sábado, 18 de junho de 2011

Imagine there's no countries

Sou uma pessoa movida a sonhos. É muito clara para mim a lembrança de sonhar, ainda criança, em aprender todos os idiomas do mundo para poder me comunicar com pessoas de todos os países. Sempre tive esse sentimento de mundo, esse sentimento de que o mundo é muito maior do que os muros da minha casa ou que os limites da minha cidade... sempre quis conhecer tudo... lembro, na adolescência, de passar tardes com o nariz enfiado na coleção de dicionários da minha mãe para aprender palavras em outras línguas... e para minha sorte, nasci numa família que nunca me prendeu... que sempre me deu liberdade para escolher os meus caminhos... por mais malucos que pudessem parecer... talvez eu seja a única pessoa que, aos 16 anos de idade, preferiu ir para Manaus conhecer a Floresta Amazônica e o Rio Amazonas a ir para a Disney conhecer o Mickey Mouse... Também por sorte, tenho uma profissão e um estado civil que me dão uma autonomia considerável para ir e vir... conheci alguns países... 9% do total existente no mundo, segundo o Travel Brain... não tive ainda a oportunidade de conhecer nada do Mundo Árabe nem do Extremo Oriente... nem Europa Oriental... nem Oceania... mas... do pouco que conheci... o que mais gostei é - e acho que sempre será - o Brasil. Sempre achei o fim da picada gente que vai para o exterior e acha que tudo lá fora é melhor do que aqui no Brasil e fica criticando o nosso way of life. Isso é uma grande besteira. Pode ser diferente. Mas... melhor... tenho cá minhas dúvidas... Talvez por isso, os meus sonhos não incluem morar fora do Brasil e sim conhecer este país inteiro, com todas suas cores, nuances e 'pitoresquices'... minha meta, estabelecida aí na virada dos 30 anos foi conhecer todas as unidades da federação até os 40 anos... e agora, na virada dos 40, estou muito perto de conseguir... falta-me apenas Cuiabá... as outras... conheço todas... todinhas... com sua cultura regional, sotaque, com suas comidas, músicas, agricultura, artesanato... isto é um mosaico rico e colorido do qual me orgulho de fazer parte. E o grande aprendizado disso... dessa viajação toda... é que podemos diferir no jeito de falar, de vestir, de viver... mas, no fundo, no fundo, somos todos iguais, do mesmo lugar viemos e para o mesmo lugar partiremos... e aprende também que um mundo de pessoas livres para ir e vir é possível... no qual diferenças são apenas diferenças e não condições melhores ou piores... e viva john lennon... you may say i'm a dreamer, but i'm not the only one, i hope some day you'll join us and the world will live as one... agora... para a virada dos 50... que tal conhecer todas as capitais da América Latina?

Nenhum comentário: