia Faquinello (UFRB/FAPESB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 08

APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DE FILMES E TEXTOS (OFM12)
Responsável: Agnaldo Pedro Santos Filho (UNEB); Leda Regina de Jesus Couto (UNEB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 07

HOMEOPATIA APLICADA A AGRICULTURA (OFM13)
Responsável: Cintia Armond (UFRB)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 109

DANÇA DE RUA - RAP (OFM14)
Responsável: Gilson da Silva (FAMAM)
Horário: 10:30- 12:00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 10

LEITURA E LETRAMENTO: LITERATURA E AUTOCONHECIMENTO (OFM15)
Responsável: Zuma Evangelista de Castro Silva (CEJAD/DIREC 29)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 11

LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICO E PRÁTICO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (OFM16)
Responsáveis: Verônica Santos da Silva (UFRB); Gérson Silva Santos Neto (UFRB); Vânia Sampaio Alves (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 103

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO RECÔNCAVO BAIANO (OFM17)
Responsáveis: Denise Pimenta da Silva (FAMAM); Marineusa Araújo (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 104

USO DE DROGAS NAS ESCOLAS (OFM18)
Responsável: Paulo Roberto Guimarães dos Santos (DP Cruz das Almas)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 106

OS FÓSSEIS CONTAM A HISTÓRIA DO PLANETA (OFM19)
Responsável:Carolina Saldanha Scherer
Horário: das 10h30 às 12h00
Sala: PA2 – Sala 105

APRECIANDO O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA LEITURA (OFM20)
Responsáveis: Helena Borges Fonseca (UNEB); Mylena Costa Silva (UNEB)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 107 (10h30 às 12h00)
Sala: PA1 – Sala 109 (14h00 às 15h30)

Estudos em Tecnologias Educacionais aplicados a Matemática (OFM21)
Responsável: Dalila dos Santos Costa (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 112

PRODUÇÕES NARRATIVAS IMAGÉTICAS: A FOTOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA (OFM22)
Responsável: Cláudia Albuquerque de Lima (UNEB)
Horário: das 10h30 às 12h00;das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 106

COMO ESTRUTURAR UMA CAIXA PARA CRIAR ABELHAS MELÍFERAS (APICULTURA) (OFM23)
Responsáveis: Luciana Reis Passos (UFRB); Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 02

CONHECENDO O GRANDE MUNDO DOS MICROORGANISMOS (OFM25)
Responsável: Rafael Oliva Trocoli (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 04

RECICLAGEM COMO ARTE – AGROEXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL (OFM26)
Responsáveis: Shirlei Messias Araujo (CETEP/DIREC 29), Ana Maria Dias Pereira (CETEP/DIREC 29)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 05

JOGOS E RECREAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NO DESENVOLVIMENTO DA ESPONTANEIDADE (OFM27)
Responsáveis: Ana Maria Dias Pereira (CETEP/DIREC 29); Shirlei Messias Araujo (CETEP/DIREC 29)
Horário: das 10h30 às 12h00
Sala: PA2 – Sala 06

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA (OFM28)
Responsáveis: Maria Celeste Anunciação dos Santos (CETEP/DIREC 29); Geneida Maria Maia Figueirêdo (CETEP/DIREC 29)
Horário: das 10h30 às 12h00
Sala: PA2 – Sala 07

ULTRAPASSAR OS MUROS DA ESCOLA É ESSENCIAL PARA COMPREENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DE SUA ANÁLISE GEOSSISTÊMICA (OFM29)
Responsáveis: Fabiano Cerbato (CETEP/DIREC 29)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 08

CIÊNCIAS NATURAIS (OFM30)
Responsável: Edmilson dos Santos Macedo (CDPRG/DIREC 29)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 09

DEFESA CORPORAL (OFM31)
Responsável: Jullyane Caldas (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 10

A Lógica Matemática e sua influência no pensamento formal (OFM32)
Responsável: José Aurimar dos Santos Angelim (IFBaiano)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 110

VIVENCIANDO A BIOLOGIA (OFM42)
Responsáveis: Aline Mendes (UNIFESP) e Roberto Carlos Sallai (UNIFESP)
Horário: das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 114


Dia 17

FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL (OFM01)
Responsáveis: Júlio César dos Santos (UFRB); Jaqueline da Silva Santos (UFRB); Daniela Santos Xavier (UFRB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 113

DESENHANDO LIVREMENTE (OFM02)
Responsável: Valéssio Soares de Brito (UNIFACS)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 113

INSETOS NA ESCOLA (OFM03)
Responsáveis: Ilana Lopes Franco (UEFS); Priscila Paixão Lopes (UEFS)
Horário:das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 02

ROTEIRO PARA LER A MÍDIA: UMA LEITURA CRÍTICA DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E SENTIDOS DE JORNAIS IMPRESSOS (OFM04)
Responsável: Jaime Fernandes Dourado (CEEPGSV)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 03

PLANTAS MEDICINAIS (OFM05)
Responsável: Franceli da Silva (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 04

AUTO-ESTIMA: LÁ EM CIMA ! (OFM06)
Responsáveis: Wilma Raquel Barbosa Ribeiro(FADBA); Tairacon Oliveira (FADBA)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 05

COMO AS CRENÇAS INFLUENCIAM A SUA VIDA (OFM07)
Responsável: Luiz Dércio da Cunha Lima (UNEB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 06

CAPOEIRA É PRA HOMEM, MENINO E MULHER (OFM08)
Responsável: Angelita da Conceição (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 07

DIMENSÕES DO SISTEMA SOLAR (OFM09)
Responsável: Glênon Dutra (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 08

IMAGENS EM MOVIMENTO NO CONTEXTO DO VESTIBULAR: IDENTIDADES CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES NO CINEMA BRASILEIRO (OFM10)
Responsáveis: Ana Carolina Cruz de Souza (UNEB); Eliana Andrade Marques dos Santos (CEAT)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 09

COMO PRODUZIR RAINHAS DE ABELHAS ? (OFM11)
Responsável: Patrícia Faquinello (UFRB/FAPESB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 010

APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DE FILMES E TEXTOS (OFM12)
Responsáveis: Agnaldo Pedro Santos Filho (UNEB); Leda Regina de Jesus Couto (UNEB)
Horário: das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 011

HOMEOPATIA APLICADA A AGRICULTURA (OFM13)
Responsável: Cintia Armond (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 102

DANÇA DE RUA - RAP (OFM14)
Responsável: Gilson da Silva (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 103

LEITURA E LETRAMENTO: LITERATURA E AUTOCONHECIMENTO (OFM15)
Responsável: Zuma Evangelista de Castro Silva (CEJAD/DIREC 29)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 104

LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICO E PRÁTICO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (OFM16)
Responsáveis: Verônica Santos da Silva (UFRB); Gérson Silva Santos Neto (UFRB); Vânia Sampaio Alves (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 105

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO RECÔNCAVO BAIANO (OFM17)
Responsáveis: Denise Pimenta da Silva (FAMAM); Marineusa Araújo (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 106

USO DE DROGAS NAS ESCOLAS (OFM18)
Responsável: Paulo Roberto Guimarães dos Santos (DP Cruz das Almas)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 107

OS FÓSSEIS CONTAM A HISTÓRIA DO PLANETA (OFM19)
Responsável: Carolina Saldanha Scherer
Horário: das 10h30 às 12h00
Sala: PA1 – Sala 108

ESTUDOS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS APLICADOS A MATEMÁTICA (OFM20)
Responsável: Dalila dos Santos Costa (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 112

CONHECENDO O GRANDE MUNDO DOS MICROORGANISMOS (OFM21)
Responsável: Rafael Oliva Trocoli (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 110

ORIENTAÇÕES POSTURAIS (OFM22)
Responsável: Manuela Maturino (FAMAM)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA1 – Sala 111

COMO CRIAR ABELHAS SEM FERRÃO ? (OFM23)
Responsáveis: Rogério Marcos de Oliveira Alves (IFBAIANO); Márcio Pires de Oliveira (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00
Sala: PA2 – Sala 105

TECNICAS E INOVAÇÃO DE MAQUIAGEM (OFM24)
Responsáveis: Valdimeire Nascimento Pereira (VD/Natura); Paula Amalia Anias Rodrigues (PV/Natura)
Ementa: Tipos de maquiagem; instrumentos, material e técnicas usadas em maquiagem.
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 02

O MEL: COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS (OFM25)
Responsáveis: Samira Maria P. C. Silva (UFRB); Geni da Silva Sodré (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 106

ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS: SABER GANHAR X SABER GASTAR (OFM26)
Responsável: José da Conceição Santana (UFRB)
Horário: 14:00 ás 15:30
Sala: PA2 – Sala 04

A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS (OFM27)
Responsável: Silas Ribeiro Peixoto Sobral (FISK)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 05

SEXUALIDADE (OFM28)
Responsável: Mariana Rodrigues (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 06

SABERES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (OFM29)
Responsável: Silvana Lucia da Silva Lima (UFRB)
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Sala: PA2 – Sala 07

VIVENCIANDO A BIOLOGIA (OFM42)
Responsáveis: Aline Mendes (UNIFESP) e Roberto Carlos Sallai (UNIFESP)
Horário: das 14h00 às 15h30
Local: PA2 – Sala 114

ATIVIDADES TÉCNICO-CULTURAIS

PEÇA TEATRAL - MÉTODO CIENTÍFICO E A ARTE DE LEOPOLDO DE MEIS: UMA LEITURA ENCENADA (ATC01)
Responsável: Ana Verônica Rodrigues da Silva (UFRB)
Dia: 16/09/2010
Horário: das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: Auditório 9 (AU09)

LIÇÕES PARA A INFÂNCIA (ATC02)
Responsáveis: Deisy Vital dos Santos (UFRB); Margarete Costa Santos (UFRB)
Dia 17, das 09h00 às 10h00; das 16h00 às 17h00
Local: Auditório 9 (AU09)

PEÇA TEATRAL – MENINA SAPECA (ATC03)
Responsáveis: Deisy Vital dos Santos (UFRB) Margarete Costa Santos (UFRB)
Dia 17, das 10h30 às 12h00; das 14h00 às 15h30
Local: Auditório 9 (AU09)

PORTAL PROFISSÕES

Instituições participantes:

CEAT
CEMAM
BAHIANA
FACTAE
FADBA
FTC EAD
IAENE
IFBA
IFBAIANO
UEFS
UESB
UFRB
UNIVASF

PORTAL HISTÓRICO

Prefeituras participantes:

Amargosa
Cabaceiras do Paraguaçu
Cachoeira
Castro Alves
Conceição do Almeida
Cruz das Almas
Muritiba
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
São Felipe
São Félix
São Francisco do Conde
Sapeaçu

PRAÇA DA SAÚDE

Instituições participantes:
DIRES
FADBA/IAENE
FAMAM
Prefeitura de Santo Antônio de Jesus
UFRB

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA

EMBASA
CERB
SECTI
FAPESB
LIMPURB
DEB-MAQ
UNEB
IFBAIANO
COMAG
Imperial Cosmético

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI):
Fazendinha de agricultura familiar e exposição de animais - EBDA
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Bahia Pesca
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical - EMBRAPA
Exposição de Aves de Corte e Postura - GUJÃO/AVIGRO/PERDIGÃO
Exposição de Suínos - AVIGRO/PERDIGÃO
Exposição de Coelhos - UFRB
Exposição de Flores - Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues
Exposição de Flores - Prefeitura Municipal de Cruz das Almas
Exposição de Flores - Prefeitura Municipal de Maracás
Exposição de Mandioca e Inhame
Exposição de Mudas - Horto Paulo Moraes
Exposição: Projeto Campo Limpo – Prefeitura Municipal de Conceição de Jacuípe
Exposição: Aliança Cooperativa
Fertilizantes e Sementes - Água Branca
Meliponário - UFRB
Piscicultura - Coral
Produtos das Abelhas - Favo de Ouro
Produtos das Abelhas - Abmel

GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

Grupo de Estudos em Reprodução Animal (GERA) - UFRB
Grupo de Conservação de Forragem - UFRB
Grupo de Proteção Animal de Cruz das Almas (GPACA) - UFRB
Grupo de Transformação de Produtos de Origem Animal (TPOA) - UFRB
INCUBA - Incubadora - UFRB
Agrovida
Projeto Ervas
Grupo de Genética e Melhoramento - UFRB
Exposição de móveis de eucalipto - UFRB
Grupos de Pesquisa NEPA - UFRB
Grupos de Pesquisa Insecta - UFRB
Grupos de Pesquisa Multidisciplinar - UFRB
Grupos de Pesquisa Saúde e Produção no Recôncavo - UFRB
Exposição de Morfologia Animal - UFRB

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como funciona o Mundo Corporativo...

'Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz. O diretor marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas. O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões! O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial..
A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía : Há muita gente nesta empresa!!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida. '
Já viu esse filme antes ? Bom trabalho a todas as formigas !!!
Frase diária: "Quem trabalha muito erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido!"

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...

Quem é que não conhece essa música do Toquinho, né? Então... agora se vcs querem ver como é que se desenha um castelo com 5 retas, acessem: http://castelo5retas.blogspot.com/

O que eu mais gostei foi:

Fonte: Piadas Nerd

domingo, 5 de setembro de 2010

ENFISA 2011 - site no ar


Publiquei ontem o site do 9º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, que acontecerá em Boa Vista (março), João Pessoa (abril), Porto Alegre (abril) e Campo Grande (junho). É uma série de quatro eventos, sendo três regionais preparatórios para o nacional de Campo Grande.

O endereço é http://enfisa.webnode.com.br