quinta-feira, 23 de junho de 2011

Prêmio Andef 2011

Há muitos anos trabalho com pragas agrícolas... e quando digo muito, quero que entendam exatamente dessa forma: muitos. Muitos quantos? Desde o final da graduação... ou seja, desde 1991... ou seja, metade da minha vida... primeiro, foram os estudos sobre Comportamento e Bioecologia... depois a tese em Controle Biológico... depois quatro anos de trabalho como editora na área que me 'obrigava' a ler pelo menos 200 artigos científicos por ano... para em seguida passar a realizar ensaios de eficácia de agrotóxicos para fins de registro... conhecer esses três ambientes - academia, indústria e MAPA - e transitar bem neles foi, provavelmente, o que me levou a assumir a organização dos ENFISAs em 2006... e a nunca mais parar... bom, nunca mais é tempo demais... mas faz cinco anos que estou nesta roda-viva e nela pretendo continuar mais alguns anos...

Trabalhar no ENFISA me oportuniza muitas coisas boas. Viagens, é claro, e não é segredo prá ninguém que adoro viajar... mas, mais que isso... me oportuniza conhecer pessoas e instituições em todo o Brasil e aprender com elas o que elas têm de bom. Isso me alimenta e me gratifica.

Semana passada, aconteceu um evento super bacana, em São Paulo: a entrega do Prêmio Andef. A Andef é a Associação Nacional de Defesa Vegetal e direta ou indiretamente trabalho para ela há uns 10 anos realizando ensaios para suas associadas, dando palestras, organizando o ENFISA ou produzindo uma edição da revista Defesa Vegetal este ano. Foi muito bom conhecer o trabalho realizado pelo setor privado - indústrias e cooperativas - na Educação Sanitária e na promoção de práticas agrícolas sustentáveis. Foi muito bom, também, encontrar bons e velhos amigos da academia, das indústrias para as quais trabalhei e dos órgãos federais e estaduais envolvidos na fiscalização de agrotóxicos. Parabéns à Andef e suas parceiras por esta iniciativa e pela excelência da cerimônia de premiação.


Clube Sírio - estava tudo lindo, muito lindo!

Com Luís Carlos (Andef), Filomena (AGED, querida amiga maranhense e coordenadora do ENFISA 2010) e Irineu (MA)

Amiiiiiiiiiiiiiiigas: Vera (IAGRO), Jô (JNL Eventos), Débora (Mahy Consultoria) e Natália (Lítula Comunicação em Agronegócios)

Com Vera (coordenadora do ENFISA 2011) e Luís Carlos, dois parceiraços de todas as horas difíceis. Bom revê-los sem o stress de Enfisa martelando na cabeça da gente!


VENCEDORES DO PRÊMIO ANDEF
Cerimônia reuniu quase 500 pessoas, em São Paulo; conheça os premiados.

A ANDEF realizou ontem, 20 de junho, a solenidade de entrega do XIV Prêmio ANDEF, maior premiação da agricultura brasileira. O evento, realizado no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, reuniu cerca de 490 pessoas, entre pesquisadores, profissionais das empresas participantes, representantes de entidades do setor e órgãos do governo.
Ao longo da noite, foram homenageados trabalhos desenvolvidos por dez indústrias de defensivos, cento e nove centrais de recebimento de embalagens, sete revendas de produtos e treze cooperativas agrícolas. As atividades inscritas concorreram nas categorias: Profissional, Campo Limpo, Revendas e Distribuidores, Cooperativismo, Boas Práticas Agrícolas, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Socioambiental.
De acordo com José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF, o Prêmio foi criado para valorizar iniciativas das instituições que encaram a sustentabilidade como uma oportunidade de ação, traduzindo valores em boas práticas. "As empresas e demais entidades do setor agrícola têm um papel importantíssimo na construção da sustentabilidade no campo. Ao estabelecer programas de conscientização ambiental e responsabilidade social, as empresas transmitem esse valor para todos os seus funcionários, fornecedores e principlamente ao produtor rural. É um grande canal multiplicador", comenta. "por isso, parabenizamos todos os participantes do Prêmio".
O Prêmio ANDEF é realizado em parceria com o inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras; e Andav - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários e FEALQ - Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

COMISSÃO JULGADORA
Profissionais de diferentes frentes referentes ao segmento compuseram a comissão julgadora: Adriano Trentin Fassini, Ane Veronez, Ana Meire Natividade, Casimiro D. G. Junior, Celso R. Panzani, Erika Zanon, Everton Delazeri, Filomena Antonia de Carvalho, Flávia Patrício, Gislaine Balbinot, Heloísa Rey Farza, Inês Rosa, Ivo Henrique Muniz, Javier Vasquez Castro, João Nicédio Nogueira, Jose Annes Marinho, José de Souza Reis Filho, Júlio Sergio Britto, Luiz C. Castanheira, Marcelo Capelari, Marçal Zuppi, Marina V. Rocha, Norma de Fátima Fernandes de Carvalho, Pedro J. Christofoletti, Rubens A. Filho, Sylvio Dornelles, Vera Lúcia Amaral de Oliveira Pereira e Wilson Novaretti.

Fonte: Alfapress

Conheça os vencedores:

PROFISSIONAL:
Clodoaldo Dutra Flaitt - ARYSTA
Ciro Branco de Miranda Filho - BASF
Sérgio Martins - BAYER CROPSCIENCE
Denis Silveira - DOW AGROSCIENCES
Antonio Rossignolli - DUPONT
Rudimar Spannemberg - IHARABRÁS
Claudenir José da Silva - MONSANTO
Cleverson Vaz de Abreu - SYNGENTA

CAMPO LIMPO
Central de Primavera do Leste - Destaque modalidade Central Grande
Central de Ituverava - Destaque modalidade Central Média
Central de Araranguá - Destaque modalidade Central Pequena
Central de Piracicaba - Destaque no resultado Nacional

REVENDAS E DISTRIBUIDORES
Agrológica
Defagro
Agro Amazônia

COOPERATIVISMO
Coplana
Coplacana
Cooxupé

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS
Dow Agrosciences - Programa de Aplicação Responsável
Defagro - Plantando Educação
Coplacana - Uso Correto e Seguro

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Agro Amazônia - Somar
FMC - Plantando o 7

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Vida Agrociência - Água Nossa Vida
Basf - Provar

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Coplacana - Sustentabilidade do Produtor de Cana-de-açúcar
Cocari - Campanha Cocari Solidária

Fonte: ANDEF


Nenhum comentário: