domingo, 20 de dezembro de 2009

En el medio del mundo - del lado brasileño...

Lá em Quito tem um marco chamado 'El medio del mundo', que é por onde passa a linha do Equador. Se fosse possível e se você se deslocasse em direção leste por cerca de 3.000 km, chegaria a Macapá, onde tb tem um marco onde vc pode ficar com um pé no Hemisfério Norte e o outro no Hemisfério Sul. Não visitei nenhum desses marcos pq realmente não curto esse turismo 'geográfico'. Só queria registrar esse fragmento de cultura inútil...

Conheci Macapá esta semana. A cidade tem 250 anos e cerca de 300 mil habitantes. Pelo que a Tânia me falou, não tem nenhuma atividade industrial ou agrícola relevante. Mas tem um bom comércio. A cidade não tem ligação rodoviária com nenhuma outra capital brasileira, o que aumenta mais ainda a distância e a sensação de isolamento. A cidade fica às margens do Rio Amazonas, próximo ao local onde o rio desemboca no Oceano Atlântico.

Fotos:
1. O Rio Amazonas, na maré cheia. Olhem as árvores só com as copas prá fora. Eu fico me perguntando - botanicamente - como é que essas árvores conseguiram crescer nessa condição... pensa bem... 12 horas debaixo d'água... como é que as plantas jovens não apodreceram? ah, na maré baixa, fica uma lama... e nessa lama tem torneios de futebol com direito a narrador e tudo. Essa eu tô pagando prá ver, quem sabe da próxima vez consiga!

2. Ventoso, muito ventoso! (e é Cruzeiro na Libertadores de novo! Não que eu seja torcedora fanática, mas é que adoro essa camiseta)

3. Por-do-sol no Forte São José de Macapá. Mais de 200 anos de história, vale a pena conhecer o parque. Muita gente vai lá caminhar, correr, pedalar, namorar...

4. Com a comissão responsável pelo Regional Norte: Júlia, Tânia e Rosiel, todos do Diagro.

5. Museu do Sacaca. Sacaca era um cidadão macapaense (o 'homem' sentado no fundo da foto anterior é, na verdade, uma estátua do Sacada) e o IEPA (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá) decidiu homenageá-lo. O parque tem um museu de história natural e biotecnologia muito interessante, sala de eventos, restaurante, trilha, espaço para exposições e é uma réplica dos ambientes ribeirinhos amazônicos.

Brasil, Brasil... quanto mais eu te conheço, mais gosto de vc!





Nenhum comentário: