sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Dia mundial do balanço

É... 2010 passou rapidinho... entrou com tudo, atropelou e agora vai embora deixando saudade... não seria injusto nem exagero dizer que foi um dos melhores anos da minha vida. Foi o ano em que a vida reencontrou seu rumo, em que a tristeza - enfim - passou... foi um ano de desafios e de conquistas importantes. Quantos amigos eu fiz neste ano? Quantas pessoas conheci este ano? Não sei, não sei... Viajei demais... conversei demais... aprendi demais... o índice FIB do ano foi 100% maior do que de 2009 e infinitas vezes maior que em 2008. E, agora, é hora de aproveitar os últimos dias de recesso... e entrar em 2011 zerada.

Me propus, há exatamente 1 ano, a fazer 3 coisas:

1. Aprender as novas regras gramaticais
2. Melhorar meu vocabulário
3. Iniciar meu museu online de artesanato

O item 1 foi resolvido concomitantemente ao item 2 - foi um ano em que li bastante. Muito menos do que eu gostaria. Mas muito mais do que nos anos anteriores. Foi um ano de bons livros... as meninas da fábrica... o último dançarino de Mao... a artista de xangai... e de quebra aprendi algumas palavras em mandarim!

O item 3 não foi implementado mas experimentei uma série de ferramentas 2.0 para viabilizar... e já tenho bem claro como será feito. Me dei de presente uma boa câmara fotográfica e agora é começar a documentar.

Para 2011, estabelecer o item 2 como permanente - afinal, melhorar a linguagem deve ser um hábito e não um ato isolado na vida de uma pessoa. E, também, escrita ou falada, a linguagem é meu instrumento principal de trabalho...

Dar prosseguimento no item 3... e responder a perguntas que me perseguem há alguns anos... quantas peças de artesanato tenho na minha vida? Quantos lugares e quantas pessoas estão eternizados nessas peças?

E também... aprender um novo idioma. Italiano. Por quê? Ué... por que não? Paixão não precisa de explicação.

Finalmente, espero em 2011 ficar mais próxima - espacialmente falando - daqueles que eu amo pois, no atropelo de 2010, isso ficou um pouco relegado.

Então a lista para 2011 fica assim:

1. Aprimorar minha linguagem (permanente)
2. Continuar o meu museu online de artesanato
3. Aprender italiano
4. Visitar a família trimestralmente, pelo menos


2010 EM VIAGENS
:: Em 2009, viajei 105 vezes de avião. Em 2010, 106 vezes... ou seja, um voo a cada 3,4 dias. Nada mau.

:: Em 2009, visitei 13 estados brasileiros, França e Itália. Em 2010, visitei 10 estados brasileiros, Guiana, Guatemala e El Salvador


MEU HOBBY REMUNERADO EM 2010
Longe de ser um peso, o trabalho é, para mim, uma fonte de realização e felicidade. Tanto que em 2010 passei a chamar aquilo que os outros dizem que é o meu trabalho de 'hobby remunerado'. Folheando o blog, vejo quanta coisa boa aconteceu - uma Conferência, quatro etapas do ENFISA, três INs para importação de material vegetal, uma pesquisa Delphi, dois livros indo pro forno, um publicado... a RIT DA consolidada, o diretório de expertise implementado, a dissertação da Andreza encaminhada, uma consultoria internacional super legal... quem olha de fora não tem noção do quanto isso tudo demanda em termos de orquestração nos bastidores... se eu ganhasse 100 reais para cada conversa que tive em 2010, estaria hoje retirando o valor correspondente a uma pequena loteria rsssssssssssssss



A IMAGEM de 2010
Vasculhando as 32 pastas de fotos tiradas em 2010 à busca de uma que represente o ano... encontrei esta:


Foi tirada no dia do meu aniversário, quando ganhei do pessoal da equipe do InovaDefesa o globo que hj está cheio de bolinhas pretas (lugares visitados) e verdes (lugares para os quais já trabalhei) em cima da minha mesa de trabalho. Fiquei muito feliz pq eu sempre quis ter um globo, mas principalmente com a amizade de todos, sempre juntos em 2010 dando o seu melhor para cumprir os objetivos do projeto. E, também, não é todo dia que a gente ganha o mundo de presente, né?

Dá prá reclamar de nada, não. 2011 tá logo aí, do outro lado da noite, com cara de novos ventos soprando para novas direções. Vamo que vamo, sair desta cama e aproveitar as últimas horas de 2010!

Nenhum comentário: