domingo, 13 de dezembro de 2009

'Quando o carteiro chegou e meu nome gritou com uma carta na mão...'

Lá no início da década de 1990 e eu era uma aspirante a bolsista de iniciação científica do CNPq, toda a comunicação de novas bolsas e projetos vinha pelo correio... era aquela expectativa pela chegada do carteiro e aquele frio na barriga para abir os envelopes super bem colados do CNPq. Agora, vem tudo por e-mail, ganhou-se em agilidade, barateou-se o processo... mas perdeu-se em adrenalina, afinal, o resultado do julgamento pode estar no próprio título da mensagem. É como se o envelope já trouxesse um carimbo 'APROVADO' ou 'REPROVADO' e vc nem precisasse abri-lo para saber o resultado. Bom, há quem não goste de adrenalina e poderia considerar isso como uma grande vantagem. Mas eu gosto.

Recebi na sexta-feira uma mensagem comunicando que o projeto que havia elaborado conjuntamente com colegas da UFRGS, UPF e Embrapa Informática Agropecuária foi aprovado. A ideia surgiu através de uma troca de e-mails com o Emerson, para elaborar uma base de dados sobre pragas regulamentadas e que vai consolidar os resultados dos demais projetos participantes do edital 032/2009 do CNPq em um sistema online. Bom, receber a msg não teve adrenalina pois o Carlos - coordenador do projeto - já botou o carimbo no envelope 'APROVADO'... mas depois de processar a informação, a adrenalina foi lá em cima.

É interessante como as parcerias surgem em situações e lugares que vc menos espera. Começou numa conversa no banheiro do XXII CBE com a Simone em Uberlândia que resultou numa visita à UFRGS para falar sobre o projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, que resultou em conhecer o Emerson, que se revelou um grande entusiasta... Esta é mais uma comprovação de que na vida tudo são sinapses, links e redes de contatos! E tem gente que ainda me pergunta 'como é que você consegue essas coisas?'... E viva a adrenalina!

Nenhum comentário: