quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Formatura em Vacaria

Mais uma alegria de professora... meus alunos vão se formar sábado... foi a última turma com a qual trabalhei na Uergs em Vacaria. Uma turma boa de trabalhar, na qual eu me sentia muito bem. Parabéns para todos vocês e obrigada por pelo carinho e respeito com que sempre me trataram! 

Atrás: Paulo Cézar (PC), Brito, Jair, Fábio, Adailton, Lindomar, Caciana, Grégory
Na frente: Diego, Helena, Tayse, Edineuma, Charlene, Gisele e Giuliano





quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Uyyyyyyyyyyyyyyy que chiche!

Um dos aspectos mais maravilhosos do meu trabalho é a oportunidade de conhecer pessoas e de aprender com elas. Às vezes, surgem amizades que duram por anos ou que duram para sempre... e outras que duram apenas por um instante... mas que nem por isso são menos belas ou menos intensas. 

Estou trabalhando desde o ano passado para o Equador, em análises de risco para importação de alimentos... dia desses, em Brasília, conheci a Noralma Novoa, que é da Embaixada do Equador no Brasil, uma pessoa muito bacana, que me transmite paz e segurança. Pois bem... depois da pane no meu Dell e consequente adiamento dos meus planos de passar um carnaval na Bahia, eu fiquei meio assim que nem cachorro que caiu da mudança. E então, a Noralma me escreveu dizendo que estava pensando em vir a BH para o carnaval. Achei ótimo e logo decidimos que iríamos conhecer as cidades históricas pois eu estaria de bobeira na cidade... mais algumas horas e ela escreve novamente dizendo que dois amigos resolveram vir junto - o Miguel (que é Ministro da Embaixada do Equador no Brasil) e sua esposa Jenny (que é peruana e uma pessoa linda). 


Em três dias, fomos a Ouro Preto, Sabará, Congonhas e Tiradentes. E ainda por cima conhecemos a Pampulha e um pouco de BH. Como dizem os equatorianos, qué chévere, qué chiche!!! Amei. Amigos, mi casa es su casa!!

Jenny, Miguel, eu e Noralma. 950 km em três dias num circuito pelas cidades históricas de Minas Gerais.





terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz (Gonzaguinha)

Já devo ter escrito isso em algum momento... e peço que me desculpem caso eu estejame tornando repetitiva... mas a idéia de ficar velha realmente não me preocupa. O que me preocupa mesmo, de verdade, é tornar-me obsoleta. Ficar velho é parte da vida, é inevitável, inexorável. Ficar obsoleto, por outro lado, é uma opção. 

Essa preocupação me mantém sempre em movimento, sempre motivada a aprender coisas novas. Sou o 'eterno aprendiz' da música do Gonzaguinha

Hoje eu aprendi mais uma de web 2.0.  Chama-se Slideshare, um site de compartilhamento de arquivos, muito útil para guardar apresentações, com recursos de interatividade. Vale a pena conferir! A minha conta está criada e, aos poucos, vou disponibilizando minhas apresentações.


















Vamos lá, pessoal, viver e não ter a vergonha de ser feliz... cantar e cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...



Bom dia para todo mundo!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Alegria de professora

Por cinco semestres fui professora na Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Vacaria. Foi uma experiência muito importante para mim, no sentido que me ajudou a perder o pouco que sobrava de vergonha de falar em público e também a improvisar. Não sei se fui boa professora em sala de aula, na verdade, mas sei que fiz um trabalho bastante importante fora de sala estimulando os estudantes a fazerem estágios e fazerem 'algo a mais' do que assistir aulas passivamente. 

Bom, perdi contato com a maioria dos meus ex-colegas e ex-alunos, mas de vez em quando ainda vem uma ou outra notícia... hoje, veio uma que me alegrou demais, que é o fato de dois ex-alunos e ex-estagiários estarem cursando Mestrado Acadêmico na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Dois alunos maravilhosos e que, tenho certeza, farão bonito no Mestrado e em todos os lugares pelos quais vierem a passar:

Este é o Vinícius Bartnicki. Ele foi meu estagiário na Agropec por mais de dois anos e sempre cumpriu todas as tarefas propostas de maneira responsável e extremamente disciplinada.


















E esta é a Caciana Damiani, que trabalhou no projeto de levantamento de biodiversidade durante dois anos... ou mais que isso até... um doce de criatura, também muito responsável e dedicada.

Valeu Vini, valeu Caci!!! Sempre aqui na torcida por vocês!!!!!


Meu padrinho na mídia

Não lembro direito como essa história começou... mas o fato é que Marcos Caleiro, da Andef, é para mim o meu padrinho. Além de grande amigo, é um incentivador e uma pessoa pela qual tenho muito respeito, por tudo o que me ensina nos meandros da indústria química. Bom, rasgação de seda à parte, vejam entrevista que ele concedeu recentemente sobre a ferrugem da soja:

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sobrinha de nerd nerdinha é

Nem todo mundo sabe, mas eu tenho uma sobrinha. Letícia. Que, é óbvio, é a coisa mais linda e mais fofa do mundo. E também, é igualmente óbvio, é a criatura mais inteligente da face da terra... aos 3 anos, ela já sabe usar o Paintbrush, jogar memória e uns outros tantos jogos em sites da Barbie, Turma da Mônica, etc... e até 'escrever' no Word, com direito a trocar cores das letras conforme a gente pede... Olha a nerdinha aí... com cara de quem está realmente estudando o assunto... taí uma criatura sintonizada com seu tempo...



Mais dois dias no MAPA

Passei semana passada dois dias em Brasília... eu amo Brasília, isso não é segredo para ninguém. Apesar de conhecer muito pouco da cidade, gosto demais de estar lá. Estive em contato com muita gente desta vez... na quarta-feira com a Dra. Denise Euclydes (SRI) falando sobre os programas de capacitação para Defesa Agropecuária em outros países e depois numa reunião da SDA durante a qual o prof. Evaldo Vilela apresentou o projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Terminada essa reunião, o Dr. Odilson Ribeiro e Silva (SDA) comentou sobre uma visita de uma delegação do Reino Unido que aconteceria no dia seguinte e acabei ficando para mais essa. 

(Um parêntese. Difícil mesmo, de verdade, foi conseguir hotel. Estava acontecendo um encontro de prefeitos em Brasília e somente consegui hotel depois de mais de 10 ligações telefônicas. Constatei que há espaço para crescimento na rede hoteleira de Brasília. Estava tudo lotado.)

A reunião com a delegação do Reino Unido foi muito interessante. Deu para desenferrujar o Inglês e aprender muito sobre como o mundo funciona. À tarde, na quinta-feira, encontrei com o Dr. Cézar Rocha, do Sindicaju, que, por coincidência, estava em Brasília também. E, no final do dia, voltei para BH, com direito a pane por sobrecarga eletromagnética no meu computador e tudo...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Decerebrada...

Amigos... eu não sabia que essas coisas aconteciam... mas aconteceu comigo. Estava ontem à noite no aeroporto de Brasília e tudo funcionava normalmente no meu notebook, com internet móvel da tim, etc... ou seja, a felicidade plena... desliguei para ir para a sala de embarque e chegando lá, tentei ligar novamente. Sim, tentei, pq aí nada mais funcionava, começando pelo cabo de força que não levava corrente até o notebook. Needless to say, dormi uma noite longa e maravilhosa pois, sem computador, não tenho família, não tenho amigos, não tenho nem música... hoje de manhã, Bruno Leo, meu anjo da guarda em informática, me deu o diagnóstico - queimou a placa mãe, bios e atribuiu isso a sobrecarga eletromagnética no aeroporto. Mas não se preocupem... eu sou heavy user, trabalho com pelo menos 15 janelas ao mesmo tempo, 18-20 horas por dia, sete dias por semana... e, por isso, não chamo nem de fatalidade o que aconteceu... no meu ritmo de uso, é como se o computador tivesse trabalhado dois anos em quatro meses... não há quem aguente...

Enfim, estou à disposição pelo telefone 31 9408 0535.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Preparativos para o Regional Nordeste

No post anterior, contei sobre minhas sensações ao retornar a Maceió, depois de quase cinco anos. Agora, vou contar o que fui fazer lá. Maceió será a sede do 4o Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos. Estive trabalhando com Eduardo Lino, Maria José Rufino e Hibernon Albuquerque, da ADEAL. Visitamos os locais onde serão realizadas as sessões e potenciais parceiros, como a SFA-AL. Foi um dia de trabalho intenso, mas com bons resultados.

Na foto: (à esquerda) Maria José Rufino (ADEAL), eu, Eduardo Lino (ADEAL). (à direita) Leonardo Lessa (SFA-AL) e Vieira Santos (SFA-AL).
 
 






Tudo muda o tempo todo... (Lulu Santos)

Sempre desconfiei de gente que diz que está cansada de fazer uma determinada atividade ou de ir a um determinado lugar... penso que falta a essas pessoas a sensibilidade para perceber que tudo muda... o lugar muda e a própria pessoa muda... ou, o que pode ser ainda pior, penso que essas pessoas que se cansam de fazer sempre as mesmas coisas são incapazes de mudar... mas tudo bem, eu respeito... mas o fato é que eu mudo. Mudo o tempo todo, para desespero de alguns e confundimento de outros... e nada me satisfaz mais numa viagem do que retornar a um lugar e encontrá-lo diferente. 
Me surpreendi demais esta semana ao desembarcar neste aeroporto... ele não se parecia em nada com o aeroporto pelo qual havia passado em 2004. Mas não foi só isso... a cidade parecia outra. Minha sensação foi a de nunca ter estado lá antes. A cidade havia ganhado um ar mais moderno, mais limpo, mais organizado. A churrascaria onde eu tinha jantado fechou... e a feira de artesanato que eu tinha amado pegou fogo... junto com o Museu do Lampião que eu tinha visitado... definitivamente, a cidade não é mais o que era em 2004. É muito melhor... Na outra ponta da relação, eu também não sou mais o que era em 2004. Tenho uns quatro quilos a mais do que tinha naquela época, mas sou uma pessoa muito mais leve e muito mais livre. E arrisco-me até a dizer que muito melhor... então, se a cidade melhorou e se eu melhorei, o resultado só pode ser o melhor possível. Curti cada minuto em Maceió, me apaixonei pelo céu azul, pela cor do mar e pela calidez das pessoas, todas muito amáveis.



Pela segunda vez em Goiânia

Semana passada, visitei Goiânia pela segunda vez, com a finalidade de tomar as primeiras providências para a organização do 4o Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos. A coordenação do evento está sob responsabilidade do José Reis, da Agrodefesa. 

Na primeira vez que fui a Goiânia (novembro 2008), não deu tempo para ver nada... desta vez consegui ver a cara da cidade e conheci o Mercado Central. Pena que minha máquina fotográfica estava descarregada... mas na próxima vez (abril), irei com mais tempo e poderei retornar para fotografar os lindos artigos de cestaria e o artesanato regional.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Reunião na CGAA em Brasília

A CGAA - Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins é o serviço no Ministério da Agricultura responsável pelo registro e toda a legislação aplicável sobre agrotóxicos no país. A CGAA promove anualmente encontros de fiscais e seminários para discutir o tema de forma ampla. No dia 5 de fevereiro, participei de uma reunião sobre duas edições regionais, a realizarem-se em março (Maceió) e abril (Goiânia). A organização destes eventos estará sob responsabilidade da Agropec.

Na foto, da esquerda para a direita: Luís Rangel, Cezar Pian, Alfredo Takehana e Débora Cruz (todos da CGAA), Nataniel Nogueira (IMA), Eduardo Lino (ADEAL - organizador do Regional Nordeste), eu, José Reis (AGRODEFESA - organizador do Regional Sul/ Sudeste/ Centro Oeste) e Marcos Caleiro (Andef).










A viajação está de volta...

Viajação = ato de viajar continuamente, segundo o dicionário de neologismos de Regina Sugayama... depois de 34 dias em terra firme, amanhã recomeça a viajação... Coisa boa, depois de dois meses desacelerando. Já estou com saudade de aeroportos, esteiras de bagagem, barrinhas de cereais e de dormir com a coluna formando um ângulo de 90 graus com a bacia... sacanagem... viajar é tudo de bom e faz parte da minha vida. Então, só posso me sentir contente de estar com as malas prontas para zarpar!!