terça-feira, 28 de junho de 2011

Um por do sol visto de dentro do Rio Machado


Gosto de passeios de barco... gosto de água... deve ser porque, quando eu era criança, meu pai tinha barco, lancha... e, virava e mexia, ele tava com a gente dentro de algum rio pescando ou esquiando... ele esquiava, a gente olhava, claro... acho que minha motricidade jamais permitiu ou permitirá equilíbrio a ponto de encarar um par de esquis...

A primeira vez que fui para Ji-Paraná, em meados de junho, vi uma plaquinha na beira do rio que anunciava passeios de barco pelo Rio Machado... mas fiquei na vontade... mas... desta vez cumpri o que havia me prometido - um passeio de barco no Rio Machado. Seo Juscelino, da Aguatur foi atencioso e estava na hora combinada com tudo pronto pro passeio. Quem pilotou foi Seo Reginaldo, que parecia conhecer cada pedra do rio... me levou para um passeio de uma hora no final da tarde, em direção ao sul do estado... um passeio curto no tempo e no espaço, mas repleto de passarinho, de passarão e de um ceu maravilhoso... um ceu que parece estar mais perto da cabeça da gente e que dá a sensação de ser uma redoma perfeita... neat...

Tem trechos com muita pedra e isso, dizem, explica o nome do rio... o rio grande cheio pequenos machados. Tem cachoeiras, também. Mas não vi. E tem peixe elétrico, também. Mas não vi. Só sei que o povo morre de medo dele... o poraquê... tem gente que diz que não bota nem o pé nesse rio por medo do peixe elétrico... isso me pareceu um exagero... fosse assim tão perigoso, certamente haveria placas sinalizando e as crianças não passariam a tarde nadando nele... enfim... feliz ou infelizmente não tive a chance de ver o poraquê...

Passeios como este relaxam... têm o poder de desacelerar minha cabeça... é quando consigo ficar sem pensar em Android, Google, tecnologia... e sempre desembarco feliz da vida por ter a chance de viajar e ver coisas que não estavam nos meus livros de geografia...





Se viver é navegar, meu barco lá se foi
Na correnteza da chuva, numa garupa
Que o vento levou pra bem longe do tempo

Cada porto um amor, em cada amor um adeus
Meu barco segue sozinho, mero destino
Eu quero avistar de dia sol de noite o farol

Sou pirata cigano
Velho lobo do mar
Gasto tudo o que ganho
Pelo prazer de sonhar!

Nenhum comentário: