sábado, 18 de junho de 2011

RO-26

Das 27 UFs brasileiras, só me faltava conhecer Rondônia e Mato Grosso. Mato Grosso, bem, digamos que conheci mais ou menos 1.000 metros quadrados do estado... ou seja, a pista de pouso e a sala de embarque do aeroporto de Várzea Grande... então não dá para dizer que conheço... mas também não dá para dizer que nunca estive em MT... agora... Rondônia... é outra história. Passei 3 dias entre Ji-Paraná e Porto Velho esta semana e deu para andar bastante e conhecer um pouco da vida por lá.

O estado tem na agropecuária o principal pilar de sua economia e uma estrutura fundiária interessante: 93% das propriedades tem menos de 240 ha. Me surpreendi pela diversidade de produtos agrícolas que encontrei no Feirão do Produtor Rural, um ponto de comercialização direta em Ji-Paraná, tudo made in Rondônia com exceção do alho e da cebola... comi, claro, tudo o que podia de frutas e tomates e me deliciei com o cheiro de coentro no ar e outros temperos...

Das 5 da tarde às 9 da noite... este é o point - tapioca, espetinho, pastel e outras guloseimas na porta do Feirão do Produtor Rural. Não sei em que dias da semana abre, fui numa quinta-feira.

Mega bananas... ou melhor... terabananas... a senhora me falou que outro dia tinha uma banana-da-terra que pesava - sozinha - 800 g! Haja sorvete de creme para acompanhar!

Tera-inhames! Imagina isso na minha panela de pressão... ia virar um nishimê e tanto!!

Abacaxi, laranja, melancia... tudo direto do produtor

Tomates super saborosos do Projeto Urupá, que ajuda a organizar os produtores da região.

Temperos para todos os gostos!


Urucum (pó vermelho) e mais temperos!

Ervas medicinais, remédio prá tudo... ou quase tudo... prato cheio pros etnobotânicos...

Barraca de peixe... com tambaqui criado em cativeiro e outras tantas espécies pescadas no Rio Machado

Ah, não vi muita coisa de artesanato, não... aliás... bem pouco... apenas um senhor vendendo tábuas de cortar carne e colheres de pau... de uma madeira chamada garapa. Pareceu ser uma madeira bem dura... comprei duas... pena que não dava para trazer peixes e temperos na mala...

Nenhum comentário: